sexta-feira, 28 de novembro de 2008

BEC: 'A Era Kanela'

Bons tempos não voltam jamais, já cantou alguém por aí. Talvez por isso o livro 'A Era Kanela', de Maria Célia e Pedro Zamora (Jô Soares, sobrinho do ex-treinador, assina o prefácio), seja tão gostoso de ler e ao mesmo triste de constatar quão boas foram as décadas de 50 e 60 para o basquete.

Mais do que contar a história da vida do ex-treinador, campeão até de pólo aquático no Botafogo e decampeão de basquete pelo Flamengo, o registro vale para conhecer melhor a atitude por vezes tresloucada de Kanela (com K mesmo, como ele pedia) que irritava tanto a Wlamir Marques (o Diabo Louro chegou a fugir da concentração para ver o seu filho nascer), mas sobretudo fazia dos craques da geração jogadores melhores. Os treinos puxadíssimos, base de toda a "mecânica kanelista", fizeram com que o país chegasse a títulos mundiais e medalhas olímpicas.

Vale, também, para conhecer a personalidade de Togo Renan Soares, que chegou a pisar, "sem querer", nos óculos de um atleta norte-americano na final do Mundial de 1963 e que acordava os atletas às seis da manhã para dizer que o jogo da noite (a final do torneio) seria o mais importante de suas vidas. Kanela é um exemplo de dedicação e comprometimento ao basquete, tão raros hoje em dia. É com seu livro-biografia que a seção 'Basquete é cultura' dá um tempo para novas aquisições, mas ela voltará em breve.

3 comentários:

Thiago Anselmo... disse...

Nao vi e ne vivi esta era, mas pelo que leio e ouço, dizem que foi uma das melhores do nosso basquete.
A seleção deveria tentar reviver o espirito desta era pra vê se melhora em algo e comece a ganhar titulos por ai que nao seja o PAN.

Unknown disse...

Tive a felicidade de conviver com Kanela durante treinamento e jogos dos mundiais de 70 e Olimpiada de 72. Tudo o que se comenta dele é pouco para definir sua competência e liderança no comando da seleção brasileira. Foi um grande vencedor e dedicado tremendamente aos interesses do basquetebol nacional.
Gostaria de saber como adquirir essa publicação e conhecer provavelmente outros detalhes da vida vitoriosa de quem foi modelo para muitos treinadores do País
Jose Medalha

fábio balassiano disse...

Medalha, no site da estante virtual ( http://www.estantevirtual.com.br/livro/5871882/Maria_Celia___Pedro_Zamora_A_era_Kanela.html ) talvez seja possível encontrar um exemplar.
abs e obrigado,
fábio balassiano