sábado, 12 de setembro de 2009

Boa, Bial!

Falar de Alberto Bial é sempre complicado por aqui. O técnico, quase sempre, se confunde com o personagem, que, diga-se, foi criado por si próprio. Sobre o técnico, o que posso falar neste momento é bem legal: leio no site da LNB que ele esteve na Espanha por duas semanas para uma série de visitas. O treinador de Joinvile ainda assistiu o Torneio Cidade de Sevilha e conheceu o Real Madrid e Estudiantes. De quebra, ainda se filiou à Associação de Treinadores local.

É bem legal vermos que há um sopro de esperança entre aqueles que estão à beira da quadra, mas fica, também, uma sugestão para LNB e CBB, duas das maiores fomentadoras do basquete nacional: essas iniciativas são lindas quando partem dos próprios treinadores, como Alberto Bial, mas devem, prioritariamente, fazer parte da lista de obrigações das duas entidades. Se elas querem que o nível técnico das partidas cresçam e que o número de praticantes aumente, que estimulem os seus comandantes a estudar, se reciclar, se atualizar. Do jeito que eles estão, a tendência é piorar.

Por isso, mais uma vez parabéns a Alberto Bial, e que CBB e LNB liguem o sinal de alerta. Estimular técnicos a fazer intercâmbio, como diz o site, não é elogiar aquele que viaja por si só. No dicionário, o verbo é descrito assim: "dar incentivo a; despertar o ânimo, o interesse, o brio de; encorajar, incentivar, incitar". Para que isso aconteça creio que ainda falte um pouco. Como diz Bial, "o caminho é o trabalho a longo prazo". Tomara que algum dia as entidades compreendam que o primeiro passo é sempre o mais importante.

9 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que o Bial esteja trabalhando como técnico.

Nesta função ele pouco, para dizer a verdade NADA acrescenta ao esporte.

É, sem dúvida um interessante comentarista para as tvs a cabo (adoro qdo cometa no Sportv).

Deveria dedicar-se a esta função, uma vez que as opções no m ercado (Byra Belo, Wlamir,...) são fraquissmas e inapropriadas.

(Por falar nisso, ainda não ouvi a resposta do Sr Byra Bello a respeito da pressão feita à CBB para a convocação de seu filho para as vcategorias de base.....FAle Byra!!)

@lisangelo disse...

Bial eh gente finissima.

Anônimo disse...

Bom, que continue como técnico, porque como comentarista é insuportável.

GUGA disse...

É uma pena q ele, em algum momento, represente nossos técnicos lá fora.Passa uma imagem de fanfarrão.

GUGA disse...

Quase esqueci, o ANÔNIMO do primeiro POST dizer q BIAL comenta bem é brincadeira...para fazer tal afirmação é melhor não se identificar mesmo....continue no anonimato sempre...hahaha

Bruno disse...

Deveria ter feito isso no meio da década de 90 e, talvez, hoje fosse um técnico de primeira linha.
Mas nunca é tarde para começar, nem que seja para abrir o caminho para outros profissionais realizarem o mesmo.
Será que isso é um reflexo da vinda do Moncho e da campanha do Brasil na Copa América?
Como em uma mensagem para o pessoal da antiga do basquete brasileiro, pouco afeito a mudar, se reciclar, de que os tempos estão mudando?

marcelo marques disse...

a lnb deveria obrigar todos os tecnico a fazerem cursos na europa,eua,argentina se quiserem trabalhar deveria haver prova e apresentação dos certificados de conclusão de cursos

Tatu disse...

Não acompanho a carreira do Bial e por isso não entendi as críticas ao mesmo. Houvi falar do cara a uns dois ou três anos com o trabalho no Joinville.

POderiam me esplicar qual o problema do cara já que ao chegar por dois anos seguidos entre os quatro melhores do Brasil com um time apenas mediano não teria provado entender mais de basquete do que a maioria dos atuais técnicos brasileiros?

OSWALDO - RN disse...

OBRIGAR? QUEM VAI PAGAR A CONTA ?MARCELO MARQUES, ACORDE....ATUALMENTE, OU O TÉCNICO VAI POR CONTA PRÓPRIA OU FICA ESTAGNADO....O ÚLTIMO A TER ALGO BANCADO FOI O PRÓPRIO BIAL QUE FOI ENVIADO PELA CBB EM 2007 PARA A ESPANHA.UM ABRAÇO.