
No ano seguinte, a conquista inédita da vaga olímpica reforçou tal movimento. A campanha ruim em Barcelona, no entanto, era um fim muito melancólico para aquela geração. Dois anos depois, a comissão técnica havia mudado e o clima não era dos melhores na seleção. Paula e Hortência defendiam o mesmo clube (a Ponte Preta, de Campinas) e haviam se estranhado em função de uma discussão de jogo entre a Rainha e Branca, irmã de Paula (e hoje técnica de Americana). O novo técnico (Miguel Ângelo) havia ainda decidido não convocar a pivô Marta Sobral, presença unânime no garrafão até então.

Alguns dias depois a seleção havia conquistado uma vaga na semifinal da competição, após duas derrotas na primeira fase. O adversário era a seleção americana, que conjugava estrelas do quilate de Teresa Edwars e Katrina McClain, com uma nova geração que dominaria o mundo nos anos seguintes (Lisa Leslie, Dawn Staley, Sheryl Swoopes).

-------
Bert é o autor do Painel do Basquete Feminino e, seguramente, um dos mais entendidos sobre a modalidade no país. Sua lembrança é a da semifinal do Mundial de 1994, quando o Brasil ganhou dos EUA por 110-107, com 32 pontos de Hortência, 29 de Paula e 22 de Janeth. Bons tempos! Se quiser ver imagens dos momentos finais da partida, clique aqui e se emocione ainda mais.
10 comentários:
É realmente emocionante! Uma pena os fãs do basquete que não viram Paula e Hortência em ação. A final do Pan de Havana, com Fidel se rendendo às duas, também foi de arrepiar.
Se Alessandra e as outras pivôs maiores (Cínta, Kelly, etc.) tivessem feito parte da mesma geração, com certeza teríamos muitos mais títulos.
Abs.
Bala ae Bert, tudo bom?
eu me lembro ter assistido a este jogo... tinha apenas dez anos. e gostaria muito de rever... inclusive, certa vez, enviei uma carta para a Bandeirantes, que o transmitira, pedindo uma fita e tal... mas, enfim, claro que não me responderam... vcs teriam este jogo gravado?
alan, o bert virá por aqui e poderá te ajudar! o rapaz é uma verdadeira enciclopédia... acho que vamos conseguir te ajudar
eu tinha 11 anos, e vi o jogo tb, sem me esquecer jamais! a hortência acabou com a parada...
abs, fábio
Salve Balassiano, só um parentese, o Camby fez 27 Rebotes esta noite...sabe me dizer (ou onde acho isso) qual o recorde desta temporada? o cara acabou com o jogo no garrafao esta noite! abs!
ivarrocha, foi sim o recorde da temporada.
eu tenho anotado, mas n encontrei onde vejo isso na internet.
o time dele, porém, perdeu...
abs, fábio
brilhante o texto. gostei muito, lembro-me de ver a final só... queria ter visto esta semi
abraços bert, bala
ah, só tem um typo, está dawn staNley, é staley
Verdade, adriano.
corrigido!
abs, fábio
Grande Bert!
pôxa, ficaria muito agradecido Bala e Bert.
valeu!
Caro Fábio, na época desse jogo grandiso eu não podia nem sequer assistir ao jogo, estava em missão religiosa, mas creio que deva ter sido simplesmente divino. Hortencia, Paula e Janeth são simplesmente soberbas! Sabe se é possivel ter acesso ao video de tal jogo??
Postar um comentário