domingo, 4 de janeiro de 2009

O basquete dos três alinhas

Conhece a marcação por zona 1-3-1? Agora imagine um time OFENSIVAMENTE assim. É o que o Orlando Magic tem feito desde que Stan Van Gundy assumiu há duas temporadas. A armação é simples: Jameer Nelson (foto ao lado) no topo do garrafão, Bogans, Lee ou Pietrus em uma ponta, Turkoglu ao centro, Rashard Lewis na outra extremidade da linha dos "alinhas" e Dwight Howard (abaixo) brilhar perto da cesta.

Os resultados são ainda mais cristalinos: quatro titulares anotam mais de 16 pontos por partida (1º na liga), nove vitórias nos últimos dez jogos (26-7 no total), o crescimento de Nelson na armação (16,5 pontos, sua maior marca na carreira), a melhora de Lewis (19,7 pontos, 6,2 rebotes e 93 bolas de três convertidas, maior índice da liga) e Turkoglu muito regular (17,4 pontos, 5,3 rebotes e 4,6 assistências). O time é tão balanceado que parece que Howard está "tímido", o que não é verdade (vindo de lesão no joelho, seus números são praticamente os mesmos da temporada passada, com exceção dos tocos).

Nono ataque mais positivo (100 por partida, sendo que 29,1 vêm em bolas de três pontos, a segunda maior marca do torneio) e com uma ótima média de uma assistência para cada 1,8 chutes convertidos, o Orlando Magic pode, sim, aprontar uma surpresa nesta temporada, até porque já provou ter poder de fogo para tal (6-2 quando os jogos são decididos por três ou menos pontos e vantagem de 1,8 sobre os adversários nos quartos períodos).

Com um quinteto titular bem sólido (80 pontos por jogo, a melhor marca da liga) e um esquema arejado no ataque, o time precisa ainda de reforços no banco de reservas (20,8 por partida, o 29º da liga no quesito) e mais esforço defensivo para evoluir ainda mais. De todo modo, é bom ficar de olho no esquema de Van Gundy na Flórida. É bonito de se ver.

Nenhum comentário: