domingo, 19 de dezembro de 2010

A troca boa e o dinamite

Escrevo este post sem ler nenhuma análise sobre a troca de ontem à tarde (zero de influência, portanto). O Orlando tentou Chris Paul e Carmelo Anthony, mas acabou mesmo com Gilbert Arenas, Jason Richardson, Earl Clark e Hedo Turkoglu (olha ele aí de volta). O Washington, por sua vez, ficou com Rashard Lewis, e o Phoenix terminou a noite de sábado com Vince Carter, Mickael Pietrus e Marcin Gortat. Time por time, digo o que penso, mas antecipo que creio que, cada um a seu modo, todos se deram bem:

Washington Wizards - O time da capital se deu muito bem ao mandar Arenas para a Flórida. Abriu espaço para John Wall ser o armador principal e reforçou a ala com Rashard Lewis, que já foi treinado por Flip Saunders no Goodwill Games de 2001 (aquele em que Nenê e Varejão impressionaram os norte-americanos). Definitivamente os Wizards se deram bem.

Phoenix Suns - Estava claro que o Phoenix precisava de alguém para marcar (Pietrus), alguém para pontuar com correção (Carter) e alguém para pontuar e defender no garrafão (Gortat). Pronto, agora eles têm isso tudo (ok, não é o melhor pacote do mundo, mas é um pacote). Se não der certo, o time tem a opção de mandar Vince Carter embora ao final desta temporada.

Orlando Magic - Está certo que Otis Smith (gerente-geral da franquia) não é um cara muito paciente, mas ele sentiu que o time precisava de uma mexida para se tornar um candidato ao título. Para ele, e para mim também, faltava explosão aos Magic, alguém capaz de ser decisivo fora do garrafão e um jogador com força para criar jogadas para seus companheiros. Smith trouxe Arenas, Turkoglu (foto) e Jason Richardson em uma medida arriscada, mas que pode dar muito certo. Sim, ele pode ter trocado o certo pelo duvidoso e talvez até por uma bomba-relógio, mas foi uma tentativa de tornar o time mais decisivo e dinâmico (quem não lembra de como o turco, que teve 16,5 pontos em 2008-2009?). No final das contas, acho que o Orlando se deu bem, mas precisará reforçar o garrafão no banco trocando um armador (Jammer Nelson ou Chris Duhon) para isso.

E você, o que acha? Comente na caixinha!

10 comentários:

Arthur disse...

Sem dúvidas uma boa troca para Suns e Wizards, para o Magic temos que ver com o resto dessa temporada e no ano que vem

Baralhão disse...

Troca péssima para o Suns. Ganharam um ex-jogador(Carter), um defensor(Pietrus), e um pivô lento(Gortat). Pietrus e Gortat devem virar moeda de troca logo, pois não têm nada a ver com o jogo do Phoenix. O Pietrus pode até se acertar, pois tem jogos em que acerta tudo de 3 pontos. Já o Gortat não tem a característica de pick n´roll, fundamental quando se joga com Nash/Dragic.


Bom para o Wizards pois se livra de um sabotador.

E excelente pra Orlando. Orlando vinha estagnando ou regredindo desde que chegou às finais. Hoje, qualquer time dobrava a marcação no Nelson e no Howard, porque o resto do time não era ameaça, a não ser em lampejos. Com o Richardson e o Turkoglu, isso vai mudar. Vão fortes pra playoffs esse ano e, temporada que vem(talvez nesta), candidatos a título. Podem confiar que o Van Gundy sabe o que faz.

Bruno disse...

Essa foi uma das trocas mais arriscadas que já vi na NBA.

Todos os times envolvidos podem se dar muito bem, ou muito mal, sendo que o que tem mais a perder é o Magic, o único dos 3 com aspirações de vencer alguma coisa nessa temporada.

O Suns acabou, e essa troca pode ser a última medida antes de trocar o Nash e condenar o time do Arizona a alguns anos na loteria do draft.

O Wizards não ia arrumar nada mesmo, se livrou de um contrato ruim(Arenas), e um jogador sem clima, por outro contrato ruim, com um good guy (Lewis).

O wizards talves tenha sido o grande vencedor desta troca, por que precisavam despachar o Arenas, e mais um ala pontuador para abir o jogo para o Wall não faz mal algum.Como o time não almeja nada mesmo, foi uma troca exitosa.

O Magic é o caso mais complicado:o time vem caindo nas últimas temporadas, o GM já fez mudanças importantes e o resultado não apareceu.
Se o time não reagir em poucos jogos, quem vai rodar é o técnico.

Por sinal, não sei se não seria o caso de, ao invés de trocar meio time, ter trocado o treinador agora.

O Stan Van Gundy parece ter o estilo chato e que exaure os jogadores parecido com o do Scott Skilles.

Digo mais, se essa troca der errado pro Magic é caso de demitir todo mundo, treinador, GM, e começar de novo, enquanto Dwight ainda é jovem e pode esperar.

Anônimo disse...

fala bala,
tô te seguindo agora no facebook,mas em relação a esta troca eu acho que Orlando arriscou demais pois perdeu a defesa do pietrus,jammer nelson não combina com o arenas(ou um ou outro ), Turcoglu além de estar cansado pelo o mundial acho que não produz mais nem 50% da sua melhor temporada e não vejo disponivel no mercado um bom reserva para o Howard.
Um grande abraço,
Cristiano

Anônimo disse...

O Prlando vai precisar de um 4. Aí vai ficar bom. Não confio em Bass.

Anônimo disse...

O Prlando vai precisar de um 4. Aí vai ficar bom. Não confio em Bass.

Baralhão disse...

O Wizards jogou muito bem(sem John Wall) ontem por causa da juventude(saúde e correria) do elenco jovem, e do esquema montado pelo Flip Saunders(engoliu o Spoelstra). Rashard Lewis é retrocesso.

Bruno, o Van Gundy é um excelente técnico e com certeza já tem tudo planejado pra cada jogador contratado. Se ele fosse chato, o Turkoglu não voltava pra lá.

Bruno disse...

Baralhão, tenho dúvidas quanto ao Van Gundy.
Ele fez um bom trabalho no Heat, e um bom trabalho no Magic, mas ambos os times foram montados para o titulo, então é esse o trabalho que se espera do Stan, e não sei se ele é capaz de chegar a esse objetivo.

Quanto ao Hedo,ele não tem poder algum de veto,e gostar do técnico ou não foi uma questão irrelevante.

Acho que se eles se gostassem tanto assim, não teriam se separado 18 meses atrás.

O Magic entrou no desespero.
Se não funcionar vai cair todo mundo, menos o Dwight, pode escrever.

Heber Costa disse...

Na minha opinião, quem se deu melhor foi o Phoenix, que pegou três jogadores na ativa, inclusive com um all-star. Mesmo que não estejam a todo gás, o Suns supriu bem suas deficiências.

O Washington se livrou de Arenas (cujos problemas são extra-quadra), mas se John Wall se machucar (como já aconteceu nesta temporada) quem entra e dá conta do recado? Lewis está fraco nesta temporada (todos os seus números estão abaixo da carreira).

O Orlando, principal interessado, pra mim foi quem ficou pior: só levou vantagem mesmo em trazer Jason Richarson. Arenas veio para ficar no banco atrás de Nelson e Duhon? Turkoglu está muito abaixo do rendimento, lerdo e sem explosão (bem dizer, há duas temporadas, aliás). Para PF, era melhor ter ficado com Lewis.

PauloRJ disse...

Bala, acho que o Orlando fez uma boa troca se o Van Gundy conseguir encaixar bem os jogadores....Vince Carter não conseguiu se encaixar no Magic como o Torkoglu jogava, e o Torkoglu não conseguiu se dar bem em outro lugar que não deixasse ele armar as jogadas de vez em quando.... O Pietrus, apesar de ser um bom jogador, não estava sendo muito utilizado pelo Stan....e o J Rich para mim é muito melhor que ele o Vince Carter juntos....Quanto ao Agent Zero, acho que um novo lugar vai fazer bem a ele, e vejo ele tomando o lugar do Jamer Nelson rapidamente como titular e o Duhon quase não tendo tempo de quadra (não sei para que o Orlando contratou esse cara)...com relação ao Lewis, ele só ajudava quando estava acertando bem as bolas de 3....para mim quem saiu perdendo nessa troca foi o SUNs, que abriu mão do 2o melhor jogador do elenco.....