segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Três meses de quê?

Que atuação patética da seleção feminina nesta noite contra a Argentina em Barueri. Por mais que tenha vencido (77-71, na prorrogação), não há outra maneira de começar um texto que não assim. O time de Paulo Bassul não jogou absolutamente nada, mostrou um desinteresse assustador, errou horrores (29) e se salvou de uma derrota vexatória por causa de uma atuação excepcional de Franciele (24 pontos e 12 rebotes, além de cinco desperdícios - ela, na foto, é marcada por quatro rivais), que, aliás, não jogou no primeiro duelo contra as hermanas sabe-se lá por quê. E falando em questionamentos, coloco abaixo alguns. Quem tiver respostas, por favor a caixinha está aberta.

1- Treinando há três meses em Barueri, é possível que um time sério não saiba sair de uma defesa por pressão do adversário? O Brasil não conseguiu!
2- Treinando há três meses em Barueri, é possível que a pivô Kelly esteja visivelmente acima de seu peso? Aonde estão o preparador físico, o nutricionista e o chef do restaurante do hotel da seleção?
3- Treinando há três meses em Barueri, é possível que Paulo Bassul ainda insista com Mamá (1/5 nos arremessos e cinco faltas em 13 minutos) e Palmira como titulares, deixando Franciele (aquela dos 24 pontos e 12 rebotes) e Fernanda Beling ou Karen (responsável pela guinada e pela boa defesa no segundo período) no banco?
4- Treinando há três meses em Barueri, será que a jovem Nádia não pode jogar um amistoso sequer? As argentinas que vieram do sub-19 entraram, e muito, em quadra: Agostina Burani (18’), Andrea Boquete (7’) e Nadia Flores (9’).
5- Treinando há três meses em Barueri, é com esse basquete que Adrianinha na Itália? Hoje ela foi uma lástima, mostrou absoluta falta de interesse e errou mais do que todo mundo (8).
6- Treinando há três meses em Barueri, aonde foi parar o basquete de Micaela?
7- Treinando há três meses em Barueri, será que Paulo Bassul ainda não conseguiu passar às meninas como é que se defende? Houve dúvidas sobre corta-luzes, lado oposto e cobertura, situações que devem ser corrigidas nos treinamentos.
8- Treinando há três meses em Barueri, o que fazem os assistentes César Guidetti e Janeth Arcain?
9- Treinando há três meses em Barueri, será que a seleção não poderia nos apresentar algo mais inventivo no ataque do que apenas corta-luzes duplos na cabeça do garrafão e trocas simples no fundo da tabela?
10- Treinando há três meses em Barueri, será que não teria sido melhor testar novamente Karina Jacob, que luta por uma das vagas no garrafão, ao invés das já garantidas Alessandra e Kelly?

Como venho falando aqui há séculos, falta planejamento a esta seleção feminina. Para manter-se no cargo, Paulo Bassul convoca veteranas que, em sua cabeça, lhe garantirão o título da Copa América. A outra face da moeda, porém, lhe traz uma realidade cruel: com medo de arriscar, o treinador deixa de investir em jovens como Franciele (deixa ela no banco novamente, Coach!), Natália, Nádia e afins. E assim ficamos nessa lógica bassuliana que reza pela manutenção de veteraníssimas sem valor algum e pelo castramento de jovens promessas. Ah, e só uma coisinha a mais: Mamá e Palmira, em qualquer quinteto titular de qualquer seleção brasileira adulta, é piada.

Tão piada quanto este time mostrou ser nesta noite.

51 comentários:

marcelo marques disse...

pessimo 1/4 q coisa horrorosa

Anônimo disse...

Gente, que time eh esse... Horrivel!!!

fábio balassiano disse...

tá triste mesmo...
abs, fábio

marcelo marques disse...

como q é franciele pode ficar de fora desse time

fábio balassiano disse...

só na cabeça do bassul, marcelo.
mamá de titular é demais para mim, amigo.
demais!

marcelo marques disse...

fora de brincadeira

para o mundial eu contrataria outro treinador

independente do resultado o time não tem padrão nenhum

é um amontoado

fora q a seleção é mal convocada e escalada

Anônimo disse...

Concordo... Franciele esta se destacando...

Anônimo disse...

Poderiam contratar algum tecnico internacional.. olha o examplo do masculino. Fora Bassul!!!

Leandro Teofilo de Brito disse...

Mas a Argentina está pressionando bem na defesa... gostei da entrada da Fernanda Belling.

Anônimo disse...

palmira e mamá de titular é demais pra mim
eu paro!

Anônimo disse...

Fora Palmira e fora Mamá!!!!

fábio balassiano disse...

franciele já tem 11 pontos.
sua titular, mamá, 0.
karen tem 6
palmira, sua titular, 0.
te orienta, bassul...

abs, fábio

Anônimo disse...

Fernanda muito bem!

fábio balassiano disse...

o brasil corre sérios riscos de perder pra possante argentina...

fabio

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha !!!
Enquanto a seleção da argentina tem 3 jogadoras que jogaram o mundial sub-19 ( que estao bem no jogo , ao menos a burani e a boquete ) o brasil nao consegue acreditar na sua base .. uma verdadeira pena .. tudo bem que ficaram em nono .. mas convocar algumas meninas para treinamento somente nao mataria ninguem!! depois essas meninas param de treinar por nao tem incentivo adequado, eles reclamam..
abs,

Anônimo disse...

triste para quem via Hortência e Paula dar show e meter no mínimo 60 pontos no time argentino. Parabéns Grego. Está contente com os frutos do seu trabalho?

Anônimo disse...

Que vergonha... perder para Argentina nao da!!!!

Anônimo disse...

nem merece ir para o mundial.. vai fazer vergonha la!!!

Anônimo disse...

pq a nadia nao entrou ?? ela ta machucada ?? nao ??
Dá uma chance pra menina entao !!1

marcelo marques disse...

em quase 3 meses de treinos não vemos nada é uma vergonha cade as jogadas,a valorização da posse de bola,defesa essa seleção é um verdadeiro LIXO

é impressionante como sempre temos jogadores GORDAS kelly,mama,silvia,karem,alessandra,adrianinha depois de ser mãe nunca mais entrou em forma


o q fazem na seleção mama,palmira,karem,micaela q coisa horrorosa

se a seleção tivesse treinador o brasil naum pode ganhar dessa seleção argentina por menos de 30 pts

FORA BASSUL NAUM PRECISA ESPERAR MAIS NADA SE EM 3 MESES ELE FEZ ESSE TRABALHO Q O ESPERAR

Anônimo disse...

franciele salvou o Brasil... como essa menina pode ficar fora???

Leandro Teofilo de Brito disse...

Só acho estranho o Bassul ter dado entrevistas elogiando a Nádia e não dar chances a menina de jogo... será que vai ser uma das cortadas?

Leonardo Rodrigues disse...

Estou assustado com o que assisti.

Não vivemos um momento feliz tecnicamente, jogadoras como Adrianinha e Micaela não estão bem. Não sei como estava Adrianinha na Itália, mas a Micaela fez um paulista deplorável, fora isso, não concordo com as preferências do Bassul, Mamá não pode ser titular, e jogadoras experientes como Silvinha jogou só no último quarto.

Pior do que o momento ruim em termos técnicos e perceber que taticamente estamos inferiores ao que apresentamos no Pré-Olímpico de Vigo e em Pequim. Lamentável uma seleção brasileira não saber se comportar em uma saída de bola pressionada, pouquíssimas jogadas ensaiadas, enfim...

Tenho a impressão que Bassul não chegará no mundial.

Leandro Teofilo de Brito disse...

Leo, isso é verdade mesmo... e eu confiava bastante no Bassul. Se tirarmos o Bassul, não haverá outro aqui no Brasil que o substitua... daí teremos que recorrer, como no masculino, a um técnico estrangeiro.

Anônimo disse...

E os assistentes??Em outras equipes sempre observo a comissão técnica em constante comunicação. Na nossa seleção a Janeth e o Guideti só apareciam de braços cruzados e a uns 3 metros de todos!
Que coisa horrorosa é a mão esquerda da Karen e da Palmira!!Fundamentação grotesca! E as bolas perdidas na saida da pressão argentina?!?!?!Parece coisa de campeonato de base. Categoria 14 anos!!

Leonardo Rodrigues disse...

Leandro,

Assim como vc estava contente com o trabalho do Bassul, fizemos um Pré-olímpico vencendo Espanha em casa e Cuba, fomos para Pequim e apesar do resultado fizemos jogos que poderíamos ter vencido sem jogadoras importantes como Iziane, Alessandra, Helen e Alessandra que daríam um outro nível a seleção. Mas... Espero estar errado, mas pelo que vi nesse amistoso além do time não está bem taticamente (apesar do tempo de treinamento), suas escolhas vem sendo infelizes.

Se pensarmos que na partida de sábado a Franciele sequer foi relacionada, é aterrorizante, se analisarmos que hj a Karina Jacob, não foi selecionada e vemos uma Mamá que nunca jogou nada na seleção como titular é para se cometer suicídio!

Posso estar errado, mas se esse for o basquete da seleção no Pré-mundial, Bassul não chega ao mundial já que fica muito evidente a importância da Iziane para campeonatos de alto nível.

Enfim... Estou triste demais, a seleção feminina de basquete é meu xodó, minha seleção preferida, e pelo que vejo nossa soberania continental não irá durar muito, apesar de toda nossa superioridade física em relação as argentinas.

Helton disse...

Bom pra quem reclamava do Barbosa hen agora estamos pagando lingua...eu tbm achava que o Bassul iria mudar a seleção, mas desde q ele assumil a situação ta so piorando. Perdemos a Iziane, Érika nunca mais veio pra seleção. Em Pequim tivemos q aturar a Ega como titular e agora a Mamá....Hortencia pelo amos de Deus mude esse tecnico e traga de preferencia a tecnica do time da Érika e Iziane, se não vamos com o Vendramine mesmo.

Anônimo disse...

Não assisti o amistoso, mas pelo post e comentários, deve ter sido um desastre.

Anônimo disse...

Marcelão

Helton estamos todos pagando e mordendo a lingua,tivemos até eu odeio o Barbosa, e hoje vemos um time muito pior em quadra do que todas as seleções que ele dirigiu.Um time que tem 18 rebotes a mais e ganha só de 4 pontos e na prorrogação, de um timeco da argentina, chegamos a um ponto.Esta seleção não apresenta nada de bola desde o Pré Olimpico do Chile, e igualmente foi um vexame na olimpiada e começa muito mau,Hortencia, voce também não saia fora não!O barco esta com voce dentro, Guidetti, até hoje não endendi este cara na seleção, e a Janete esta então só rindo!!O primeiro jogo já não havia me convencido,agora então.Só rindo amigo Bala!

Unknown disse...

Acompanhei varios treinos no começo da seleção aqui em Barueri e infelizmente tive que parar de ir... não vi nenhum dos dois amistosos, mas não gosto do trabalho do Bassul... então os comentários e posts expressam a revolta da torcida com ele. Pretendo ir no segundo jogo contra o Canada, e ai sim poderei dar minha opinião, mas de antemão. Cortar a Mariana sem fazer nenhum coletivo ou amistoso para deixar a Palmira e a Mamá... tá de sacanagem né? A Mariana era uma das poucas ali que tinham os fundamentos apurados.

Fora Bassul e já que nao temos opção no mercado, traga de volta um que morreu pela seleção e a CBB o Chutou como se ele nao fosse ngm

O Estrategista Sérgio Maroneze, ele ta ai... dando aulas no Ensino Superior, mas doidinho para voltar para as quadras.

Abraço

Anônimo disse...

Tive a opurtunidade de ir no jogo sábado, e o que vi foi uma comissão sem brilho e patética. Aliás a Janeth sempre foi sem brilho.Sem comentários no que diz respeito a parte defensiva, como pode uma seleção brasileira não ter opções reais de marcação. As meninas nem olham no rosto do head coach.O que a diretora Hortência está eperando?

Turnover BRASIL disse...

a convocação já foi ridícula.
a Carina Souza d fora e Mamá d titular.

sem falar na falta d talento d várias. Eu era mais, naturalizar Ariadna e colocar ela na seleção.
espero q Bassul sai d vez da seleção e Iziane volte, pra coisa melhorar.

Anônimo disse...

Olhem bem a nossa situação:O Bassul nunca soube e não sabe substituir jogadoras e a defesa tão decantada fica somente na teoria.O Cezar nunca havia trabalhado com feminino e a resposta veio rapido na base.A Janeth não tem perfil de treinadora,e jamais o sera pois os requisitos necessarios ela não tem,principalmente liderança e carisma.Otecnico argentino seria uma boa,alias eles ja estão deitando e rolando para cima de nós.

Anônimo disse...

Se nao me engano, teve um momento que mama jogou na posicao 5???
Pq nao colocou a Nadia??
Nao vai rodar ela???

Anônimo disse...

É mas quando a Hortencia assumil o cargo de diretora na CBB e ela disse q o Bassul não estava garantido,muitos aqui jogaram pedra nela assim como fizeram com a Iziane.

Paulinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho disse...

O fato da Franciele não ter entrado em quadra no primeiro jogo e de ter sido a responsável pela vitória na segunda partida contra Argentina com 24 pontos e 12 rebotes, demonstra, com clareza absoluta, que as opções do Bassul são equivocadas e que o trabalho iniciado com a seleção brasileira que deveria visar um novo ciclo olímpico, está no rumo errado ao manter-se o mesmo grupo e modelo tático que responsável pela vexame que foi a campanha em Pequim.

Renovação já, começando pelo técnico.

Fora Bassul!

Anônimo disse...

paulinho para presidente da cbb
aonde eu assino, rapaz?

franciele e érika no garrafão da seleção!

saludos, enrico.

Anônimo disse...

O despreparo dos tecnicos brasileiros não poderia deixar de estar presente no feminino. Tem q ser estrangeiro tb. Não tem que falar mais nada. Que não inventem qquer desculpa pra substituir o Paulinho por outro Brasileiro ou o Moncho, e neste casao so por outro estrangeiro de nivel melhor.

Anônimo disse...

Disse antes e repito agora!! A seleção precisa confiar mais na base,as jogadoras da seleção sub-19 nao fizeram feio, a preparação que nao foi adequada.. coloca-las para treinar nao faria mal !! é só olhar o exemplo da argentina com 3 jogadoras sub-19, ganhando confiança e ate mesmo o proprio canada que pois ao menos uma sub-19, a menina tamara. Temos otimos nomes nessa faixa de idade. Acabou a era de seleçoes pra elas antes da adulta, qual é a motivação que elas vao ter pta jogar?? um paulista bizarro como o que a gente tem visto ?? acho que nao ... Se o país nao valorizar vamos perder essas meninas para a europa ou para os eua. Eu nao duvido ! Essa é minha opiniao.

Carlos disse...

Na verdade foram dois meses e não três, pois a seleção se apresentou no ínício de julho. Tempo também mais do que suficiente para a seleção do Paulo "Pranchetinha" Bassul apresentar algum senso de conjunto, o que lamentavelmente não vem ocorrendo.

Anônimo disse...

concordo anônimo! Já que essas "balzaquianas" estão jogando feio, acho q está na hora,ou melhor,passou da hora de "confiar mais na base", n fizeram feio msmo.
Olha o absurdo: qual jogadora se quer treinou com a seleção adulta, depois do mundial 88 em 2007? me diz uma jogadora? nenhuma! Agora q Nádia foi convocada, mas aquela geração foi péssima, com exceções,claro. E agora nossas jogadoras "de base", que há poucos meses estouram pro adulto.Claro n são bobas, vão jogar pra fora. Lamentável!

Anônimo disse...

Acho importante manter uma base com seis ou sete atletas experientes, até porque o talento de Helen, Alessandra, Kelly Adrianinha e Micaela é inquestionável, apesar da má fase das duas últimas.

Agora qual a justificativa de insistir em atletas como Mamá, Palmira, Karen, Silvinha e abrir mão da possibilidade de renovar e testar jovens promissoras, como Mariana Camargo, Izabela, Nádia ou até mesmo as meninas da seleção sub-19.

A Copa América é a competição ideal para introduzir novos nomes na seleção e o Brasil está abrindo mão dessa possibilidade. Isso pode nos custar muito caro, daqui a pouco.

O desempenho medíocre dessas jogadoras medianas, que tem entre 27 e 30 anos e já atuaram diversas vezes pela seleção, sem nunca se firmarem, provam que o caminho escolhido pelo Bassul e pela Hortência está errado.

Precisamos renovar ou em breve a Argentina nos deixará de fora de Mundiais e Olimpíadas.

É sério, grave e muito crítica essa situação.


Cadê a Hortência?!?!?

Anônimo disse...

Seguindo a lógica do Bassul que começou as duas partidas com a Mamá como titular e nem ao menos relacionou a Franciele no primeiro jogo, se não fosse a atuação fenomenal de ontem, a Fran de 21 anos, que já arrebentou em jogos importantes e decisivos, mesmo sendo tão nova, seria cortada, para dar lugar a Mamá, que nunca fez nada digno de nota pela seleção.

Isso mostra que os critérios do Paulo Bassul ou a política da Hortência (?!?!?) estão completamente equivocados.


Todos sabem o que uma Palmira ou uma Karen da vida podem render na seleção, mas Mariana Camargo e Izabela, assim como a Nádia que se mantém no grupo, mas está bem perto da tesoura, não tiveram oportunidade de mostrar em quadra o que podem fazer.

Na dúvida, vamos insistir nos mesmos erros.

Essa parece ser a filosofia do Bassul.

Se a Franciele contrariou essa lógica e (tomara) escapou da tesoura. O que poderiam render as outras poucas jovens promissoras que temos?!?!?

Acho que enquanto o Bassul for o técnico, não teremos oportunidade de saber a resposta...


Pior que o Barbosa, lamentável!

Mr. Hill disse...

Perfeito o comentário do anônimo acima... já que a turma da "meia-idade"(26 a 31) não se firmou (Mamá, Palmira, Silvinha, Karen, Chuca) o lance é manter uma base de experientes ótimas (Helen, Alessandra) e trazer meninas novas para testar (Nádia, Mariana, Natália).

Anônimo disse...

SABE O QUE EU ACHO ENGRAÇADO, TODOS AQUI SE DIZEM ENTENDIDOS NO BASQUETE, NÃO SOU DO BASQUETE, MAS GOSTO DE ASSISTIR E FICAR POR DENTRO DO ESPORTE, A NOSSA SELEÇÃO JOGOU CONTRA UMA POSSIVEL ADVERSARIA NA COPA AMERICA, SERÁ QUE O BASSUL IRIA COLOCAR TODAS AS JOGADAS? PERCEBI QUE A EQUIPE ESTAVA CHAMANDO SOMENTE UMA JOGADA E ONTEM CHAMOU UMA SEGUNDA QUASE NO FINAL DO JOGO E FUNCIONOU MUITO BEM, A EQUIPE NÃO JOGOU NADA, BRINCADEIRA FALAR QUE VAI CHAMAR A TÉCNICA DO ATLANTA, AQUELA MESMA QUE FEZ A PIOR TEMPORADA DA WNBA DO ANO ANTERIOR..KKKKKKK SE DIZ ENTENDIDO..DENNIS PARA DE FAZER CAMPANHA PARA O TEU PATRÃO (SERGIO MARONEZE)ESTÁ FICANDO FEIO ISSO.... UMA PERGUNTA FINAL, ALGUÉM FORA O DENNIS QUE FAZ CAMPANHA PARA O PATRÃO ESTÁ INDO VER OS TREINOS E TODOS OS JOGOS AMISTOSOS EM BARUERI?

Anônimo disse...

Eu acredito que a renovação tem que começar sim, mas pelo técnico Paulo Bassul!
Abraço,
Ricardo/MS

Unknown disse...

Anonimo de 15 de Setembro de 2009 13:28

Primeiro o cara nao eh meu patrao...

E segundo se eu acho que o cara foi bom e creio que todos que acompanham o feminino desde aquela epoca concordam comigo ou estou errado? Pq nao lembrar o nome do cara???


Agora se vc se acha superior a ele ou a qualquer um e nao respeita a opinião/ideia dos outros, sinto amigo.

Falo de quem merece ser lembrado sim!!!! como o Miguel, Sérgio, Hermes, Pagan e cia. Ou estou errado de falar da ultima comissao técnica que trouxe um titulo importante para o feminino.

Acho que para alguem que nao eh do Basquete vc me conhece bem para falar o que falou?

sem mais

Unknown disse...

Anonimo de 15 de Setembro de 2009 13:28

Acho que aquii no blog não sou apenas eu que pensa desta forma.

Segue alguns coments em outros posts.

Anônimo disse...
Acompanho a trajetória do Sérgio desde Sorocaba e garanto a vc que ele falaria ou não ficaria pagando mico. Ele, bem como o Hermes e o Pagan, ficaram fora desde 96 injustamente pagando o preço por ser sinceros, honestos e extremamente profissionais ou a Paula não teria declarado o que declarou na entrevista dela. E não discordo de que as três ficavam muito tempo em quadra na seleção só que nas equipes delas tambem acontecia a mesma coisa! Aquela comissão técnica, independente do boato que diz que o Miguel era isso ou aquilo, foi nota dez! Tenho só saudades daquele tempo...

5 de Junho de 2009 18:15

Anônimo disse...
Tive a felicidade de trabalhar com o professor Maroneze,só tenho elogios para este mestre( Ele tem a titulação de mestre em educação).Pois é uma pessoa diferenciada, estudiosa e sempre em busca da perfeição. Que pena que apenas agora o assunto veio a tona, pois nesses 15 anos,nenhuma jogadora da época falou do professor Sérgio ou citou em entrevistas o seu nome. Mas durante esses anos , com certeza ele deixou muitos bichinhos na veia de seus 10 mil alunos (durante esses anos ) e se pelo menos um entender o significado , vai estar valendo).Lembro que na época eu acho que só ele falava inglês e espanhol fluente, pois em alguns momentos ele ia na mesa ou na arbitragem conversar..È acho que o professor merece algo muito melhor que isso.Professor, você com certeza já faz para das nossas vida.
Boa sorte.

Anônimo disse...
Não colocaram a pessoa que estava lá para justamente organizar, dar padrão, criou conceitos e não deixou que a seleção virasse uma bauburdia. Se dependessemos do comando do Miguel, essa seleção seria igual a de hoje, sem identidade, fraca de personalidade. Muito se deve ao Maroneze, diferente, organizado, que se preocupou em documentar todos os treinos, a trajetória do trabalho organizado por essa comissão.
Técnico carioca, fraco, assistente comprometido e que sabe tudo do basquete feminino. A volta do Pagan para a comissão técnica, é uma luz no fim do túnel. Tomara que as portas se abram novamente para o Maroneze, esse merece!!!

9 de Junho de 2009 12:51

Sem mais...

Anônimo disse...

O CIRCO (SÓ FALTA A LONA) PEGANDO FOGO E VCS DISCUTINDO A MELHOR ÉPOCA DO BASQT FEM BRASUCA... NÃO SEI QUE FIM LEVOU ESSE PESSOAL, MAS SÓ TENHO BOAS LEMBRANÇAS DO PAGAN, MARONESI, MIGUEL E HERMES. É ISSO QUE ESTÁ FALTANDO AGORA: CORAGEM PARA BANCAR A RENOVAÇÃO DE FORMA CRITERIOSA, QUE SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA ELES FIZERAM E FUNCIONOU: CAMPEÃO MUNDIAL E VICE OLÍMPICO!!!!!!!!!!! Q SAUDADE!!!!

Rafael disse...

ps: e tinha gente metendo o pau no Moncho por treinar a masculina por 1 mês, comparando com os 3 meses da feminina....