terça-feira, 5 de maio de 2009

Basquete é Cultura: Nunca deixe de tentar

Saiu, pela editora Sextante, o primeiro livro da Coleção "Na Vida como no esporte", série de obras organizada e selecionada pelo técnico de vôlei Bernardinho - ele dá o seu "toque" na apresentação e com comentários. Para dar início, "Nunca Deixe de tentar", de Michael Jordan, tradução (de nome ruim) de I Can't Accept Not Trying, lançado pelo rei em setembro de 1994. Nomes como John Wooden e Vince Lombardi (futebol americano)

Com rápidas 80 páginas, o livro, que tem algumas falhas (uma foto de Jordan com a camisa do Washington Wizards, por exemplo), dá ótimas dicas sobre comprometimento, liderança, como domesticar seus medos, trabalho em equipe, a busca pela excelência nos fundamentos e como atingir suas metas. Parece auto-ajuda, mas não é. Vale a pena ficar ligado, também, nos comentários de Bernardinho na seção "Ponto a ponto", sempre ao final de cada capítulo. O conhecimento do treinador de vôlei assusta.

Para o amante do basquete, o livro é um prato cheio. Nele descobrimos quais foram as peças que fizeram de Michael Jordan o maior de todos os tempos. Determinado, comprometido e um líder em todos os sentidos. Na obra, com curtos e perspicazes comentários, também vemos porque Bernardinho é uma referência entre os técnicos - é muita capacidade de transmitir e absorver conhecimento. Que o basquete aprenda com os dois.


5 comentários:

Anônimo disse...

por que a foto de Jordan com a camisa do Washington Wizards e uma falha?

Erin disse...

por que a foto de Jordan com a camisa do Washington Wizards e uma falha?

Rogerio Matos disse...

Fabio, como posso conseguir esse livro!? Esta a venda em qualquer livraria!?
Abraco

fábio balassiano disse...

anônimo,pq o livro do jordan é de 1994. ele não jogava pelo wizards.
e o livro é bem pontual mesmo. só lendo para entender.

rogerio, acredito que em qualquer livraria você o encontrará. procure na parte de auto-ajuda - vai saber pq o pessoal coloca lá.

abraços, fábio

Anônimo disse...

Livro execelente, com várias lições de vida para aqueles que sabem entender.:)