segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Revolução Francesa

Duas seleções ainda estão invictas no Eurobasket da Polônia: a Turquia, que hoje enfrenta a Grécia, e a França, que ontem bateu a Croácia por 87-79 e agora soma cinco vitórias (uma foi descontada para a segunda fase). E quem é o maior responsável pelo crescimento dos azuis? É o camisa nove aí da foto. Sendo reverenciado por Ronny Turiaf (aquele figuraça que jogou nos Lakers), Tony Parker, craque do San Antonio Spurs, parece enfim estar consciente de que seu trabalho no time nacional é diferente do que no time texano.

Defesa menos vazada da competição até aqui (63,2) e quarto time que mais dá assistências (16,2), a França é liderada por Tony Parker em uma campanha que pode até culminar com o inédito título continental (o vice de 1949 é o melhor resultado). O armador do San Antonio Spurs tem incríveis 19,2 pontos (segunda marca da competição, e 40% a mais do que a sua média ponderada no time texano), 2,3 roubos (o melhor), 51% nos arremessos de dois, quatro assistências (sétimo) e ainda 4,4 rebotes.

Sua principal qualidade, no entanto, não se lê nos números: é a liderança exercida em um grupo jovem e em formação. A França é um time composto por ótimos jogadores de elenco (Pietrus, Batum, Turiaf), mas com pouco espírito de decisão. Por isso, além de fazer a garotada jogar, Parker tem arrancado para as suas infiltrações em momentos fundamentais. O site do L'Equipe disse, dia desses, que o armador nunca foi tão "matador" quanto neste Eurobasket (para se ter uma idéia, dele saem 4,8 pontos em média em cada um dos quatro jogos difíceis de seu time no torneio nos últimos três minutos).

Tony Parker não é o único que joga na França, (outros cinco têm mais de 7,4 pontos de média, inclusive o promissor Nando De Colo), mas é quase isso. Com a Espanha em baixa, não custa nada sonhar com o título. Ainda mais com Parker jogando um basquete de altíssimo nível.

4 comentários:

Fábio_Fortal disse...

Sem contar no versátil Diaw, que pode marcar Duncan e ainda ajudar na armacao como SG e SF. Que besteira o Sr. Kerr fez nos Suns, hein...

Anônimo disse...

O Leandrinho deveria pensar melhor em mudar time, o Kerr ainda tem vontade de mandar embora o Stoudemire. Essa qualidade de partir para a decisão que eu acho estar faltando para o Huertas. Ele está fantástico como armadorArmador mas, em alguns momentos, ele precisaria voltar para o jogo dos tempos de Paulistano.

Anônimo disse...

Acredito que no Brasil o Huertas não tenha essa função de chamar a responsa, isso quem faz é o Leandrinho, e essa é a nova cara do Brasil, cada um sabe seu lugar, e é valorizado por isso! Mas com certeza se for o caso ele tem mostrado bola pra assumir! Abraxxx

Anônimo disse...

o tópico aqui é o tony parker.
craque de bola, merece todo o crédito.
parabéns pelo post bala. muitos dados e muito conhecimento.
tomara que ele nos leve ao título na nba também!

augusto sanches, RN