quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Terra Estrangeira

Após a primeira fase do Eurobasket, Israel (do cestinha Lior Eliyahu, de 21,3 pontos), Bulgária, Inglaterra e Letônia já estão eliminados. Na próxima etapa, que começa amanhã, dois grupos de seis seleções definem os oito melhores (para saber mais, clique aqui).

O que mais chama atenção na Euro, no entanto, é a presença "estrangeira". Dos dez primeiros cestinhas, três nomes são "engraçados". O quarto, Earl Rowland (foto), teve 17,7 pontos pela Bulgária, mas nasceu, de acordo com o site da competição, em Frankfurt (duvidosa a informação, evidentemente). Kelly McCarty (oitavo), pivô russo de 16,3 pontos, é de Chicago (EUA). E o décimo, o armador "polônes" David Logan (16 pontos e 5,3 assistências, melhor marca da competição), também é de Illinois (Chicago).

Para um continente recheado de craques, não pega muito bem ver que quase todas as seleções possuem os seus "gringos". Se não for o caso de um Meligeni da bola laranja, é um tremendo mico ficar naturalizando apenas pelo benefício técnico. Identidade nacional ainda não se compra na esquina. E torneios entre seleções é, antes de qualquer coisa, uma representação de atletas com a mesma identidade nacional.

6 comentários:

Leonardo Rodrigues disse...

Identidade nacional? No último europeu, Grécia tb tinha um americano. Itália e Espanha são dois países q em todos os esportes permanentemente usa desse recurso.

Enfim, se fosse samba, diria que o samba sambou, como é esporte...

fábio balassiano disse...

concordo, leonardo.
já sambou há séculos.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Bala, pensando nisso, e aquele papo da naturalização do Shammel para poder jogar pela seleção brasileira? Pelo visto você seria contra, não?

Abraço,

Ricardo

marcelo marques disse...

pensei bem contra qualquer tipo de naturalização o brasil tem condições de jogar de igual contra qualquer pais com TODOS JOGADORES NASCIDOS NO BRASIL



bala é bem possivel o rowland ter nascido em frankfurt

os eua tem uma base americana mt grande na alemanha

o carlos buzzer do utah tb nasceu na alemanha

e o humorista martin lawrence tb é alemão entre mtos outros

fábio balassiano disse...

ricardo, sou contra.
abs, fábio

GUGA disse...

o próximo será um promissor aramador brasileiro nascido em 92...irmão de uma famosa armadora brasileira...vai se naturalizar espanhol...