quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Classe A

O Caja Laboral viveu uma verdadeira montanha-russa na Lituânia nesta quarta-feira. Precisando da vitória para manter as chances de avançar ao Top-16 da Euroliga, os vitorianos abriram 9-0, viram o show de Mirza Teletovic (sete bolas de três convertidas em oito tentativas no primeiro tempo) e abriram 19 pontos. Num passe de mágica, o Zalgiris Kaunas tirou a diferença, empatou e levou a partida para a prorrogação. Lá, os espanhóis recuperaram a concentração e venceram por 95-89 com uma exibição de gala de Marcelinho Huertas.

Com 13 assistências (mesmo número de todo o time rival), Huertas comandou a equipe (foram a partir de penetrações dele - no melhor estilo drive-and-kick - que Teletovic cravou as bolas de fora), recompôs o elenco após a vantagem descer pelo ralo no final e ainda teve fôlego para frear o ímpeto de Mantas Kalnietis.

Com os passes de ontem, o brasileiro passa a liderar a Euroliga em assistências (com 5,9 - o número representa 42,1% dos passes dados por todo o time e é maior, por exemplo, do que a média do Cibona Zagreb e do Asseco Prokom), entra para a história da competição (ele ficou a apenas uma do recorde de Theo Papaloukas, que teve 14 no dia 2 de dezembro de 2009) e fica perto de entrar para o grupo dos que mais passes deram em uma temporada (o décimo da lista é o sérvio Milos Teodosic, que no ano passado teve 107 - com as 53 que já possui, Huertas pode atingir a marca no Top-16 caso, claro, o Caja Laboral avance).

Papaloukas é excelente, Diamantidis é ótimo, Prigioni é muito bom (no sábado, aliás, brasileiro e argentino, o segundo em assistências da Euroliga com 696, medem forças pela Liga ACB), Teodosic será um craque no futuro, mas é muito bom vermos que um brasileiro está na elite (muito na elite) dos armadores europeus. Aos 27 anos, Marcelinho Huertas atingiu a maturidade na tomada de decisões e comanda o seu time em quadra. Do jeito que as coisas andam, pode ser que dentro de mais uma ou duas temporadas a Europa seja pequena demais para tanta visão de jogo.

18 comentários:

Anônimo disse...

O Mundial que essa Cara Fez Foi Fantastico e Agora ele Ta Joga Mas Ainda, Realmente o Brasil Acho Seu Armando, Sou Super Fã do Huertas, Acho que Logo Logo Ele Vai Para na NBA!

Anônimo disse...

é muito bom jogador, e sempre vem ajudar a seleção dando o seu melhor dentro de quadra e isso me encanta no Huertas que também tem muita personalidade nesse sentido, hj é o melhor armador brasileiro, parabéns a ele.

Anônimo disse...

Bala = pvc do basquete!
Você é maluco com tantos números legais!

Parabéns!

Anônimo disse...

Edu
Acho que o huertas é o melhor armador da Europa!
Em breve ele vai pra Nba!

Joga demais

Rafael disse...

Huertas esta comendo a bola ! Muito consciente, maduro....
É o líder de assistências na ACB também....

Sabado parece que o bandsports transmite o jogo ao vivo.

Falando sobre o jogo, não foi num passe de magica, Bala, que o Zalgiris empatou não.... Torço muito p. o Baskonia, mas eles estão muito irregulares, fecharam o 1º tempo com +19 e a perderam no começo do 3/4; depois abriram 14 e em 2min tomaram o empate..... nesse estilo o Baskonia perdeu uns 4 jogos na EL, o que os deixaria brigando pelo 1º lugar no grupo com o Maccabi !
Estão precisando de um 5 !!!!

Rafael disse...

Ainda no Huertas, ele é a jogada #1 da rodada do final de semana, com uma assitencia absurda... o espanhol quase infarta narrando !!! rs

http://acbtv.acb.com/video/3337

Márcio-33 disse...

Ele esta realmente comendo a bola é impressionante como ele amadureceu, quem se lembra dele no pinheiros e paulistano sabe o quanto ele evoluiu e entendeu que a função de um armador não é fazer 40 pts e sim ser o cérebro da equipe, por isso não vejo o futuro do Huertas na NBA, acho que seu jogo não encaixaria lá. E como já se comentou por aqui é melhor ser decisivo na europa do que mais um na NBA. Não estou dizendo que ele não tenha talento para a NBA estou dizendo que o estilo de jogo da NBA não permite que atletas mais cerebrais e estrangeiros se desenvolvam e ganhem lugar de destaque. Acho que ele pode continuar pela Europa no próprio Caja ou em outro clube que valorize financeiramente o seu talento e quebrar esses recordes gravando seu nome na história do basquete mundial.

Anônimo disse...

Por falar em jogadores europeus na NBA, alguém sabe do Omri Caspi que foi do Macabi para NBA ? Acho que é mais um que foi atrás do sonho e se frustrou.

Anônimo disse...

Não tenho mais acompanhado a NBA tão de perto e não sei dizer se atualmente seria viável um atleta conseguir transferência para a NBA aos 28 anos de idade, até algum tempo atrás isso seria bem complicado e hoje? Alguém sabe dizer?

Anônimo disse...

Alguma chance de ir pra NBA? Será que ele seria draftado mesmo estando perto dos 30 anos?
Abs,
Rodrigo

Anônimo disse...

Acho que ele não precisa ser draftado para ser contratado por alguma equipe na NBA, mas considerando um ou duas temporadas necessárias para adaptação do atleta do estilo FIBA para o estilo NBA, parece muito difícil alguma franquia se interessar por investir em um atleta próximo aos 30 anos.

fábio balassiano disse...

rodrigo, não necessariamente você precisa ser draftado para entrar na nba.
você pode, por exemplo, ser contratado.

anônimo, o casspi tem sofrido um bocado em sacramento, mas não dou como "frustrada" a sua ida para a nba. veja, o rapaz tem apenas 21 anos e já tem média de 10 pontos por partida. pode ser um começo.


Abs, fábio

Anônimo disse...

Ola pessoal, vou dar meu pitaco, e espero esclarecer alguns pontos a respeito de uma possivel ida do Marcelinho Huertas para a NBA:
1.Ele pode receber uma oferta a qualquer momento de qualquer equipe da NBA, e como tem contrato de mais 1 ano com o Caja Laboral Baskonia, o clube teria que rescindir o contrato e para isso cobraria uma multa recisoria, a combinar, não existe valor pre-definido.
2.Ele esta com 27 anos, maduro e no auge da carreira, e issó é muito bom, ja provou do que é capaz, jogando contra todas as feras do mundo, tanto europeus (FIBA) como americanos (NBA).
3. Lembrem-se que o Ginobli foi da Fortitudo Bologna da Italia para o Spurs da NBA com 27 anos, e esta hoje com uns 33 anos ou mais.
4. Para uma possivel ida para a NBA o valor de contrato a ser oferecido a ele teria que ser compensador e atrativo, pois hoje na Europa tem varias equipes de primeiro nivel que pagariam a ele um bom valor para os proximos 5 anos.

Abraços a todos, especialmente ao Marcelinho, que é um profissional exemplar e uma pessoa nota 10 que admiro muito desde garoto quando ainda jogava no Paulistano e Pinheiros.
Paulão

marcelo marques disse...

o nene deveria indica-lo já q o banco do billups é o veterano anthony carter

Rafael disse...

Paulão, pelo que li numa entrevista dele ao Fabio Sormani, na época daquele torneio da Nike em NY, um dos "problemas" seria a multa rescisória. Parece que os times da NBA têm um teto e o Huertas teria que colocar a diferença do próprio bolso, o que significaria algumas unidades de centenas de milhares de euros....

abs

Anônimo disse...

O anonimo do caspi sou eu Marcio-33 so fiquei com preguiça de assinar rsrsr

Márcio-33 disse...

Com certeza é um começo bala, eu só não tenho acompanhado muito e assisti alguns jogos dele pela seleção de israel e ele era imparavel, por isso achei que se frustrou com poucos minutos em quadra, mas baseado nestes numeros retiro o que disse!

abraxxx

Anônimo disse...

Interessante, mas se o cara jogar 40 min e não fizer 13 assistências (que é o seu trabalho) então pode demitir mesmo.