quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Muito a declarar

Como é bom ver Adrianinha com "fogo" nos olhos e jogando basquete de alto nível. A armadora teve 18 pontos, cinco assistências, nove rebotes, 6/7 nos arremessos e nenhum desperdício de bola nos 28 minutos. Foi a principal jogadora na fácil vitória brasileira por 78-34 na estréia da Copa América contra a seleção de Porto Rico. Como se vê, o Brasil venceu, mas não foi só alegria.

Continuo, insistentemente, me perguntando por que diabos Paulo Bassul teima com Mamá de titular. O que fez a ala-pivô de Ourinhos para merecer tal deferência? De novo: nada contra a atleta, a quem respeito, mas não há um raciocínio plausível que explique isso. Bassul, como quase sempre, quer ser mais realista que o rei. Franciele (nove pontos e oito rebotes), que parece voltar aos bons tempos e com uma explosão física e nos saltos impressionante, merecia uma chance.

Por fim, termino com algumas perguntas sobre o que vi hoje à noite.
1- Kelly continua com uma forma física inacreditável. Sua forma técnica, para piorar, está um caco. Será que Nádia ou Karina Jacob fariam pior?
2- Erramos 15 vezes contra Porto Rico (a maioria de fundamentos que, evidentemente, deveriam ter sido treinados nos quase 456 meses de preparação em Barueri). Se jogar contra uma Austrália ou Rússia, quantos desperdícios veremos? De 75 para cima, não?
3- Natália jogou apenas seis minutos. Se o técnico não a escala contra uma seleção do nono escalão do basquete mundial, para que levá-la para a Copa América? Dá para imaginar onde está a "baixo-estima" de Natalinha, não?
4- O aproveitamento de três pontos foi de 6/20. Se quisesse ser cruel, tiraria as 4/4 de Adrianinha, e o percentual cairia para 2/16 (12,5%). Onde está a comissão técnica, para frear o ímpeto das atletas?
5- Apesar dos 20 pontos no garrafão, a seleção não apresentou jogadas para Franciele, que ficou a todo instante balançando os braços pedindo bolas, e Alessandra. Por mais paradoxal que possa parecer, as duas receberam bolas apenas "na rebarba", na sobra. Se até Paulo Bassul admite que a força do grupo está nas jogadoras altas, por que não explorá-las com mais veemência?

Respostas na caixinha! Amanhã às 20:30 a seleção volta a atuar, desta vez contra a fraca República Dominicana, que hoje apanhou do Canadá por 103-37. Vamos ganhar, mas precisamos evoluir demais até que possamos dizer que estamos praticando basquete.

22 comentários:

Anônimo disse...

alguém sabe onde podemos olhar os jogos na internet??

fábio balassiano disse...

rapaz, boa pergunta!
queria botar o link, mas nao sei aonde há...

abs, fábio

fábio balassiano disse...

o jogo está fraco até agora, mas o brasil vence fácil. 15-6

Anônimo disse...

vlw Fábio!

Saulo disse...

Boa sorte, Brasil!!!

Leandro Teofilo de Brito disse...

Eu ainda pergunto o que Palmira e Mamá fazem nesta seleção... pelo amor de Deus!!!!!! As duas só fizeram bobagens o jogo inteiro...

Luiz Fernando Paes disse...

só sportv transmitiu?

e as espns ou o bandsports?

grato

fábio balassiano disse...

só sportv.
abs

Anônimo disse...

Oi, Fábio.

Uma dica. É muito feio usar "aonde" no lugar de "onde". No texto, você comete o erro duas vezes.
Não pega bem. Principalmente para quem quer daula de português à CBB (ou tomar o emprego do assessor).

marcelo marques disse...

infelizmente só o sportv transmite com o pessimo roby porto

fora bassul pra resumir depois da copa america é obrigação a demissão do bassul para o bom andamento das coisas

Anônimo disse...

No dia que a defesa faz uma partida quase perfeita todo mundo trata rapidinho de falar somente de ataque.
Para todos os que gostam de números está lançado um desafio. Tentem achar uma partida oficial da seleção principal de Porto Rico nos últimos 10 anos, onde elas tenham feito somente 34 pontos o jogo inteiro.

Anônimo disse...

É triste isso, pois eu fui um que torceu muito pelo trabalho do Bassul na seleção... mas estamos vendo que não há condições para isso. Bassul deve estar saindo fora ao fim da Copa América e Iziane deve se integrar ao grupo junto com Érika no ano que vem...

fábio balassiano disse...

verdade, anônimo. manquei nessa.
mas não quero trabalhar na cbb.
nao digo nunca, mas quase nunca trabalharia com esses caras aí.
de todo modo, aceito o "esporro".

abs, fábio

Anônimo disse...

Marquinhos

Bala,é incrivel uma seleção jogar tão desorganizada taticamente como esta seleção brasileira.Voce criticava o Barbosa e depois o Taralo por causa de High Low e Pick rolls,mas pelo menos com isto existia jogadas para pivot,de uma pesquisada na pontuação da "balofa" Kelly e da Alessandra,na era do barbosa.Agora anonimo ai de cima dizer contra quem Porto Rico fez menos 34 pontos,ele só joga centro america e de quatro em quatro anos Copa America,mas convenhamos esta defesa contra estas equipes,ainda é pouquissimo para nosso nível.

Anônimo disse...

Oi, Fábio.

Mais uma diquinha, viu. É muito feio criticar, como você fez no texto "Uma aula de jornalismo com a CBB" e ter cometido outro erro tão grotesco como errar o nome da Francielle ou Franciele, né!!


( .... deveriam ter sido treinados nos quase 456 meses de preparação em Barueri).
456 MESES?????

Exalto a fala do meu amigo anônimo: "Não pega bem. Principalmente para quem quer daula de português à CBB."

Abraço

fábio balassiano disse...

anônimo, já pedi desculpa pelo erro, mas o nome da franciele está correto.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Kelly ainda está gorda ? Ate quando ?

Anônimo disse...

Bala,

pelo q entendi, os 456 meses foram uma forma sarcástica de dizer que elas ficaram uma eternidade concentradas em Barueri. E que todo esse investimento não está aparecendo em quadra.

Já sobre o nome Franciele ou Francielle, acho um exagero tanta discussão. Perguntem logo à mãe dela como se escreve.

E por último, Bala, nós, amantes do basquete, gostariamos de vê-lo na CBB. Tenho certeza de que faria um bom trabalho por lá.

abraços,

Bruno Maciel

Anônimo disse...

"Fogo" nos olhos???

Anônimo disse...

Fábio Balassiano na CBB?

Anônimo disse...

ue como pode,se ele é o maior crítico da entidade??

fábio balassiano disse...

insisto!
jamais trabalharia na cbb.
por favor, hein!

abs, fábio.