quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que esperar da seleção feminina?

A seleção feminina de basquete estréia na Copa América de Cuiabá em busca de uma das três vagas para o Mundial de 2010. Diante da fraca seleção de Porto Rico (20hs, pelo Sportv), o time treinado por Paulo Bassul deve atingir o objetivo, mas resta a pergunta: como ele atuará para isso?

No que depender dos amistosos, a realidade é clara: jogará mal, muito mal, penará contra adversários fracos e só vencerá por causa do potencial técnico mais elevado que o dos rivais. Para se ter uma idéia, contra argentinas e canadenses, a média de desperdícios de bola ficou em assustadores 19 por partida (maior que as 18 assistências). Nos três pontos, aproveitamento não menos assustador de 33,8% (20/59). Se isso não bastasse, o coeficiente que mede o número de posses de bola por jogo (73,2 - número alto para os padrões mundiais, diga-se de passagem) pelos erros fica em 3,8/1. Ou seja, a cada quatro ataques, a seleção não chega nem a arremessar em um.

Pode parecer um diagnóstico cruel, mas os números são frios e mostram que o trabalho realizado por Paulo Bassul em Barueri não foi legal. Quase três meses de treinos não impedem que a seleção peque em rotações defensivas, erre muito em fundamentos e produza pouquíssimo no ataque em jogo coletivo. Bassul não é o único culpado (a falta de leitura das jovens jogadoras assusta), mas como comandante dessa nau merece o primeiro pito. Hortência, que aniversaria hoje (Parabéns, Rainha!), o segundo.

Tomara que a seleção passe a desmentir os números dos amistosos a partir desta noite. O blog estará torcendo, e sofrendo, por dias melhores. O basquete precisa das meninas no topo, como quase sempre estiveram nas últimas duas décadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil, em Cuiabá, pode até penar mas não tem para quem perder.
Pode até perder, mas não acredito.

O problema de campanhas assim é que os maiores problemas ficam maquiados, mascarados por vitórias de mérito subjetivo e sem conteúdo prático para o Mundial ou para a Olimpíada.

Como a maioria esmagadora das pessoas não entende esse contexto, o círculo vicioso se perpetua...

Terço na mão, vamos esperar Porto Rico hoje pela sportv.

Anônimo disse...

BRUNO HENRIQUE

Concordo com o anonimo de cima quando diz que resultados,maquiam erros,e tudo parece bem e bom.Ficou nestes quatro amistosos de uma maneira evidente que o tempo de treinamento 2 ou quase tres meses,pouco acrescentou para esta equipe fisica e taticamente,um tempo mais do que suficiente para um nível fraco de competição como esta Copa América.
Não concordo com "a falta de leitura das jovens jogadoras"-Só para recordar-Alessandra-Kelly,Adrianinha,Helen,Karen,Silvia,Micaela(7 jogadoras) fizeram parte da seleção brasileira que disputou o mundial em 2006,Mama e Palmira jogaram o Pan do Rio, e a Natalia e a Fran no pré olimpico do Chile e depois continuaram.Não há mais jovens nem de seleção e muito menos de idade.Vamos ganhar,sim e fácil,mas ficou claro o Bassul é longe mas muito longe do que alguns,tentaram vender,outro entraram na "onda"e quem conhece bem ficou no aguardo, um técnico de alto nível.E,até agora não vimos nada de diferente, ou estamos vendo,um time muito pior do que os anteriores um time sem consistencia tática alguma,alguns momentos perdidos,com aproveitamentos pífios, e com um rodizio que mais lembra o Porcão,uma mistura de comida japoneza, frios,carne de porco,de boi,ou seja tudo para todo o gosto.(acho que mau comparado hein,por que este rodizio é bom demais,e o rodizio do bassul é muito ruim)
Lamentavel e decepcionamente,para ficar mais ou menos,temos de melhorar muito, Bala!!!!!

Anônimo disse...

alguém sabe onde podemos olhar os jogos na internet??