sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fora da Cesta - Freud explica

Depois de dias sem inspiração para escrever, ontem tive um “estalo”: acho que descobri um dos porquês da minha aversão ao basquete . Durante o jantar, me dei conta que os piores “acidentes” que tive se deveram ao esporte da bola laranja. Na primeira vez, tinha apenas três anos. e estava na aula de natação. Mas o que basquete tem ver com isso? Nada, claro. O fato é que, aguardando a chegada dos pais das crianças remelentas da turma, meu professor de natação decidiu promover um jogo que posso chamar de “bola gigante no bambolê”. O objetivo, como vocês podem deduzir, era acertar a bola colorida dentro do arco. Simples, pero no mucho.

Eis que eu, com toda a minha malemolência e do alto dos meus 1m de altura, preparo-me para jogar a bola. Momentos de tensão, pois aquilo parecia a coisa mais complicada para uma criança de 3 anos. E, num movimento impossível de reproduzir escrevendo, consegui jogar a bola, errar o bambolê e torcer o pescoço. Resultado: pescoço imobilizado por um mês e um trauma que me fez nunca mais voltar à natação. Burramente, culpei a natação.

Treze anos mais tarde, na aula de educação física, os professores nos obrigaram a fazer rodízios de esportes coletivos. Novamente eu, com toda minha altura (1,57m) e gingado, recebi a bola de cor laranja e saí quicando, a toda velocidade, em direção à cesta. Nada parecia poder me parar. Era apenas eu, a cesta e a chance de me redimir do mico de infância. Eis que, em outro movimento difícil de explicar, consegui tropeçar em mim mesma e virar o pé de tal forma que quase rompi um ligamento. Resultado: um ovo gigante no pé, várias injeções que doeram na minha alma, pé imobilizado por quase dois meses e, a cereja do sundae, fui ao “baile” do segundo ano supergatinha, de vestido amarelo e bota preta de imobilização.

Eu sei que muitos jogadores e jogadoras leem este blog e devem estar pensando “porra, se eu fosse parar de jogar basquete por causa de contusão...”, mas tenham compaixão! É ou não é, traumatizante?

------

Bruna Severo é jornalista e não entende nada de basquete. No Bala na Cesta ela se aventura com incursões no esporte da bola laranja, pois sua intenção é passar a entender da modalidade. Será que ela consegue?

12 comentários:

Victor Dames disse...

Veja bem, meu guri de dois anos até agora tem praticado bem o basquete, fazendo cestas e sem nenhuma contusão... É bem verdade que acho que o que mais o atrai é a o fato da bola e a tabela terem o Ben 10 estampado, mas isso é outra história...

Espero que na sua próxima incursão as cestas, você tenha melhor sorte, cara Bruna... Parabéns por mais um divertido post (e pelo casamento também)!

Abraços!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

E eu achando que tinha problemas por causa da minha altura.

Heverton Elias

PauloRJ disse...

Bruna, para gostar de assistir basquete não é necessário gostar de jogar...

Na minha adolescência os esportes que eu praticava, e gostava, eram: Futebol, Capoeira e Vôlei.

O basquete eu só jogava na educação física do colégio....levava jeito como armador mas tinha um problema de altura para o jogo (1,70), e que logo se revelou um problema no vôlei também (no mirim eu era cortador, no infantil levantador e na hora de ir para o infanto juvenil tive que parar de jogar). :((

Me apaixonei pelo basquete quando fiz uma residência nos EUA no período das finais de conferência e finais da NBA em 1995, e aí vi que o jogo de basquete é MUITO mais animado que o jogo de futebol, muito mais corrido e emocionante, que faltando 1 min ainda dá para reverter uma diferença de 10 pontos, etc.

Assista aos bons jogos da NBA que você vai acabar entendendo o que estou falando....

Parabéns pelo casamento e continue escrevendo, é sempre bom um toque feminino por aqui de vez em quando...

Alexandre disse...

A Bruna !!! não se esqueça que vc é Brasileira e não desiste nunca !!!!! comece a jogar ainda da tempo !!!! e na atual situação da Seleção Brasileira vc ainda consegue descolar uma vaguinha... uauahuhauhauha
bjooo Bruna.. e abs a todos do Blog.

Magal disse...

Boa Bruna, mesmo com essas trajedias hauhah ainda esta tentando se interessar pelo nosso glorioso esporte.. agora o proximo passo é dar alguns arremessos mais nada muito sério sem correria, só pra se aproximar mais do Basquete...
Bjooo pra vc !!

Pudão disse...

Não é não.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Anã e descoordenada só pode resultar nisso, quase uma tentativa de suicídio com uma bola na mão hehehe... mas não culpe a coitada da bola por causa da sua total falta de capacidade para a realização de um gesto motor! Nem todo mundo consegue jogar basquete, não é nenhum motivo para trauma...

Anônimo disse...

uhahuauhauhahua...passei mal de rir...relaxa po, pensa que podia ser pior...hahaha

Anônimo disse...

td q vai volta!!!não apaga que eu volto!!!pela saco dos paulistas

Anônimo disse...

Isso mesmo poderia ter sido bem pior...Vc poderia ter virado jogadora!!!!!!!
Agradeça suas contusões!!!