domingo, 27 de setembro de 2009

Obrigado, Lisa

Quatro das cinco titulares do Indiana pontuaram em digítos-duplos, fator fundamental para os Fever derrotarem, enfim, o Detroit Shock em uma série de playoff (72-67 ontem à noite e 2-1 na final do Leste) pela primeira vez. Vaga na decisão da WNBA contra o Phoenix Mercury, que abriu 41-25 no primeiro tempo e fechou o duelo do Oeste em inapeláveis 85-74 (21 pontos e sete rebotes de Diana Taurasi, uma craque absurda!) contra o Los Angeles Sparks.

Tão pouco para duas decisões de conferência, você deve estar se perguntando. Mas a verdade é que ontem o basquete perdeu uma de suas maiores figuras. Quatro vezes campeãs olímpica e um dos símbolos da WNBA, Lisa Leslie fez, contra o Phoenix Mercury, sua última partida profissional (22 pontos e nove rebotes).

Atleta exemplar, Lisa chorou no vestiário e foi muito sóbria para a entrevista coletiva: "Sinto-me ótima, porque não tenho arrependimentos. Toda vez que pisei na quadra, fiz o máximo que poderia. Hoje (ontem) é meu último dia como atleta, mas eu tenho um marido maravilhoso e a minha família também. Esta não é só a minha aposentadoria, mas também minha transição, realmente, para a vida. De todo modo, continuarei eternamente ligada ao basquete".

Pessoalmente, tive o orgulho de entrevistá-la ano passado e ter visto boa parte de seus feitos. Não vi pivô melhor que Lisa Leslie em quadra, e acho que tampouco vi uma atleta com comportamento e comprometimento tão sólidos e corretos dentro e fora de uma quadra de basquete (o exemplo de Paula me vem à cabeça agora também, para ser sincero). Não é a modalidade que perde uma grande atleta, mas o esporte de um modo geral. De todo modo, Lauren Jolie, sua filhota, deve estar bem feliz com a presença de sua mamãe em casa.

Obrigado, Lisa!

2 comentários:

APLU disse...

Ela foi a maior da história do basquete mundial.

Uma líder nata, uma jogadora sensacional,enfim, capaz de fazer coisas fantásticas.

Abraçou o projeto da sel. americana em 96 (Atlanta).

Foi a garota propaganda de uma liga que hoje é a melhor do mundo (WNBA).

Pegou um Sparks ruim (basta lembramos das 4 primeiras temporadas) e nunca se colocou acima de ninguém, apenas trabalhou para o time.

Mais um gênio do esporte sai de cena... Para os americanos é um momento de emoção e reconhecimento. A certeza que as coisas continuaram dando certo, pois ter um ídolo como Leslie certamente aumenta a procura de meninas pela bola laranja.

Para nós quando perdemos um ídolo desse porte é a sensação de tristeza, pois sabemos que não teremos nas próximas 2 ou 3 gerações alguém com nível para carregar a modalidade e dar a sua parcela de contribuição.

CBB abra o olho!!!

Duda 11 disse...

Realmente Bala, o basquete feminino e mundial perde muito com a aposentadoria de Lisa Leslie! Só quem a viu jogar sabe como foi uma craque incontestável, além de um símbolo para o esporte!