terça-feira, 2 de junho de 2009

O início da caminhada

No dia 2 de junho, com uma atuação monstruosa da então jovem Alessandra (20 pontos e 13 rebotes em sua estréia no cenário internacional) e uma excepcional de Janeth (23 pontos, 18 rebotes, seis assistências e quatro roubadas), o Brasil passaria pela China Taipei por 112-83 em seu primeiro jogo no Mundial de 1994, disputado na Austrália.

Para quem começava uma competição com uma desconfiança do tamanho do universo, era uma vitória muito mais "emocional" do que técnica. As rivais eram fracas, mas era justamente disso que a seleção precisava: confiança. O lado negativo, porém, ficou por conta dos excessivos tiros de três pontos (4/17), tendência que logo mudaria e faria da seleção um time pra lá de competitivo.

A PALAVRA DE QUEM ESTEVE LÁ: "Não lembrava que havia apanhado tantos rebotes. Isso é até engraçado, porque hoje, quinze anos depois, eu poderia ser considerada uma ala (3) baixa com 1,80m, mas na época eu conseguia fazer as coberturas das alas-pivôs e das escoltas, o que me ajudava a nos rebotes. Lembro que antes da competição a Hortência falou: 'Gente, já que estamos aqui, vamos jogar isso direito'. E foi assim que entramos naquela competição: para jogar basquete, e só jogar basquete". O depoimento é da genial Janeth, cestinha brasileira na estréia.

CURIOSIDADE: Na partida contra Taipei, a pivô Dalila (foto) jogou seus dois únicos minutos na competição. Meses depois ela deixaria de atuar profissionalmente. Como campeã do mundo.

Nenhum comentário: