sexta-feira, 10 de outubro de 2008

BEC: 'Flintown Kids'

Mais ilustre filho de Flint, minúsculo distrito de Michigan com cerca de 88km² e 125 mil habitantes, Michael Moore retratou em seu documentário de estréia (Roger e eu, de 1989) a trágica transformação da localidade com o fechamento da General Motors. Lançado em 2005, o excelente 'Flintown kids' segue a linha do diretor de Fahrenheit 9/11 e explica o que acontece na terceira cidade mais violenta do país de acordo com dados do FBI de 2004.

A saída para os nascidos e criados em Flint é uma só: escapar do crime organizado através do basquete - jogar e treinar nas ruas, ganhar bolsa de estudos em alguma universidade e tentar uma carreira de sucesso. Foi por isso que o diretor Omar McGee, irmão das ex-jogadoras Paula e Pamela McGee (esta atuou no Brasil, em 1993 e 1996) conversou com assistentes sociais, professores, policiais, atletas que saíram de lá para brilhar com a bola laranja e, claro, aqueles que não tiveram tanta sorte e foram parar na marginalidade (leia-se tráfico de drogas).

Melhor documentário do Festival de Filmes Independentes de Nova York de 2005 e com um retorno estimado de US$ 130 mil em bilheteria, Flintown kids tem o mérito de capturar o cerne do problema social da localidade: sem educação básica de qualidade e com uma população essencialmente negra de baixa renda, o diretor mostra como a cultura basquetebol-hip-hop fala alto na cidade e é vista como a única forma de crescimento econômico-social. LeBron James, Tracy McGrady, Glen Rice e Jason Richardson viveram por lá, e mostram, com depoimentos esclarecedores e ao mesmo tempo estarrecedores, como é a realidade pouco conhecida do lugar.

O ainda obscuro e “underground” 'Flintown Kids' serve, no mínimo, para acabar com a visão idealizada de que aqueles que hoje em dia vencem na modalidade não passaram por dificuldades.

3 comentários:

Marival Junior disse...

Fábio
gostaria muito de ver este filme mas pelo jeito só algumas pessoas conseguem. Como posso conseguir?
Acesse basquetelondrina.blogspot.com no dia 07/09/2007 e veja a relação de filmes que existem sobre basquete que eu consegui assistir ou que sei que existe. Talvez já (ainda) tenham alguns que não estejam lá.
Marival Jr

Unknown disse...

Gostaria de saber se esse filme já temlegenda em português e como posso adquiri-lo!

Obrigado!

fábio balassiano disse...

Marival e Dimitri, o filme não está nas locadoras (ao menos aqui no rio), mas está disponível nos sites de download. eu consegui meu dvd através de um amigo que mora nos eua. se precisarem, me enviem um email que detalho mais. abs, fábio balassiano