terça-feira, 19 de maio de 2009

Basquete é cultura: 'Kobe Doin' Work'

Há três anos, no Festival de Cannes, o diretor Spike Lee viu um documentário sobre o francês Zinedine Zidane ("Zidane, um retrato do século XXI"). Ficou apaixonado pelo resultado daquelas 17 câmeras que pegaram todas as ações do então craque do Real Madrid. Tarado por basquete, Spike decidiu fazer o mesmo, e com outro gênio: Kobe Bryant.

Foi assim que nasceu "Kobe Doin' Work", exibido inicialmente no Tribeca Film Festival de 2009 e neste sábado (16) pela ESPN americana. Com a carta branca de Phil Jackson e de toda a NBA, Spike Lee e uma equipe com 30 câmeras tiveram acesso em todo o Staples Center e captaram todo o dia 13 de março de 2008 de Kobe Bryant, quando, no final dele, o camisa 24 anotaria 20 pontos na vitória do Lakers sobre o Spurs. Por isso o nome do documentário se justifica: é um "dia de trabalho" na vida de um dos esportistas mais conhecidos do mundo atual, com seus defeitos, seu vícios e suas qualidades.

O mais impressionante é o olhar que o diretor, que já tem inclusive engatilhado um documentário sobre Michael Jordan para 2010, conseguiu captar: o de um jogador com voz de comando (em vários momentos Kobe é visto dando instruções - em alguns com a prancheta nas mãos), comprometido com o time em um momento decisivo (era véspera de playoff) e ciente de seu papel (o craque fala, inclusive, sobre a sua mudança de postura em relação aos companheiros). Confira o trailer abaixo e divirta-se. O filme já está disponível na rede.


3 comentários:

Sergio disse...

Eu vi uns pedações, SENSACIONAL.

O Spike Lee já anunciou que tem interesse em fazer um com o LeBron na temporada que vem.

Territorio LNB disse...

Eu vi a notícia no The Book is on the Table...
Eu ainda não vi, mas Kobe e Spike Lee juntos só pode dar coisa boa.
Já que o assunto é este, vale a sugestão do When the Leeves Broken do mesmo Spike Lee. Sobre New Orleans após o Katrina... Sensacional, mas só pra quem tem estômago...
Abraços!

fábio balassiano disse...

eu vi este, rapaz! é sensacional tb. sou fã do spike.
ah, e o bala na cesta falou antes do programa da espn sobre o doc. há cerca de 4 meses.
abs, fábio