quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

BEC: 'Wilt, 1962'

Há pouco mais de 46 anos, o mundo do basquete se estarrecia com mais uma atuação de Wilt Chamberlain. Para quem tinha média de 50 pontos e 25 rebotes na temporada 1961-1962, qual então seria o motivo de surpresa? Em 2 de março de 1962, num jogo vencido pelo Philadelphia Warriors contra o New York Knicks por 169-147, Wilt anotou a maior marca da história da NBA: 100 pontos.

Diante de apenas 4.124 pessoas (alguns que pagaram ingressos, que se encontra abaixo, a US$ 2,50; outros que receberam o bilhete em um supermercado, como brinde pós-compra de uma máquina de lavar), sem sequer um jornalista de Nova York e câmeras de TV, o pivô anotou 31 pontos no último período de jogo para cravar o histórico recorde.

Como em tudo em que Wilt se meteu, muita polêmica cerca o jogo. Muitos dizem que houve fraude na partida, pois os Warriors, pressentindo os três dígitos de Wilt, paravam os jogadores dos Knicks com faltas, para que a bola voltasse para as mãos do pivô no ataque. Com tramóia ou não, o mundo não possui as imagens da noite histórica em Hershey, Filadélfia, contra um dos lanternas da liga.

Por isso que o livro 'Wilt, 1962', de Gary Pomerantz (Editora Crown), é um obra-prima. Resgata momentos brilhantes da carreira do craque, os fatos que antecederam a partida (Gary conta, por exemplo, que Wilt estava animado porque, na noite anterior, havia dormido com uma mulher que era seu desejo havia anos), a comemoração dos jogadores (a bola dos 100 pontos sumiu das mãos de Wilt, tirada por um menino de 12 anos, que na década de 90 tentou leiloá-la no programa da Oprah) e o pós-jogo (quando Wilt recebeu um pedaço de cartolina ali de cima para registrar o feito).

Ah, e a reação de Eddie Gottlieb, o fanfarrão e pão-duro dono do Philadelphia, que, assim que a bola caiu na cesta para o centésimo ponto, disse: “Deus, e agora? Tenho que dar um aumento para este cara...”. Atendendo a pedidos, o BASQUETE É CULTURA volta, agora em doses homeopáticas: 'Wilt, 1962' é a primeira dica de 2009 então.

Nenhum comentário: