terça-feira, 30 de junho de 2009

Muito Prazer, Nadia Colhado

A divertida Nadia Colhado é a mais jovem das convocadas para a seleção feminina que se apresenta em Barueri no próximo final de semana. Com 20 anos, 1,93m e uma força física descomunal, a pivô de São Caetano é uma das revelações do basquete brasileiro. Natural de Marialva (Paraná), esta atleta que vive longe de casa desde os 13 anos conversou com a seção "Muito Prazer" do Bala na Cesta por email. Vale a pena acompanhar o seu desempenho nos próximos anos, pois a menina que já com 11 anos media 1,80m cresceu, e cresceu muito. Não só na altura, mas na capacidade de aprendizagem, em seus fundamentos dentro de quadra e na maturidade.

BALA NA CESTA: Você é a mais nova das convocadas para a seleção. Como é, para você, chegar a este estágio com 20 anos de idade?
NADIA COLHADO: Quando fiquei sabendo da convocação, fiquei muito surpresa e muito nervosa. Mas sei que esta vai ser uma das melhores experiências que poderia ter, treinando com jogadoras e profissionais de alto nível.

-- O que levou a menina que saiu de Marialva, Paraná, a jogar basquete? Houve algo especial? Você também tinha um certo trauma com a sua altura quando criança, não?
--Desde muito nova sempre gostei de basquete. E algo me dizia que esse era meu futuro. Quando criança tinha muito trauma da minha estatura. Morria de vergonha quando ia ao shopping ou a lugares públicos. Mas essa vergonha passou logo quando cheguei em Jundiaí (aos 13 anos).

-- De um ano para cá a sua evolução foi muito nítida. Sua técnica cresceu muito, sua força física também e sua habilidade parece bem mais apurada. Como vem sendo este trabalho com o técnico Borracha em São Caetano? E mais: hoje você ainda é uma pivô, mas em breve acha que pode ser aproveitada na posição quatro?
--Ter o Borracha como técnico me ajudou muito a ter essa evolução. Ele me passa confiança e me sinto muito bem jogando aqui em São Caetano. Acho que em um futuro bem próximo já estarei na posição quatro, mas tenho que melhorar meu arremesso de longa distância.

-- Sua mãe mora na França, você vive sozinha desde os 13 anos e já morou na Espanha. Apesar de ser jovem, você aparenta ter bastante maturidade. Quais os próximos passos que você pretende seguir em sua carreira? E como a sua mãe reagiu à convocação?
--Já passei por muitas coisas na minha vida e sinto falta de não ter estado mais perto de minha família. Mas hoje vejo que tive que passar por tudo isso, para poder estar no caminho que continuo seguindo. Minha mãe ficou muito orgulhosa de mim e quase chorou no telefone quando da convocação. Ela me dá muita força. Seu sonho é um dia me ver nas Olimpíadas. Espero não decepcioná-la.

BATE BOLA
Uma palavra que amo: Perseverança
Uma palavra que odeio: Saudade
Maior virtude em quadra: Querer aprender sempre
Em que posso melhorar: Tudo
Uma mania: Roer unha
Um ídolo: Érika Souza
Uma cidade: Marialva
Um lugar: Minha casa com minha família
Uma comida: Da minha mãe
Um livro: A ciência do sucesso
Um filme: O sexto homem
Uma música: Say goodbye (Chris Brown)
Um(a) amigo(a): Djane e Denise
Um momento triste: Quando minha mãe foi embora
Um momento feliz: Hoje
Um(a) técnico(a):Borracha
Uma frase: “A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)

3 comentários:

Paulinho disse...

Fabio,

Quem espera que o trabalho de renovação comece esse ano, torce para que as poucas novatas que foram convocadas pelo Bassul, como a Nádia, Mariana Camargo e Izabela não sejam cortadas e façam parte do grupo final que vai disputar a Copa América.

Parabéns pela matéria, muito legal você ter dado a dica para a Nádia em relação a posição 4, acho que ela deve começar a intesificar seu treino de arremesso de longa distância desde já então, pois é mais provável ela permacener no grupo disputando vaga com Karina Jacob, Flavia e Franciele do que com Alessandra, Erika e Kelly.

Essa é a grande contradição dentro de um grupo tão amplo e com tantas veteranas. Espero que o Bassul e a Hortência percebam, o mais rápido possível, que agora é a hora de começar a renovar.

Uma dúvida:

Qual a real estatura da Nádia?

** Já vi matérias dizendo que ela tem 1,93 - 1,96 e agora 1,90. (?!?)

fábio balassiano disse...

valeu, paulinho.
eu preferi colocar os 1,90m, que era aonde eu tinha visto pela primeira vez (FPB).
mas mudei para os 1,93m atuais da cbb, ok?
qual a altura certa?
não tenho a menor idéia...

abs, fábio balassiano

Belotto disse...

Eu a vi jogando domingo pelos jogos universitários .....só sei q ela é grande viu...pensei que ela tivesse mais de 1,95...

boa jogadora sim...absurda fisicamente...parece corpo de jogadora européia, gostei do que vi...

Abs..