domingo, 14 de março de 2010

BEC: Winning Time: Reggie Miller vs. The New York Knicks

Quase todo basqueteiro se lembra do dia 7 de maio de 1995. Nesta data, Reggie Miller assombrou o planeta ao anotar oito pontos em menos de 18 segundos para liderar o Indiana Pacers a uma improvável vitória contra os Knicks, que jogavam em Nova Iorque, nas semifinais do Leste. História que dava um filme, né?

E deu. Para ficar pior para o torcedor da Big Apple, um filme dirigido por um torcedor dos Knicks (é sério!), que será exibido pela ESPN americana hoje (espero que a filial brasileira transmita em alguma ocasião). Para quem viu o trailer, "Winning Time: Reggie Miller vs. The New York Knicks" parece ser sensacional.

Dan Klores, diretor da ótima série de documentários 30 for 30 da ESPN (entre eles está Black Magic, que aborda a segregação dos negros no basquete americano nas décadas de 50 e 60), resolveu entender o que Miller sentia quando enfrentava os Knicks (principalmente no Madison Square Garden) e foi assim que o roteiro do documentário acabou surgindo. Quando ligou para os personagens daquela época, quase todos diziam a mesma coisa: "Filme sobre o Reggie? Não tenho nada a dizer sobre esse cara". Mas aos poucos tudo foi murando - e todo mundo falou.

Odiado por quase todos (Patrick Ewing diz isso no filme), o camisa 31 parecia possuído quando enfrentava o também diretor Spike Lee (os dois, agora amigos, na foto). Por isso, a trilha sonora que Klores escolheu para a obra não poderia ser outra: ópera (desde a abertura, com 'Una Vela', de Verdi, até o final, com 'Turandot', de Puccini).

Para quem não lembra, o vídeo abaixo mostra como o filme de Dan Klores surgiu, 15 anos depois de Reggie Miller ter levado a rivalidade entre Indiana e New York ao mais alto grau. Craque de bola, craque do trash-talk (jogo de palavras), craque no duelo psicológico, Miller não precisava de um filme para ser imortalizado. Mas que a obra de Klores vem em boa hora, isso vem.


10 comentários:

Anônimo disse...

irado bala!
adoro o reggie
saudades do miller time

augusto

Anônimo disse...

assino embaixo augusto.
irado é ver que nenhum site ou blog brasileiro fala disso bala!

mto obrigado

reginaldo

Anônimo disse...

Fabuloso Balassiano. São momentos como este que faz com que eu ame este esporte. Dá até arrepios!!! Outro lance que nunca esqueço foi a cesta de Horry então nos Lakers comtra os Kings de Webber.


Machado.

fábio balassiano disse...

augusto, reginaldo e machado, obrigado mesmo.

machado, aquele arremesso do horry foi inacreditável mesmo.
o tapinha do divac foi realmente uma "lakerinada" dos deuses...

abs, fábio

Anônimo disse...

acabei de ver o 30-30 da espn sobre o miller, show de bola. estava gravando pra mandar a fita pra voce mas ja no primeiro intervalo apareceu que ja esta a venda na amazon e no itunes.

o proximo filme e com o allen iverson!

Anônimo disse...

ele fez 8 pontos em 8.9 segundos e nao em 18 como diz no texto.
e so ver o clip!

fábio balassiano disse...

que patrulha chata, hein, anônimo!
eu disse que fez "oito pontos em menos de 18 segundos".

desde o tempo final!
que mala!

abs, fábio

Anônimo disse...

calma, foi so um alo pra mostrar como o cara era bom, nada contra ninguem.

Andre disse...

realmente, demais!
acabei de ver aki nos eua, e o mais interessante do filme eh o spike lee nakelas cadeiras a beira da quadra provocando o reggie... no depoimento o reggie fala uma hora: ''vc pagou um preco muito alto por esse assento, vc qr virar parte do jogo? entao vc vai virar parte jogo''
haha demais

fábio balassiano disse...

maneiríssimo, andré, seu depoimento aqui.
não tinha visto essa parte.
como só peguei parte do documentário, eu não vi isso!

irado. valeu mesmo. adoro o reggie miller e o spike também.

fábio