segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dia da Independência

Luis Scola foi o MVP da Copa América após levar a Argentina ao terceiro lugar. Na decisão, porém, Scola não estava e, com o perdão do trocadilho, quem deu a aula foi Leandrinho. Tudo bem que o ala do Phoenix Suns abusou dos tiros de três (1/8), mas foi o desafogo ofensivo do time de Moncho Monsalve com 24 pontos. Resultado? Conquista do título com 61-60, primeira taça da gestão de Carlos Nunes e um sufoco dos infernos no final (11-23 no último período e um erro de Carlos Arroyo no estouro da sirene). Não poderia, no entanto, deixar de citar esse extraordinário Tiago Splitter, que somou 13 pontos, nove rebotes, quatro assistências e uma fúria defensiva cavalar.

O jogo foi bom, mas, como era de se esperar, muito nervoso. O Brasil freou o ritmo de Porto Rico, fez uma partida "à européia" como o figurino mandava e se deu bem no começo. Viu os rivais atirando como sempre de longe (5/21) e parecia com o jogo controlado com aqueles 13 pontos de vantagem no final do terceiro quarto - Alex, àquela altura, dominava Ayuso e Arroyo com facilidade. Mas aí vem o quarto e derradeiro período e todos aqueles lapsos mentais, técnicos e táticos voltam. É um tal de esquecer as jogadas, de arremessar de fora, de perder posses de bola tolamente. Felizmente a bola de Arroyo não caiu e o Brasil foi campeão.

O título faz justiça ao trabalho de Moncho Monsalve, técnico espanhol meio ranzinza mas com muito conhecimento do jogo, a este grupo que agora fala a mesma língua e a um trio de craques que merece crédito: Leandrinho, Varejão e Splitter são a espinha dorsal e o norte de um trabalho que merece ser levado muito mais a sério daqui para frente.

Parabéns à seleção, e que esta seja a primeira de muitas conquistas de um novo tempo que, tomara!, está por vir. Hoje é Dia da Independência. Que o basquete tenha declarado a sua uma noite antes.

37 comentários:

André Eler disse...

fizemos 3 quartos muito, mas muito bons.

com permanencia do Moncho, banco de reserva e mais tempo de preparaçao esse time chega entre os 5 do mundial com certeza.

Pedro Trindade disse...

valeu Bala !!

se até vc mostrou otimismo é pq estamos no caminho certo !! rsrsrs

brincadeiras a parte, hoje vou dormir feliz... parabens seleção, parabens Brasil !! vamo que vamo, e a Turquia 2010 que nos aguarde!!

abraçao

Pedro

Jônathas Waldhelm disse...

Beeeeeeeem Brasil!!
DO meio do primeiro quarto ao final do terceiro foi um jogo ótimo do Brasil. Claro, teve momentos ruins, mas superou e ganhou. é CAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

alguns pontos:

- nao entendi ainda a falta marcada pelo juiz ali no final, aquela do Leandrinho no Vassalo na saída de bola do Brasil.

- Brasil com apenas 4 turnovers!
-Perdemos feio nos rebotes (47-36 pra eles) mas ainda assim fizemos mais pontos no garrafao (18-14 pra gente) e ganhamos o jogo.
-Porto Rico nao fico à frente no placar em nenhum momento.
-aquela cesta de Porto Rico (nao lembro quem arremessou) no ultimo segundo do terceiro quarto foi mega espírita!
-to feliz!

Cassiano disse...

Estou muito feliz pelo resultado final...é unânime que jogamos 3 quartos bons...mas nesse momento temos realmente que ressaltar a vitória de um grupo fechado, raçudo, marcador, unido!!! Algo raro e que há muito tempo não viamos.
A manutenção de Moncho Monsalve é fator primordial numa campanha decente no Mundial da Turquia, alguns ajustes de planejamento e convocação de alguns reforços!
Poxa vida, até que enfim uma alegria!!! Agora vou deixar tem umas reclamações..rs

OBS1: Com todo respeito a Wlamir Marques por sua história e conquistas, mas assistir a um jogo sob seus comentários é algo insuportável...muito chato, pessimista e previsível...

OBS2: Cledi Oliveira, o que é isso? Mandar abraço para o tio do sobrinho...vai te catar..

OBS3: Estava pensando aqui Fábio...que jogadores 1 (principalmente), 2 e 3 temos para incrementar esse time aumentando a rotação e dando mais consistência?

Abraço

fábio balassiano disse...

cassiano, aguarde próximos posts
temos novidade boa vindo por aí!
nao posso adiantar, mas é muito bom

abs, fábio.

Jônathas Waldhelm disse...

aguçou minha curiosidade agora, Bala.

Unknown disse...

BRASILLLLLLLLLLLLLLLLL

Cassiano disse...

Vou estar acompanhando como faço diariamente!!!
Mas vc podia ter dado uma adiantada...rs
Parabéns pela cobertura da Copa America e pelo excelente trabalho que vc vem fazendo culminando na indicação do TOP BLOG.

Abraço "compañero"

Salve Brasil!!!

Anônimo disse...

BRASIL é BI-CAMPEAO.
O caminho é esse. Sem invençoes, por favor!
Deixem a comissao tecnica dar continuidade no trabalho reconhecidamente demonstrado e com belo resultado.

Diego disse...

O Bala é só deixar a galera na curiosidade, podia dar uma previa sobre o q se trata. Abraços!

Anônimo disse...

Parabéns!!!
Ao time que foi fenomenal, a cada jogo uma superação...
A você, Bala, e a sua dedicação ao esporte, seu Blog está cada dia melhor!!!
E sorte, muita sorte a nova gestão da CBB...
Abç.

Guga disse...

Fantastico Brasil!
Foi o titulo de um grupo unido e raçudo.
Jogou mal o último quarto e ganhou. Jogou bem o último quarto do outro jogo contra os mesmos Portoriquenhos e perdeu; perdeu, mas foi primeiro; e foi muito importante isso, apesar dos comentarios rispidos do Bala; se tivessemos perdido de mais e não tivesse aquela comemoração no final, provavelmente o time hoje entraria cabisbaixo, com a auto-estima lá em baixo; ou talvez tivesse disputado o terceiro lugar hoje ao invéz do titulo.

Mas isso tudo é passado. Vencemos e convencemos.

Mas nem tudo são flores para mim; fica um gosto amargo de comentários infelizes, de comentários óbvios, ou da falta de comentários descentes, por parte daqueles que somos obrigados a ouvir por pura falta de opção.
Ficamos a merce de pessoas como Bira Belo (que hoje mudou o tom e logo de saída fez elogios a todos os jogadores, comissão técnica e tudo mais e foi assim até o final do jogo), e principalmente a merce dos comentários do Wlamir, um senhor a quem respeitamos como ser humano e pela sua idade, mas que não pode mais ter um microfone na mão para falar tanta besteira.

Para terminar e encerrar minha participação por aqui, queria colocar minha opinião de torcedor e de quem acompanha de verdade a carreira do Huertas que ele não é jogador de encostar o corpo ou de fazer corpo molo só porque não tem um reserva à altura dele e que "faça sombra à ele", como disseram ao final da transmissão.
Ele não tem um reserva à altura porque não existe no Brasil um jogador assim e que tenha a confiança do técnico.
Voces tem que medir o que falam, pois da forma que foi colocado por voces deu a conotação de que o Huertas jogou despreocupado e sem compromisso nenhum, pois sabia que não tinha ninguém para substituí-lo.
Falar isso de um jogador que joga no nivel que o basquete atual de hoje exige, ficar 30, 35 e até 40 minutos em quadra sem sair, jogar 10 jogos em praticamente 10 dias, correr como ele correu, se dedicar como ele sempre se dedica à seleção, e ao final saber deste comentário de voces, é pra ficar pra lá de puto, mesmo que a intenção de voces tenha sido outra.

Quanto ao Wlamir, lamentávelmente ele não gosta do Huertas e isso é um direito dele. Preferências pessoais não se discute. Mas ficar ouvindo que ele gostaria que o basquete brasileiro ganhasse títulos, mesmo sul americanos, era muito importante porque assim as pessoas poderiam falar dos jogadores mais novos e PODERIAM PARAR DE FALAR TANTO NELE, como se depois dele não tivessem surgido mais nenhum jogador no basquete deste planeta.
Menos Wlamir, menos!
Aliás Wlamir, caso sua memória não esteja colaborando com voce nos últimos tempos, o Brasil, mesmo jogando com times B, C ou D (como voces comentaristas costumam rotular) ganhou diversos títulos sul americanos nos últimos anos, vários panamericanos, etc, inclusive num deles, em 2006, o Huertas foi escolhido MVP do torneio (e não era um torneio menor, de uma liga menor, como no caso do seu comentário infeliz sobre ele ter sido escolhido como melhor armador da ACB - Liga ESPANHOLA DE BASQUETE).

Voltando ao que interessa, o Brasil está no caminho certo.
Dêem continuidade ao trabalho, e com este grupo, reforçado de algumas peças que se disponham a participar dele, com humildade e sem vaidade, chegaremos longe.

Abraços e parabéns ao Fabio Balassiano pelo belo trabalho durante todo o torneio.

Guga disse...

Só para não ficar no ar, pois não fui claro sobre que comentou sobre o Huertas jogar despreocupado, pois não teve uma sombra à ele no banco de reservas, foi o grande Bira Belo, que de basquete nacional ou mundial, conhece mal e porcamente o basquete carioca.

Anônimo disse...

quem éByra BELO???
o Brasil é Bi na Copa America,....mas quem é mesmo Byra Bello???

Pelo que sei, não passa de um sacana, que fez de tudo para manter seu filho em selaç~pes de base....e agora caiu do ceu a posição de comentarista do Sportv.

Sugiro que o Grupo Globo escolha melhor seus funcionarios....precisa de curriculo para comentar, e o Byra Não tem.

jdinis disse...

Fábio,

Discordo apenas do trio de craques. Acho que a seleção está muito homogênea e o Huertas é FUNDAMENTAL. A postura defensiva de Alex e do próprio Marcelinho Machado (DEFESA TÃO COBRADA NO BLOG) devem ser ressaltadas, além da entrega do Guilherme, jogando muito bem em uma posição em que é baixo e sem impulsão para assumir.

O Marcelinho Machado, apesar de alguns lapsos de "crazzy shooter", também abriu mão de ser estrela para contribuir com o grupo.

Em especial sobre o Huertas: o momento em que o Moncho assumiu a seleção coincidiu com o crescimento do basquete do nosso armador e isso ajudou MUITO (já no torneio de Acrópolis e no Pré-mundial). Grande Copa América dele, mesmo sendo obrigado a jogar quase todo o tempo (espera-se que isso seja corrigido nas próximas convocações).

Por último: discordo VEEMENTEMENTE dos comentários que "metem o pau" no Wlamir e Bira Bello. Eles acertam e erram e o Bira, PARA MIM, acerta bem mais do que erra. Agora, concordo com o Guga: o comentário dele de que o Huertas sem sombra ficaria acomodado foi uma BESTEIRA COLOSSAL!

Valeu a vitória e vamos em frente porque ainda temos muito que melhorar.

Sds.

Anônimo disse...

Grande Bala!

Seu Blog deu novamente um show de cobertura dessa Copa América..parabéns mesmo!!

Aos trancos e barrancos chegamos a um importante resultado Internacional,que esse título nós premiem mas que tenhamos a lucidez que muuuiiitas coisas precisar ser mudadas e aplicadas.

Nota triste da cobertura da imprensa : Bira Bello!!
Quem esse cara imagina quem é?foi um jogador medícore de quinta linha,nunca dirigiu uma equipe de ponta do Basket Brasileiro?qual trabalho esse cidadão prestou ao Basket Nacional?..enfim pontos para a discreta cobertura da ESPN Brasil.

Jonas disse...

A melhor trasmissão foi do EI e do BandSports.

Era insuportável vc ver os jogos e ouvir Bira Bello e Vlamir Marques.

BIRA disse...

ACORDEM PESSOAL: O BRASIL NÃO GANHOU NADAAAAAAAA... PERGUNTO A VCS: O QUE É COPA AMÉRICA??????? RSRS.

Anônimo disse...

Byra Bello...Impossível aturar os comentários do cara...Em um jogo perdido defende a entrada do Olivinha o tempo todo e reclama que o Brasil utiliza poucos jogadores do banco. Já no jogo da final onde aconteceu a entrada do Marcelinho Machado critica a substituição e defende a permanencia do Alex em quadra!!
O cara não tem opinião formada...comenta de acordo como a coisa vai acontecendo!!

Saulo disse...

Fico muito feliz com a volta do basquete brasileiro.

Anônimo disse...

concordo com o Bira acima, o que pé ganhar Copa América? A seleção ganou o que minha gente? Que história é essa de volta do basquete? PAREM!!!! A Globo agora vai exaltar essa "conquista" como se fosse uma olimpiada e um título mundial, assim como sempre faz nos títulos Pan-Americanos... um ano depois a verdade vem a tona: 3 olimpiadas que o masculino não participa!!!! E em, 2010 teremos a grande verdade desse "titulo de copa américa" - um fracasso na Turquia. Acordem!!!!

Tomás disse...

Qndo ganhamos a copa américa em 2005 não dava pra ter esperança, o time jogava mal e ganhou pq o leandrinho meteu 6 bolas seguidas de 3, contra uma argentina pior q esta q jogou agora. E naquele mesmo campeonato perdemos para porto rico na fase classificação.

Mas agora é diferente, há muito o que melhorar e ninguem esconde isso. Mas o basquete apresentado desta vez é DIFERENTE, nos da esperança, não de ganhar mundial ou olimpiada, no basquete é furo é mais embaixo, são muitas seleções de alto nivel, ao contrário do volei (gosto e torço muito pelo volei) onde são 4 ou 5 e olhe lá.

A nossa esperança é de sermos competitivos, chegar nas quartas do mundial, classificar para a olimpiada, e quem melhorar os resultados na categoria de base aos poucos (este ponto é muito preocupante).

Só não vê a verdade quem não quer.

BRUNO disse...

o guga deve ser parente do huertas, não é possível...é impossível um jogador jogar sem um reserva como ele jogou...além do cansaço natural, ele pode ter um mal dia como teve na primeira partida contra Porto Rico...lembram-se????

Ele precisa sim de um reserva e quem jogou basquete sabe que qualquer jogador que não tenha um reserva acaba se acomodando sim, é uma coisa natural...o cara sabe que pode errar a vontade pq não vai ter ninguém para substituí-lo....acora aí GUGA HUERTAS.

leo aracaju disse...

Acho que o Brasil evoluiu muito mesmo. Defensivamente temos totais condições de fazer um grande mundial. Spliter e Varejão fazem um trabalho sensacional.

Mas nosso ataque é sofrível. Sem Leandrinho (ou num dia ruim dele) o Brasil não vence nenhum dos grandes da Europa.

O nosso quinteto titular é muito bom. Mas a nossa total falta de armadores e ala reservas nos torna um time muito deficiente.

Mesmo com Nenê e Paulão nosso time terá sérias dificuldades num mundial porque nosso número de armadores e alas de alto nível é muito pouco. Marcelinho Machado mostrou que em nível ele não resolve de jeito nenhum.

Moncho fez um bom trabalho? Com certeza!!!!

Mas não podemos se esquecer que o nosso comparativo anterior ERA SIMPLESMENTE INEXISTENTE!!!!!! Lula e Hélio Rubens são muito defasados no jogo internacional.

Uma coisa que até hj não entendo (e tenho que ser coerente com o que disse antes da copa América) foi esses reservas convocados.

Se o Moncho sabia que só utilizaria 7 jogadores por que deixou de chamar garotos mais promissores? As convocações de Duda e Diego são muito inexplicáveis, tanto pela bola deles como pela idade.

O que quero dizer com isso tudo é o seguinte: A troca do treinador não pode ser visto como um passo pra trás.

Eu se fosse dirigente conversaria com os jogadores muito claramente. E exporia minha vontade de mudar (principalmente para que o novo treinador ficasse um bom tempo no Brasil – coisa que o Moncho já disse que não pode). Só deixaria de mudar o treinador se os jogadores fossem completamente contra.

O BRASIL PRECISA DE UM TREINADOR ESTRANGEIRO QUE POSSA AJUDAR A MUDAR A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOGADORES DE BASE!!!!!!!!! E pra isso tem que permanecer um pouco no Brasil.

leo aracaju disse...

Acho que o Brasil evoluiu muito mesmo. Defensivamente temos totais condições de fazer um grande mundial. Spliter e Varejão fazem um trabalho sensacional.

Mas nosso ataque é sofrível. Sem Leandrinho (ou num dia ruim dele) o Brasil não vence nenhum dos grandes da Europa.

O nosso quinteto titular é muito bom. Mas a nossa total falta de armadores e ala reservas nos torna um time muito deficiente.

Mesmo com Nenê e Paulão nosso time terá sérias dificuldades num mundial porque nosso número de armadores e alas de alto nível é muito pouco. Marcelinho Machado mostrou que em nível ele não resolve de jeito nenhum.

Moncho fez um bom trabalho? Com certeza!!!!

Mas não podemos se esquecer que o nosso comparativo anterior ERA SIMPLESMENTE INEXISTENTE!!!!!! Lula e Hélio Rubens são muito defasados no jogo internacional.

Uma coisa que até hj não entendo (e tenho que ser coerente com o que disse antes da copa América) foi esses reservas convocados.

Se o Moncho sabia que só utilizaria 7 jogadores por que deixou de chamar garotos mais promissores? As convocações de Duda e Diego são muito inexplicáveis, tanto pela bola deles como pela idade.

O que quero dizer com isso tudo é o seguinte: A troca do treinador não pode ser visto como um passo pra trás.

Eu se fosse dirigente conversaria com os jogadores muito claramente. E exporia minha vontade de mudar (principalmente para que o novo treinador ficasse um bom tempo no Brasil – coisa que o Moncho já disse que não pode). Só deixaria de mudar o treinador se os jogadores fossem completamente contra.

O BRASIL PRECISA DE UM TREINADOR ESTRANGEIRO QUE POSSA AJUDAR A MUDAR A FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOGADORES DE BASE!!!!!!!!! E pra isso tem que permanecer um pouco no Brasil.

Anônimo disse...

o Leo Aracaju se empolgou...crie um blog próprio, filho!
Ave!!!

jdinis disse...

Gostei do "Blog do leo aracaju", concordo com quase tudo que ele falou (a exceção é quanto ao Hélio Rubens).

Sds.

Guga disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Guga disse...

Bala, se vc se achou no direito de excluir meu comentário, deveria excluir outros postados aqui, peincipalmente o que faz menção ao meu nome.

Não achei sua atitude democratica.
Lamento!

Guga disse...

Aliás, como vc deletou somente o meu comentário, deixa no ar que o cidadão que me citou, como dono da verdade e com (des)conhecimento de causa.

Anônimo disse...

BALA, pegou mal... não sei o que o Guga tinha escrito, mas pegou mal.

Anônimo disse...

Minha analise os 5 jogadores da seleção que estavam lá mas que quase não entraram em quadra:
Duda, Olivinha, JP, Tavernari, e Diego.
Qualquer clube brasileiro gostaria de poder contar com qualquer um deles em seu elenco. Com certeza ja estão fazendo excelentes campanhas por aqui, e o que eles precisam é de mais , muito mais experiencia internacional. Isso só será possivel a meu ver, e infelizmente se eles fossem jogar lá fora. Se continuarem por aqui, sempre vai existir um desnivel grande para eles vencerem.
Amistosos com a seleção na fase de preparação não são suficientes.
Ou então se começa a mudar o estilo de jogo por aqui, adotando o basket solidario, de equipe, sem tanta correria e as peladas que conhecemos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
fábio balassiano disse...

guga, eu só tirei porque você xingou insistentemente o pessoal aqui de cima. nada demais.
se vier com educação, ele volta.
críticas e debates educados são sempre bem-vindos.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

guga, só um adendo: concordo com quase tudo o que você escreve.
então siga em frente.
mas sem chamar os outros de palavras feias.
não pega bem.
você estava elevando o tom do debate e do nada caiu!
siga em frente

abs, fábio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Guga disse...

Bala, eu só me senti no direito de me dirigir de uma forma mais rispida ao Bruno. Não me referi a ninguém mais.

Só me senti desrespeitado e voce, com a exclusão do meu comentário, que aliás não foi mais pesado que muitos outros postados por aqui, deixou como verdade a grande bobagem escrita pelo Bruno, que aliás entende muito pouco de basquete e de parentesco. Ele confunde defender uma posição pessoal com defesa familiar.

Infelizmente não sou parente de nehum jogador da seleção.
Mas ele não sabe ler ou não quer entender. O que falei foi outra coisa completamente diferente e, inclusive, concordando qiue o Huertas precisava ter um reserva para poder dsescansar, mas não um Nezinho ou um amarelão tipo Valtinho.
E Não concordei também em dizerem que o Huertas se acomoda porque não tem reserva. Conheço poucos atletas que se dedicam tanto como ele. Aliás o tal Bruno não deve ter acompanhado os treinos da seleção em SP quando o Marcelinho Huertas aparecia para treinar, mesmo estando dispensado dos treinos; e ele já sabia quew seria o titular.

Bruno, voce tá bem por fora do que acontece no basquete, tipo Wlamir, o qual teve que reconhecer em seu orkut, numa das comunidades dele, a grande besteira que falou do Huertas e alguns espertões insistiram em repeti-las aqui.
Todos tem que por o rabinho no meio das pernas, como o Wlamir fez por escrito, e pedir desculpas. Estudar o basquete e acompanhar de verdade, não só o Flamengo, faz bem e não deixa as pessoas falarem tanta bobagem.

Obrigado Balassiano e desculpe qualquer coisa.