sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Faz de novo, Lamas

Conforme dito aqui no blog, Julio Lamas será mesmo o novo técnico da Argentina até o Mundial de 2014 (ele será apresentado na próxima terça-feira). Pupilo de León Najnudel, o criador e maior incentivador da Liga Nacional da Argentina, Lamas tem 46 anos e passou Olimpia, Obras Sanitárias (seu atual clube), Boca Juniors, Ben Hur e Libertad, além dos espanhóis (sim, o cara é fera demais!) Tau Ceramica, Real Madrid e Alicante (lá ele teve seu melhor trabalho na Europa, quando levou o time da segunda para a primeira divisão na primeira temporada, e na seguinte direto aos playoffs, onde caiu diante do poderoso Barcelona).

O convite a Julio Lamas tem uma simples e singela razão de ser: foi ele o formador da geração campeã olímpica de 2004, e é ele quem deverá fechar as portas dela em cenário internacional e projetar uma próxima fornada de bons jogadores argentinos rapidamente. Foi Lamas, no agora longínquo 8 de junho de 1997, que em sua estréia como técnico da seleção escalou de uma só vez Manu Ginóbili, Pepe Sanchez e Fabricio Oberto (após empate em 75 no tempo normal, vitória contra o Uruguai por 92-85 na prorrogação).

No ano seguinte, Lamas deu adeus a outra boa geração argentina (de Nicola, De la Fuente, Espil e Osela) para efetivar de vez o trio acima citado no Mundial de 1998, primeira competição em muito tempo em que os hermanos (oitavos) chegaram à frente do Brasil (décimo lugar). O time se desenvolvia, crescia, evoluía, mas teria um tremendo revés quando não conquistou a vaga nas Olimpíadas de Sydney no Pré-Olímpico de Porto Rico em 1999. Perdeu um jogo bobo para o Canadá na estreia (77-70) e por isso tombou com os EUA nas semifinais (como eram duas vagas, viram o sonho escorrer pelo ralo). Na equipe estavam Oberto, Ginóbili, Nocioni, Herrmann, Leo Gutiérrez e Gabriel Fernández, todos campeões olímpicos em 2004.

Com a seleção entre 1997 e 1999, o treinador fez 80 jogos (49-31), mas seu maior resultado foi o legado deixado para Rubén Magnano e Sergio Hernandez trabalharem e vencerem. Na Argentina, todos sabem que o artífice daquele timaço que tanto encantou o mundo tem nome e sobrenome. Agora Julio Lamas está de volta, e o recado da Confederação local é muito simples: "faz de novo que a gente quer ver, Lamas". É bom não desconfiar de quem tão bem ensinou aos hermanos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Este sim é o nome, e não este enganador do Ruben Magnano.

Anônimo disse...

excelente post, excelente lembrança!
o cara plantou e agora foi chamado pro mesmo trabalho!

ótimos dados, ótima lembrança.

você tem atingido maturidade em seus posts, parabéns!

pm

Anônimo disse...

Este e o melhor tecnico da Argentina. Preparou a gerãção de ouro da Argentina.

Anônimo disse...

é um grande técnico o Lamas.

: disse...

Tem gente que náo tem nocao no que escreve. agora Magnano é enganador, e o Lamas o cara. vamos pensar mais para escrever...

Anônimo disse...

Pera ai!!!!

ele tem 46, sua estreia em 1997 com........ 23 anos.

Sera que nos fazemos algo assim com alguém recém formado??
o ele não é formado??

o CREF é demais

Anônimo disse...

ANONIMO

HÁ ALGUM TEMPO EM UM POST,ESCREVI QUE A SELEÇÃO QUE O SR.MAGNANO LEVOU AO TITULO OLIMPICO E VICE MUNDIAL,HAVIA SIDO FORMADA PELO JULIO LAMAS.O MIGUEL ANGELO FOI CAMPEÃO MUNDIAL E VICE OLIMPICO,TAMBÉM COM UMA GERAÇÃO QUE NÃO TINHA NADA HAVER COM ELE.
AMBOS NÃO DERAM CERTO EM CLUBES APÓS TAIS CONQUISTAS.O MAGNANO ANDOU PELA ITALIA E ESPANHA E NADA!O MIGUEL ANDOU PELO MÉXICO,VENEZUELA E NADA!
EM CLUBES O MIGUEL EM COMPETIÇÕES NACIONAIS NADA!CHEGANDO A PERDER UM CARIOCA PARA UM FLAMENGO BEM ABAIXO DE SEU TIME A TELEMAR.O SR MAGNANO IGUALMENTE EMPLACOU POUCO NA ARGENTINA.
" QUALQUER SEMELHANÇA É MERA CONCIDENCIA"
DISCORDO QUE SEJA ENGANADOR,SÓ QUE NÃO É O QUE MUITOS CREEM QUE SEJA!!!!

fábio balassiano disse...

anônimo, em 1997 ele tinha 33 anos, e não 23.

Mas entendo sua posição.

Abs, Fábio.

Anônimo disse...

repito
bala = pvc do basquete!
que memória de maluco

até o dia de estreia do julio lamas esse alucinado ele lembrou.

agora vamos lá, teste de ouro: quando foi a primeira vez que o lamas entrou na quadra com uma meia cinza?

ahahaha

yuri

fábio balassiano disse...

ahahahah

fala, yuri, tudo bem?
obrigado pelo elogio, e pelo mega desafio.

Mas esse eu não sei mesmo, hein! Se ele lembrar, eu juro que pergunto a ele (risos)

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Magnano tem mais título que Lamas, não só na Seleção argentina como nos clubes por onde passou. Atenas, de Córdoba, é o clube mais ganhador da américa e foi cria do Magnano. Mas, agora que os argentinos contrataram o Lamas o Magnano passou a ser desconsiderado. Só pode ser coisa de quem não sabe nada de basquete!

Anônimo disse...

O basquete do nosso país é tão podre, que até os anônimos acham que sabem das coisas. Só rindo.