terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Esqueceram dos campeões

Nos últimos dias perguntaram sobre qual seria o meu palpite para o técnico da seleção feminina. Respondi, do fundo do coração, que não tinha a menor ideia, mas me espantou ver que nomes como Miguel Ângelo da Luz e Maria Helena Cardoso foram solenemente esquecidos pela CBB e por Hortência. Não digo que um deles deveria ser o comandante até 2012, mas acho que ambos poderiam contribuir na comissão técnica (talvez com ele como técnico, e ela como coordenadora).

Argumentam os críticos que tanto Miguel Ângelo quanto Maria Helena estão longe das quadras há séculos (razoável argumento, diga-se de passagem), mas quando a gente vê que o lado técnico de uma decisão deixa de ser a prioridade da entidade é porque algo está errado - bem errado. Ou alguém acha que Miguel e Maria Helena teriam menos capacidade e conhecimento que Carlos Colinas ou Ênio Vecchi (nada contra ele, por favor), que nunca treinou o feminino?

Só para lembrar: Miguel Ângelo é campeão mundial em 1994 (dois anos antes ele ganhou o sul-americano juvenil e em 1993 ficou em quinto no Mundial Sub-19 - nas duas competições, estavam Alessandra, Leila e Cintia) e medalhista olímpico, e Maria Helena Cardoso ganhou o Pan-1991 e formou a geração de Paula e Hortência. Estranho ver que a entidade e a ex-jogadora que tanto ganharam com eles tenha virado as costas para a dupla. Para quem tanto precisa de uma base sólida para plantar o futuro, esquecer do passado é um péssimo sinal.

32 comentários:

Jimmy disse...

Balassiano, acho que nenhum dos dois teria condições. E nem acho que o Enio tenha. Enchem a bola dsse sr. Miguel Angelo da Luz, mas todos sabem que nem Hortência, nem Paula, nutrem amores pelo treinador. Talvez isso explique. Além do mais, o sr Miguel conseguiu fechar todas as portas do basquete. Vive de um passado que só estava presente por obra do acaso. Teve sorte de estar naquele grupo, porque comando mesmo quem tinham eram as duas jogadoras e isso todos sabem. Abraço!

Jimmy disse...

Ah, meu voto seria para o Ferreto, por mais esporrento que seja, e com sua postura de broncão, é o melhor desses todos, tira champagne de pedra e tem o respeito das jogadoras.

Anônimo disse...

miguel angelo tambem foi considerado o melhor tecnico do mundo em 1994.

nao pode deixar passar esse premio em branco:
melhor tecnico do mundo!!!!!

Anônimo disse...

Bem lembrado bala!
Dois ótimos nomes, mas a nossa Rainha da Sucata prefere o penúltimo do nbb e alguem que nunca fez nada pelo basquete - nem falo nada do feminino.

Valeu

eZ disse...

e vcs acham q eles se sujeitariam à inútil da hortência ?

Panela, meu caros, panela.

O ênio deve ganhar um bom dinheiro, já que ultimamente só tem pegado time capenga e mal se sabe se tem recebido direito.

Foi como dar um prato de arroz com feijão sem tempeiro a quem está morrendo de fome.

Ele fica, faz a dele, ganha projeção, e quando a coisa apertar ele larga o barco sem responsabilidade nenhuma.

Em contrapartida, o povo da panela pode fazer o que bem entender, sem o menor preparo, ganhando minutos na mídia e com os holofortes apontados para si.

Pq ng chama a paula, que estudou MUITO gestão esportiva, tem outra cabeça e não se submete à isso ?


bem, vcs sabem a resposta né ?

Anônimo disse...

Meus amigos as escolhas na CBB são politicas e não tecnicas, principalemente prucuram chamar submissos como Neto, Gustavinho entre outros que fazem o que mandam para se manter na CBB ganhando o deles, basquete que se dane e tem mais uma galera, tirando o argentino, começa analisar os demais tecnicos todos pau mandados e sem personalidades nem como pessoas e como profissionais. Temos que torcer que consigamos algo em 2012, vejam a mensagem para os basqueteiros do CLIPPING DO BASQUETE que recebi agora demonstra o que o basquete precisa.

Anônimo disse...

Miguel angelo só se for para tecnico mesmo, porque como comentariasta do sport tv é um desastre.

Anônimo disse...

Onde está a ENTB? O Basquete no Brasil é igual ao governo LULA. Ninguém quer se comprometer, ninguém sabe de nada, ninguém vê nada.

Anônimo disse...

Anonimo das 09:21..quem é vc para falar do neto ou do gustavinho...quem é vc? o que vc fez pelo basquete? estes dois eu tenho certeza que já fizeram muito. quem os conhece sabe que vivem o basquete e são apaixonados por ele. Bala, vc devia filtrar estes paraquedistas que vem aqui no seu blog meter pau em pessoas sérias sem se identificar e sem saber nada de basquete.

Leandro disse...

Isto só demonstra mais uma vez a "cabecinha" da nossa dirigente ex-Rainha do Basquete e atual da Sucata, lugar onde vai enterrar o nosso feminino: Hortência sempre falou que técnico não ganha campeonato e quem ganha são jogadoras... após o fiasco de 2010 ela era a primeira a falar nas entrevistas que algumas (muitas) não atuaram bem na Rep. Theca eximindo o principal culpado - leia-se tbm incompetente - técnico Colinas de falta de conhecimento de nossas atletas e de aspectos táticos do basquetebol.

Sinto que ainda presenciaremos coisas piores por ai...

Anônimo disse...

Os mesmos erros estão se repetindo:

1- Assim como na troca de Bassul pelo Colinas, demorou-se meses até o anúncio do novo treinador, prejudicando a integração do novo profissional ao trabalho que (dizem) já vem sendo planejado.

2- Mais uma vez a preferência foi dada a alguém que nada conhece de basquete feminino brasileiro e com pouquíssimo tempo para se dedicar à observação das atletas e se dedicar ao trabalho.

Dizem que persistir no erro é burrice, né?

Anônimo disse...

Pelo menos em um ponto a Hortência foi coerente: o técnico tinha que falar português, hehehe

Duda 11 disse...

Ainda não entendi a opção pelo Enio. Alguém pode me ajudar?

Diogo Aquino disse...

Salve Bala!!
Sou frequentador aciduo do blog, e teno que concordar com o que vc esccreve neste Post. No entanto, diante de tanto tempo de indecisão da "rainha" hortencia, o momento em que vem o post me parece mais do que inoportuno, afinal, o momento de questionarmos nomes, levantarmos dúvidas, e hipóteses sobre o comandante ideal ja passou, agora é um momento de acompanhar e apoiar o trabalho do Enio, por mais que tudo qeu vc falou seja a mais pura verdade, nãod a pra entender como Miguel Angelo da Luz é simplesmente ignorado pelas "autoridades" do nosso basquete.

Anônimo disse...

O Diogo Aquino é um bem ácido né?????

Affffffffff

Anônimo disse...

A Maria Helena está completamente aposentada e não tem interesse em voltar a trabahar com a seleção.

Quanto ao Miguel acho que ele deveria batalhar para cosneguir treinar uma equipe feminina, se é que ele tem interesse.

A carreira de treinador é muito dinâmica, por isso é necessário que estar em plena atividade e em constante evolução, senão fica completamente desatualizado como é o caso do Miguel, constatação feita pelo conteúdo que apresentou em seus comentários na cobertura do Mundial Feminino por um canal de televisão.

Anônimo disse...

Não morro de amores pelo Zanon, preferia um treiandor de peso como o Magnano no masculino, mas antes fosse o Zanon, pois ele conhece as atletas que disputam a LBF, está adaptado ao basquete feminino e é o treinador da equipe que mais venceu nessa temporada, ou seja, tem méritos, enquanto o sr. Ênio Vecchi além de não ter nenhum mérito e nenhum conhecimento sobre basquete feminino, ainda estará treinando uma equipe masculina no NBB até o mês de abril, sendo que em setembro estaremos decidindo uma vaga olímpica.

Tragédia à vista!


Que nojo de tudo que a Hortência está fazendo o basquete feminino passar.

É muita incompetência!!!

Anônimo disse...

Anonimo o neto e gustavinho fizeram muito mesmo principalmente trairagem e puxar o saco para permanecer na CBB, fala serio vc não deve conhecer muito meio, esta mais para acreditar em papai noel do que conhecer o que acontece dentro do basquete. Se intera um pouquinho sobre os dois, isto logico se não foi um deles que escreveu.

Anônimo disse...

ANONIMO, VC DEVE SER UM FRUSTRADO MESMO!! O NETO E O GUSTAVINHO NÃO DEVEM NEM DORMIR DIREITO SABENDO QUE UM "GRANDE" TREINADOR COMO VC OS CORNETEIA!

Anônimo disse...

Pessoal, todos sabem que o Miguel Angelo, só tinha o cargo, porque quem mandava e desmandava na seleção era a Paula e a Hortência. Para de discutir coisas que não merecem discussão. Precisamos de alguém que agrede o grupo , seja com mão de ferro ou não, e essa pessoa é a Maria Helena Cardoso, uma pessoa respeitada dentro e fora do país. Agora a Hortência não a quer porque ela não dava moleza pra Hortência. E não venham falar que ela é velha , pode ser velha , mais tem conhecimento e experiência e depois que ela e a Heleninha deixaram de trabalhar com as categorias de base, não formamos mais ninguém , nem para ficar entre os dez do mundial.Tô errado ?

Quanto ao Neto e ao Gustavinho , eles são traíras correndo atrás , mais estão no dia a dia do basquete , errando e aprendendo , enquanto muitos de vc´s só cornetam. Vamos deixar de hipocresia!!!

Anônimo disse...

quase todos que comentaram asneiras, devem ser pessoas frustadas, pos só falam mal das pessoas. Por isso que o esporte da cesta nçao evolui. Só tem pessoas mesquinhas. Falar mal de pessoas gabaritadas como Maria Helena eo Miguel é uma falta de respeito com o passado de ambos.
Parabéns Maria Helena e Miguel que Deus continue a iluminar voces.

fábio balassiano disse...

Pessoal, podemos ficar apenas no ramo das ideias?
a discussão está caminhando prum lado que não é legal!

é possível discordar com elegância?

Abs, fábio.

Anônimo disse...

Bala, olá.

É difícil de acreditar no que o pessoal acredita nos posts por aqui. Meter o pau no Miguel é uma sacanagem e um desrespeito. O cara foi campeão mundial e vice campeão olímpico!!!!! Não acredito nessa teoria de que as jogadoras mandavam porque conheço as pessoas que estavam lá e isso não é possível mesmo. Penso sim que o Miguel estava muito bem acessorado; é claro que ele não conseguiu tudo sozinho, ninguém consegue. Vamos respeitar o cara.

Anônimo disse...

Esta porcaria de cbb tenta homengear os campeones mundiais pq o ano passou em branco,mais uma vez,ja sao muitos. Esta entidade mal administrada e conduzida,na verdade nao faz a menor questao de valorizar as pessoas realmente vencedoras do pais como o angelo e a cardoso.
E eles acham que enganam quem?
Ao inves disso vao buscar alguem de fora.enquanto o sr.grego e sua quadrilha,diga-se carlos grego omisso nunes, o basquete brasileiro estara fadado ao fracasso como os numeros nao nos deixam mentir nem inventar.hortencia e uma louca que gosta da night e de bagunca, como ,e a CBB.

Anônimo disse...

Volta Paulo Bassul.

Anônimo disse...

Deveriam ter algum técnico jovem, desconhecido mas com vontade de crescer figurando na comissão técnica já neste ano, para futuramente termos já alguem com,
pelo menos, noção do que não fazer!!

Anônimo disse...

Deveriam colocar ele mesmo...aí, com certeza, ele pararia de atacar os outros. Se esconde em um passado, para poder atirar nos outros.

Anônimo disse...

Não foi o Miguel que ganhou o Mundial.Foram as jogadoras,comanda-
das pela Hortencia e Paula.O mérito
do \Miguel foi conseguir ficar com
a boca fechada.Não deixou de contri
buir.

Anônimo disse...

Ao DUDA 11 e demais basqueteiros que não conseguiram entender a escolha do Enio Vecchi pra seleção brasileira feminina:
Só pode ter sido uma indicação "celestial" do seu eterno protetor Zé Claudio dos Reis (ex-dirigente polemico do basketball paulista, que mandava e desmandava desde os tempos de Corinthians, Continental, FPB, CBB, Copaba, etc...)!!!
Se não for por esse motivo, tambem não faço a menor ideia da escolha.
Uaaaaiiiii sô ...
Paulão

to longe mas to de olho disse...

Povo do basquete, o ultimo resultado de feminino, em quadra, do Miguel, foi perder em 2009 para a Mangueira no primeiro jogo da final do torneio da categoria sub14, por mais de 30 pts de diferença
Ele esta a 2 anos coordenando o esporte olimpico do Botafogo e em 2009 ganhou uma categoria no estadual e em 2010 NENHUMA
Inscreveu o adulto na Liga e depois da tabela pronta, retirou a equipe da competição...esse é o cara que vc querem para lutar pelo basquete.
O basquete feminino, sempre deu muito mais a ele, do que ele deu ao basquete feminino

Anônimo disse...

REpito, quanta frustação deste povo, as pessoas falam do técnico Miguel por pura dor de cotuvelo, pois foi o único a peitar as estelas do feminino. Ele não está no meio, porque não se prostitui como a maioria dos treinadores de basquete.

To de longe mas to de olho disse...

Ele peitou as estrelas?
É verdade...Paula e Hortencia com a palavra por favor...
Prostituição??
O que serviria de exemplo para essa afirmação?
Será que dirigir uma equipe e ter um ex jogador como gerente,sentado nas cadeiras do ginásio, dando esporro e dizendo quem tinha que ser substituido, faz parte???