domingo, 26 de dezembro de 2010

A ordem é prevenir

Foi divulgada nesta quinta-feira a tabela do próximo campeonato da WNBA. Com começo previsto para 3 de junho, a temporada regular se estende até a segunda semana de setembro. No caso do Atlanta Dream (time das brasileiras Érika e Iziane), vai até o dia 11, quando a franquia mede forças com o Fever em Indiana.

Por isso cabe um raciocínio básico pensando no Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia. Finalista da temporada passada, o Atlanta Dream fez seu último jogo da fase regular de 2010 no dia 22 de agosto, e fechou sua participação na finalíssima contra o Seattle Storm em 16 de setembro (24 dias depois). Registros importantes: a semifinal de conferência foi até o dia 27 de agosto (5 dias depois da fase regular), e a final do Leste até 7 de setembro (15).

E aí depois dessas contas todas é que o bicho pega. O Pré-Olímpico está previsto para começar no dia 24 de setembro, e se nada de extraordinário acontecer teremos novamente o Atlanta Dream nos playoffs da WNBA (lembremos: a fase regular termina em 11/9). Quanto mais o time avançar, mais espremido fica o calendário entre o final da liga e o começo da competição na Colômbia. Se chegar à decisão do Leste ou da liga (fato bem possível), então, é melhor esquecer de Érika e Iziane.

Não sei se Hortência e a Confederação já pensaram nisso, mas é melhor pensar em soluções alternativas desde já. Não há motivo algum para ser pego desprevenido desta vez.

10 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo: As chances de contarmos com Erika e Iziane no Pre-Olimpíco são mínimas, a menos que o Atlanta não se classifique para os play-offs ou não passe pela semifinal da Conferência Leste. Considerando a temporada de 2010, parece muito difícil que isso aconteça.

fábio balassiano disse...

Mais ou menos por aí

Fabio

Ana Clara disse...

Em 2004 - antes de Atenas - foi feito um acordo com as jogadoras da seleção que jogavam na WNBA (na epoca umas 8 ou 9 jogadoras estavam na liga)e a CBB pagou o salário que as mesmas receberiam por lá para que pudessem treinar mais um menos uns 4 meses com a seleção. Ficamos em 4º lugar naquela Olimpiada... com aquela geração realmente foi pouco, mas devemos levar em conta que as mesmas eram treinadas por Barbosa.

As Australianas em 2000 (Jogos de Sidney) fizeram a mesma coisa: não disputaram a WNBA e ficaram com a prata em casa.

Será que a Hortência não poderia se movimentar pra fazer algo desse tipo com as nossas atletas?

Se não der agora que pelo menos fizesse isso em 2012... mas acho tbm que deveria haver uma conscientização das mesmas. Será que há amor e vontade em vestir a camisa da seleção?

fábio balassiano disse...

Excelente abordagem, Ana clara!

Mto boa mesmo

Fabio

Anônimo disse...

Ênio Vecchi técnico da Seleção Feminina

Gabriel Heat disse...

e o resumo dos jogos de natal ? to esperando bala. Ah, e que fale do puta jogo que o Heat fez...a defesa deles e tal né.....uma dasmelhores ali na nba

abrass

fábio balassiano disse...

resumo vc encontra nos sites de notícia.
aqui vc verá mais análises, gabriel.

mas virão posts sobre a rodada, ok?
mas só na segunda


abs, fábio;

Anônimo disse...

Era tão óbvia a necessidade de renovação na seleção feminina, mas Hortência preferiu ignorar essa necessidade e levou uma equipe de trintonas para disputar uma Copa América contra equipes de baixíssimo nível técnico, levamos apenas duas atletas com menos de 26 anos para o Mundial e agora a renovação acontecerá "na marra". Atletas da geração de Nádia (sub-22) e Tássia (sub-19) deverão estrear na seleção com a pressão de quem tem que classificar para uma Olimpíadas.

Por essas e outras que eu tenho vontade de rir, cada vez que a Hortência utiliza as palavras planejamento e projeto em suas desastrosas entrevistas.

Fernando Santos disse...

Mesmo jogando o pré contra equipes com nivel tecnico mais baixo que as equipes do mundial, enfrentaremos Argentina, Canadá e Cuba, alem das equipes caribenhas que nada sabemos a respeito delas, tendo que garantir a vaga direta ou a vaga do preolimpico mundial.

Por mais que Iziane tenha mais detratores do que fãs, no país, é fato que ela voa qdo comparada às alas do continente!

Problema maior é a vaga que Erika deixará sem substuituta, pq nos falta uma 5 de oficio. Ou recorre-se a Kelly, sempre contestada por sua forma fisica, ou arrisca-se a Isis, que vêm bem nos rebotes na LBF, mas nao é uma jogadora em que se pode centrar o jogo de ataque.

Sem aquelas, ficam mais expostos o problema da posiçao 3, com promessas mas sem destaques na ja citada LBF, e na reserva da armaçao, isso se Adriana Moises vier. Fartura por enquanto só nas posiçoes 4 e 2.

Anônimo disse...

Quanto a CBB bancar o salario das meninas... Ok, banca o salario por 4 meses, mas e depois disso???
As meninas nao tem um contrato a seguir?
Pode-se simplesmente abandonar o contrato e ficar sem time depois do pre-olimpico? No caso o que aconteceria com elas?
E qual seria a conscientizacao que elas deveriam ter? Jogar por amor a camisa e depois ficar sem trabalho?
Nao acredito que as coisas sejam simples assim nos dias de hoje...
Nunca que eu largaria meu ganha-pao por amor a camisa... E quem diz que largaria eh porque nunca passou necessidade...