sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BEC: The Miracle of St. Anthony

Da turma que entra hoje no Hall da Fama, talvez o nome menos conhecido para os brasileiros é o de Bob Hurley, treinador do St. Anthony High School (New Jersey) há mais 35 anos (desde 1972). Para se ter uma ideia, ele é apenas o terceiro técnico colegial a ingressar no Hall.

Hurley, pai do ex-armador Bobby Hurley (NBA), tem uma história tão linda quanto inacreditável, contada por Adrian Wojnarowski no livro "The Miracle of St. Anthony", dica do Basquete é Cultura desta semana. Com uma narrativa incrível, Adrian passou a temporada de 2003-2004 com St. Anthony, e explicou o que faz do técnico um verdadeiro milagreiro na região.

Falar, simplesmente, que ele ganhou 23 títulos estaduais seria reduzir demais o trabalho de Bob Hurley, delegado de polícia em oito horas de seu dia. O que Bob faz em New Jersey é absolutamente inacreditável. Sem ginásio para treinar, ele coloca seus meninos para jogar nas ruas. Sem academia, ele inventa exercícios para melhorar a elasticidade e a força física. Sem bolsas de estudo, ele apela para as freiras de St. Anthony deixarem os meninos estudarem de graça. Um herói.

E um herói que, além dos dois títulos nacionais, conseguiu emplacar cinco jogadores na primeira rodada de Drafts da NBA (incluindo, aí, seu filho) e, o mais importante, mais de 100 bolsas universitárias para atletas que mal tinham visto uma bola de basquete antes de entrar na St. Anthony.

Ao final da temporada que o livro narra, o time de St. Anthony é campeão de forma invicta, sem nenhum veterano na equipe, com o colégio em crise financeira e com familiares de Bob Hurley com problemas de saúde. A história de Hurley é tão boa que virou filme recentemente ("The Street Stops Here").

O milagreiro merece a eternidade do Hall da Fama.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bala, fiquei curioso com o livro, e gostaria de saber se podemos encontrá-lo em portugues, nas livrarias brasileiras ?
Ou se só vende lá fora... valeu, abraço. Sergio Majeski

fábio balassiano disse...

fala, sergio, só lá fora mesmo - o que é uma pena.
eu comprei na amazon.
acho que hoje não deve custar mais do que 25 dólares.

abs, fábio

Leoni disse...

Bala,

o filho do homem era armador (1.80) e nunca jogou no chicago.

Grande abraço

fábio balassiano disse...

verdade, leoni.
manquei nessa.
confundi as bolas.
abs, fábio

Anônimo disse...

25 titulos estaduais e nao 23.

5 temporadas invicto.

outro tecnico do high school e Morgan Wootten, certo?
que e o segundo entao, ja que Bob Hurley e o terceiro, eu nao sei.

fábio balassiano disse...

anônimo, na época do livro eram 23 estaduais.
o terceiro de high school é o Bertha Frank Teague .

abs, fábio

Anônimo disse...

A Bertha Frank , voce colocou ela no masculino, nao esta como tecnico, esta com contribuinte, junto com Jerry Colangelo, Hubie Brown, Dick Vitale, etc.