domingo, 19 de abril de 2009

Muito Prazer, Raulzinho

Não são muitos os jogadores que podem colocar no currículo que atuaram no Madison Square Garden (em Nova Iorque). Mas Raul Togni Neto, o Raulzinho (filho do ex-armador Raul e atleta do Minas), já pode fazê-lo. Com 16 anos, o brasileiro entrou na quadra do mítico ginásio na tarde de ontem no Jordan Classic (evento que reúne a nata da nova geração do basquete mundial) para realizar um sonho. Com a ajuda do brasileiro Fábio Malavazzi, a quem agradeço publicamente (ambos estão na foto), conversei com o jovem pelo telefone logo após a partida em que seu time, o de camisa preta, enfrentou o de uniforme branco. Dizer que o menino estava “nas nuvens” e “muito feliz” é desnecessário. Por isso, Raulzinho está na seção Muito Prazer.

BALA NA CESTA: Como foi jogar no Garden no Jordan Classic?
RAULZINHO: Cara, foi demais, sensacional! Quase não treinamos, mas valeu a pena. Na quadra todo mundo se entende sempre. O ginásio é fora de série, maravilhoso. Não existe coisa parecida no Brasil! É tudo muito impressionante, e por vezes ficava olhando para o teto, para saber se estava acordado. Não sei quantos pontos eu fiz nem quantos minutos joguei, mas tudo está sensacional (foram quatro, na derrota de seu time por 88-84).

-- Já encontrou o Michael Jordan por aí? E como tem sido o contato com os outros meninos?
-- Ainda não, mas ele deve aparecer por aqui em poucos minutos. Estou olhando para os lados o tempo todo para ver se o cara chega, mas até agora nada. Mas o Jordan vem (como demonstra a foto abaixo), tenho certeza, até porque o filho dele (Marcus) vai jogar na partida principal. Sobre os outros jogadores, tem sido muito divertido, apesar de não nos comunicarmos muito bem. Mas com italiano que divide quarto comigo (Marco Lagana, armador do Regiana) até que nos entendemos. Todos são gente boa.

-- E como tem sido fora das quadras? Muitas fotos? Pelo que eu soube, hoje (ontem) vai ter show do Akon, né?
-- Cara, me amarro no Akon. Vai ser muito maneiro ver o show dele aqui. Ele é fera! Estou bem ansioso. Tirei muitas fotos, mas no primeiro dia, quando recebemos uma mochila e uma medalha com a logo do Michael Jordan, acredita que eu esqueci a máquina (risos)? Mas hoje eu compensei e tirei um monte. Está sendo maravilhoso aqui.

-- E os planos? Consegue se imaginar jogando aí novamente?
-- Poxa, todo mundo sonha em vir jogar nos EUA, e na NBA consequentemente, né? Sou novo, ainda não decidi o que quero fazer, mas uma universidade norte-americana pode ser um bom caminho.

20 comentários:

Anônimo disse...

kkk

Anônimo disse...

Ai ai ai....se eu tivesse um papai pra me dar uma "forcinha"...tava jogando até hoje...

Anônimo disse...

Anônimo das 03:35.
Isso não tem nada a ver com forcinha de papai. Tem a ver com o talento excepcional e com o esforço de um menino de 16 anos, que juntamente com dezenas de outros teve a chance de ser observado pelos organizadores desse evento. E por isso foi convidado por eles. Certamente no seu caso, você estaria jogando até hoje, não pela forcinha do seu papai, mas se tivesse o talento que tem o Raulzinho.

Anônimo disse...

fALOW AI zEZINHO...VC PROVAVELMENTE NUNCA JOGOU MERDA NENHUMA...NÃO SABE COMO FUNCIONA O ESQUEMA DO ESPORTE BRASILEIRO...ELE ATÉ PODE TER TALENTO...MAS COM CERTEZA A AJUDINHA DO PAPAI CONTA...E MUITO...
LARGA DE SER INGENUO FILHO!!!

fábio balassiano disse...

amigos, sem querer me meter nessa discussão, eu fico realmente impressionado em como nós, brasileiros, gostamos de colocar tudo por água abaixo.
sinceramente: este é um evento organizado pela nike, com garotos de todo o mundo, e, na boa, o raul, pai do raulzinho, não é conhecido da empresa.

acho que temos que ser, sim, críticos, independentes, ácidos. daí a ser levianos e jogar sempre no ventilador vai uma grande diferença.

o garoto está lá porque vem sendo visto já há algum tempo. para vocês terem uma idéia, olheiros da europa e nba já o conhecem muito mais do que nós.

abraços, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Não to dizendo que não tem talento...apenas reafirmo que um papai sempre dá uma mãozinha...e que tem muito moleque bom, e até melhor que não chega lá porque é um Zé Ninguém...Temos outros exemplos similares de "zinhos" ou "inhos"...
É pertinente sim o tema...

Abç

Anônimo disse...

vou ser sincero .... ele eh da minha escola e jah jogou cmg e digo ele joga eh mtoooooo o pai so ajudou a treinar o filho pois raul n conhece ngn pra poder ajudar ele subir o nivel.....tem mto zé niguem bom porque n teve sorte pois no ano passado o time da nike veio aki no brasil em minas e ele jogou e chamou atençao do olheiros.....

Marcelo disse...

eu vi ele jogar achei ele bonzinho

joga um basquete nota 6 e pode evoluir

esse "campeonato torneio" jogo exibição sei lá com novos talentos ao redor do mundo ai acho q já é demais pra ele

Anônimo disse...

Meu amigo Anônimo das 13:37, ingênuo e principalmente ressentido e recalcado é você. Vai fazer uma terapia, pra ver se consegue superar a falta da ajuda do papai. Se quando você tivesse 16 anos já estivesse jogando em uma liga profissional, nem precisaria da ajuda do seu papai. A ingenuidade é sua em pensar que a influência do pai do garoto teria a capacidade de colocá-lo num evento como esse. O Raul foi um grande jogador e hoje é assistente técnico, nem técnico é. Você é que provavelmente nunca deve ter jogado nada, e isso deve te incomodar muito. Afinal foi você mesmo quem disse que precisaria do seu papai pra jogar até hoje. Um divãzinho resolveria bem o seu caso.

Marcelo disse...

jogar no basquete brasileiro PROFISSIONAL não representa nda pq o nivel é fraquissimo

o manteguinha aqui é idolo é brincadeira

Anônimo disse...

Fábio.
O difícil em ter uma atitude crítica é saber o que deve ser criticado, e quando for exercer a crítica fazê-lo com isenção. Mas como você bem apontou, no Brasil o sucesso dos outros é tido por muitos como ofensa pessoal. Mesmo que esse sucesso envolva um garoto de 16 anos que apenas começa a dar alguns passos importantes. Mas ao invés de incentivá-lo, alguns optam por descarregar nele as suas próprias frustrações. Essa atitude tem que ser banida em todas as esferas.

Anônimo disse...

Hahaha. O Raul tem mesmo uma grande influência sobre a Nike, (é acionista majoritário) e principalmente sobre o Michael Jordan, de quem aliás é amigo íntimo e confidente. Aliás foi o Raul a grande inspiração da carreira de Michael. MJ não toma nenhuma atitude na vida sem antes consultar ao seu guru brasileiro. Imagina se não foi isso que fez o garoto estar em NY. Sempre tem que ter um papai pra dar uma mãozinha. Hahahahaha.

Lucas Souto disse...

Eu, como torcedor do Minas, me considero preparado pra falar do Raulzinho. Convido a quem estiver em BH em dia de jogo a vir aqui também, e presenciar ao basquete do jovem armador.

Destaco um ponto, logo de cara, o menino aprendeu a jogar com o pai -simplesmente o ótimo ex-atleta Raul Togni - e, em seus primeiros anos de profissional (já aos 16 anos), convive com o melhor armador que eu já vi atuar, que é o Facundo Sucatzky - recordista na Liga Argentina. É notável como a influência do Facundo está presente no basquete do Raul. Que, para a idade dele, é um atleta fora de série.

Já ouvi rumores na Arena que para a próxima temporada ele já parte para o Universitário Americano, o que será uma grande perda pra nós. Muitos já apontavam para o garoto como o sucessor de Facundo na armação minas-tenista.

Enfim, ele merece o sucesso que tem.

Abrçs

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk
concordo.....falar que um assitente tecnico do minas ajudar na carreira do filho treinando eh uma coisa agora influenciar olheiros da nike e otra coisa bem distinta....pra mim ele com 16 anos jogar profissional nun time que tem mercado .... ele com 16 deita nas categorias cadete , juvenil soh nao mostra profissionalmente porque tem poka chance...jogar na seleçao brasileira sub 17.......consiguiu issu tudo pela forcinha do papai kkkkkkkkk
fla serio um comentario desse nun deve nen lido

Anônimo disse...

Só quem nunca viu ele jogar pode falar uma besteira dessas. Quem viu ele jogar contra a seleção da Nike sabe porque ele foi convocado. Quem viu ele jogar jogos de Infanto e Juvenil também. O resto é purta inveja.

Anônimo disse...

Rapaziada...(Como tem parente do "Raulzinho" aqui hein), continuo achando que quando se tem um papai...tudo fica mais fácil...e um cara que já tem talento e começa desde cedo...vai chegar lá de um jeito ou de outro (ou por competência que adquiriu com a ajuda do papai ou pura e simplesmente porque o papai colocou o cara pra jogar mesmo estando inapto)...
Só não enxerga que não quer!!!!!
De qualquer forma...parabéns Raulzinho...seu pai é fera!!! (e vc tbem deve ser!!!ou não)

Gabriel Leal disse...

Fala galera do bala na cesta
eu sou irmão do raulzinho e se isso que vcs estaum falando fosse verdade eu tambem ja estaria nesse evento
Eu acho que se o Raulzinho foi para esse evento eh porque ele merece
porque eh bom
e naum porque meu pai o ajudou
Quemm ffica falando isso e porque tem muita inveja dele e nunca jogou nada de basquete

Daniel disse...

esses caras que tão falando do papai são um bando de mimado que acham que quem joga são os caras que tem papai ou é filho de ex atleta! bando de cuzão pra começar :)
Cara, joga quem treina treina e treina e treina mais. Até chegar o ponto de ser eficiente no que faz!
Tem pessoas que tem mais facilidade, outras que tem uma puta dificuldade. Mas com certeza quem quer e tem força de vontade consegue.
Nunca vi ele jogar mas com certeza deve ser muito esforçado e deve treinar muito. Eu não tenho ninguém na minha família que jogou basquete ou que me influenciou para entrar nesse esporte. Entrei no basquete com 14 pra 15 anos de idade e treino demais para conseguir e alcançar os melhores. Não fico chorando aqui dizendo que ele foi por causa do papai, eu treino brother! treino! isso que faz a diferença, joga quem tá melhor e quem tá melhor é quem treina! Tem gente que não nasce pro basquete mesmo sendo esforçado, mas com certeza essa pessoa sabe que não tem essa de "estrelinha" por causa do papai e etc. Baita recalcado e chorão, vai dar essa bundinha porque é isso que cara que nem tu fazem, dão a bundinha pros caras da NBA e não valorizam e nem respeitam o basquete brasileiro que com certeza esta crescendo demais. Por enquanto a gurizada é nova, mas quando começar a profissionalizar tu não vai ser nenhum deles e muitos que estarão na NBA serão jogadores que não tinham "papai" e muitos que estarão na NBB serão os que tiveram "papai". Aahh, com certeza ter um pai ex-atleta deve ser do caralho, mas o pai dele pra ter sido bom e ensinar o filho, deve ter treinado muito, suado pra caralho, e agora vai dizer que ele tinha papai?

Isso é falta de mulher! E de saber jogar basquete.

Anônimo disse...

gnt,,
como existem pessoas maliciosas naum eh msm...
pra q tanta inveja no coração e criticar as pessoas sem ao menos conhecer??
olha, eu q sou mulher, naum entendo nada de basquete...
fico impressionada ao ver o raulzinho jogando...sou colega de sala dele...e esse minino simplesmente eh fera...
naum sabe a falta q fez nas olimpiadas 2009 do colegio arnaldo...o time masculino perdeu tudo pq ele naum estava lá...
soh desejoi sucesso, pq ele merece e realmente eh um ótimo jogador...
diferente de pessoas q o invejam...
abç

Anônimo disse...

Eu ainda tenho 15 anos e espero conseguir jogar numa equipe da NBA.
Gostaria de conhecer o Michael Jordan pessoalmente, espero que um dia consiga conheçe lo. :)
Eu jogo numa equipe da minha cidade e espero ser um dos melhores jogadores que ja existiu na NBA.