terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um sonho de liberdade

Muita gente reclamou no Twitter que Luol Deng foi o maior responsável pela derrota do Chicago Bulls no Madison Square Garden no sábado. Falam, até com certa razão, que o ala de 25 anos não tem o famoso “espírito matador” para decidir as partidas para os Bulls.

O que muita gente não sabe é que a cabeça de Deng anda a mil com o referendo que em 9 de janeiro de 2011 pode dar ao Sudão do Sul a independência do Sudão (a disputa é bem sangrenta entre o norte - muçulmano - e o sul – cristão). Para saber mais sobre o assunto, indico o post do Carta e Crônica, de Henry Galsky (clique aqui e confira o blog, especializado em política internacional).

No último 17 de dezembro, Deng se registrou em Chicago para votar e tentar fazer valer a sua vontade (a de que o Sudão do Sul se torne de fato independente). Nestes momentos, a gente sinceramente percebe que o basquete é muito pequeno, e só de o cara conseguir ter cabeça para ficar 38 minutos em quadra por partida já mostra bastante do caráter do rapaz. No dia 9, Luol, que nasceu em Wau, joga a maior decisão da sua vida.

2 comentários:

Baralhão disse...

Se isso prejudica o desempenho dele, ele nunca jogará o seu melhor, pois para o Sudão se tornar um país decente levará, no mínimo, décadas.

Denis disse...

A BBC acompanhou a primeira viagem do Luol Deng para o Sudão desde que ele fugiu com a família aos 5 anos de idade.

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/olympic_games/world_olympic_dreams/8940294.stm

Abraços!!