segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Lições

Que o título da Copa América é uma ótima notícia para o Brasil ninguém contesta. Vencer é sempre bom, o time mostrou evolução e parece que agora todos falam a mesma língua. Que isso tudo, porém, não esconda as nossas deficiências, pois o erro já foi cometido em 2005.

Na final da mesma competição (disputada, à época na República Dominicana), Leandrinho matou sete bolas de três, terminou com 29 pontos e o Brasil derrotou a Argentina (B ou C) por 100-88. O ala do Phoenix Suns terminaria o torneio com médias de 21,2 pontos, média idêntica à do torneio que terminou ontem.

O que aconteceu no ano seguinte àquela conquista todo mundo se lembra. O Brasil perdeu quatro de seus cinco jogos no Mundial, a média de todos os ateltas despencou (o elenco era praticamente o mesmo; e Leandrinho, para ficar em um exemplo, teve 13,2 pontos e 3/17 nos três pontos) e o elenco de Lula Ferreira voltou com a 17ª colocação - pior resultado de um time nacional em competições da FIBA. A Argentina, levando o time à vera, ficou em quarto. Porto Rico, com o seu basquete de sempre, terminou em 20º.

O momento, repito, é outro, mas é bom ficar ligado para não esbarrarmos nos mesmos erros. Uma conquista esconde os defeitos e supervaloriza as virtudes. Cair nessa armadilha é meio caminho andado para tropeçar na Turquia. Que a CBB fique bem ligada nisso tudo.

15 comentários:

Ninho da Nação disse...

Olha, claro que é normal a comparação com a Copa América de 2005, mas a diferença de jogo é absurda.

E é nessa diferença que estou colocando as minhas esperanças.

O time jogou demais nos 3/4, cansou um pouco, errou em muitas bolas, devem e precisam ser corrigidos.

Achei até bão. Porque se fosse uma vítória fácil, simples, poderia mascarar os erros.

Anônimo disse...

Bom texto Fábio, não podemos nos iludir com uma "copa américa".

Abçs

Luiz Melo disse...

Concordo plenamente Fábio. Até mesmo porque o nível desta Copa América em nada se comparará ao do Mundial ano que vem. Se não conseguirmos achar mais dois ou três jogadores para participarem ativamente da rotação acho muito difícil que tenhamos condições de ficar entre os 8 ou 10 melhores do mundo.

: disse...

Temos que pensar na manutencao do tecnico e nos jogadores que podem melhorar nossa rotacao.Embaixo creio que seja mais fácil, temos Nene, Baby, Paulao, Murilo.... agora em cima com quem podemos contar? Puxar o Guilherme pra posicao 3. equem mais que possa jogar sem comprometer? fica minha pergunta.

E parabens aos goldens boys, como o site da Espn internacional chamou nosso time.http://myespn.go.com/blogs/truehoop/0-44-19/FIBA-Americas-Qualifier--Day-12.html

Abraco

jdinis disse...

Algumas diferenças:

- O time que a Argentina mandou em 2005 era "B" mesmo (sem craques como Scola e Prigioni);
- Porto Rico também foi sem força máxima (Arroyo e Santiago, por exemplo). Acho que nesse momento Porto Rico tem o melhor e mais experiente elenco que já teve (incluindo a época em que fazia "jogo duro" com o Brasil de Oscar e Marcel) ;
- Naquela época tínhamos um time MUITO jovem em comparação com o atual. As temporadas na Espanha e NBA amadurecerem e melhoraram MUITO nossos jogadores;
- Agora temos armador - Huertas;
- Lula Ferreira é gente boa e inteligente, mas, como técnico, é frouxo. Acho que o Moncho provou que temos que ter um treinador estrangeiro.

Em resumo, acho que estamos em um patamar bem superior ao de 2005 mas MUITO atrás de times como EUA, Espanha, Lituânia e Grécia. Quanto aos outros europeus, sempre depende de quais jogadores vão querer participar e com qual disposição.

De imediato, acho que temos chance de fazer um papel bem melhor no Mundial desde que falhas como não ter 2º armador e banco (como um todo) sejam corrigidas. Para isso temos que ter um técnico presente o tempo todo e não apenas a um mês da competição.

E isso como solução provisória, pois, para sermos uma potência são necessárias inúmeras medidas mais (já bastante conhecidas e comentadas).

Sds.

Saulo disse...

É preciso ficar muito ligado mesmo.

Marcus disse...

O site Draft Brasil dá um banho de água fria nos corneteiros:


"Pode comemorar sim…e muito!"

http://www.draftbrasil.net/wordpress/?p=2116&cpage=1#comment-12077

Anônimo disse...

Estamos esquecendo do grande COMANDANTE e visionario:

GREGO, que sabiamente previu a necessidade de colocar um tecnico estrangeiro: El MONCHO.

PARABENS

Rafael disse...

Não estou lembrado mas alguém aqui perguntou ao Balassiano sobre a venda das camisas da Seleção.
POis então, o Presidente, está no Tá na Área agora e, fizeram esta pergunta p. ele; eis a resposta:
"No momento náo há venda de camisas da Seleção, simplesmente porque não temos um contrato com a Champions. Agora em outubro teremos uma reunião na Itália e isso será resolvido rapidamente."

Se não foram exatamente estas as palavras, foi +- isso!

Ele garantiu que é prioridade resolver isso; e sobre o Moncho o contrato dele vai até novembro.
Moncho foi direto p. Espanha, cirurgia já marcada, e depois conversarão sobre a renovação, levando em conta os jogadores e comissão que estiveram em PR.

Agora é esperar!

abs

Anônimo disse...

Na verdade o que aconteceu foi uma fato isolado, onde os jogadores chamaram a responsabilidade para eles.
O comando da CBB continua uma vergonha,sem planejamento,sem gestao, sem nada.Nao pensem que esta Copa America ira blindar o amadorismo.
Os meninos se superaram e infelizmente continuamos sem rumo.

A verdade é que nos bastidores esta pegando fogo,muitos querendo derrubar o Moncho,em troca de acertos previamente acertados na eleiçao de Carlinhos.

Ninguem esta falando da base,totalmente esquecida e a merce de federaçoes falidas e viciadas.

Nao deixem a verdade sumir por uma copa america de baixissimo nivel.
O amadorismo esta forte.

Esta gestao de carlinhos, em nada contribuiu para esta copa america, merito total a gestao anterior que contratou o Moncho que somente nao foi demitido por causa do contrato.

é isso....

Anônimo disse...

Bala,Bala
Nao é a CBB que tem que estar ligada.Somos todos nós.Nao consigo ficar feliz ao verificar que tudo continua igual,nao consigo me alegrar sabendo que uma Copa America pode ter o poder de esquecimento do verdadeiro basquete brasileiro, nao consigo ser otimista quando verifico que um padrao de jogo normal em qualquer lugar do mundo(menos em Puerto Rico), pode blindar uma confederaçao loteada por federaçoes, amigos dos amigos,por amadorismos em suas atitudes, e pela amnesia na formaçao e na base.
A mim ninguem vai enganar, sei que estamos muito longe de ter um Brasil que nos encha de orgulho pelo trabalho realizado e verdadeiro.
Este espasmo da copa america, deve-se ao Moncho e aos jogadores.
Estarei seguindo seu conselho, estrei bem ligado.

jdinis disse...

Rafael, obrigado pela informação sobre as camisas.

Com relação as críticas sobre a CBB, entendo que, quanto mais o basquete ficar "na mídia", mais difícil será seguir rumos incorretos ou ilegais. Não digo que não será possível, apenas mais difícil (opinião de quem está "por fora" dos bastidores).

Enquanto a modalidade se resumir a blogs e sites (excelentes na sua maioria) as reclamações e críticas não terão grande força.

Alguns passos importantes foram dados (criação da NBB, repatriamento de jogadores, fim das reeleições na CBB, período e condições de treinamento da seleção feminina, técnico estrangeiro na masculina) e, como disse o Fábio e alguns leitores: vamos ficar de olho.

Sds.

Anônimo disse...

Jdinis,
Que bonito seus dizeres, mostra que deve ser um jovem.Nao tem a maldade, quer dizer experiencia dos mais velhos.
1) Criaçao da LNB, somente existiu por que o Grego estava na forca e esta foi uma cartada que nao colou para ele.
2)Fins das reeleiçoes,tem clausulas imporantes que foram removidas que ninguem se deu conta.
3)Sel fem, esta de esmola em Barueri.Meu caro, cade nosso centro de treinamento,é uma vergonha a CBB ficar mendingando lugar para treinar.Acontece no Masculino tambem.
4)Tec estrangeiro? coitado do moncho foi usado pela CBB, e agora descartado.
Fique de olho nas noticias que virao, como o Grgo o Carlinhos nada sabe,nada quer saber e aposta no esquecimento do pessoal.
Continua a mesma coisa, pior quem manda é um cara do Volley, socio do ... deixa para la.

jdinis disse...

Caro anônimo das 20:27,

Acho que você concordou comigo que alguns avanços aconteceram no basquete brasileiro. Não são os avanços desejáveis nem os necessários, mas são avanços. Algumas medidas citadas vieram da antiga gestão, com interesses outros, mas estão aí.

Foi citado o fato do Moncho ter sido "usado" pela CBB. CONCORDO. Se desse errado a CBB "lavava as mãos", tinha tentado tudo, até um técnico estrangeiro.

Mas ACHO (como escrevi antes, não tenho informações de bastidores), que fica MUITO mais difícil colocar um técnico "apadrinhado", por exemplo, depois da campanha da Copa América. Os jogadores podem se manifestar, a imprensa "cair de pau", etc.

Somos leitores do Balanacesta que tem uma postura bastante crítica em relação ao basquete nacional (assim como outros sites e blogs), o que indica que concordamos com algo.

Não acho que esteja tudo "uma maravilha", apenas acho que o basquete está com mais exposição hoje do que tinha a 1 ano atrás e isso é benéfico EM TODOS OS SENTIDOS.

Não estou dizendo que a CBB é (ou está, ou estará) perfeita, apenas que saímos do "marasmo absoluto".

Se formos discutir a fundo os podres existentes nos "bastidores do poder" do Brasil, que tal começarmos por Brasília?

Abraços.

Anônimo disse...

Se fosse discutir sobre Brasilia nao estaria neste site.
Aqui é BASQUETE, e como em Brasilia deveria ser transparente e honesto.

A CBB em nada contribuiu para sair deste marasmo, ao contrario, botou fogo na lenha.
Os marasmo foi quebrado por CLUBES que fundaram a NBB e pelo moncho e seus pupilos.