domingo, 6 de setembro de 2009

O fim

Chegou ao fim a era Bruce Bowen na NBA. Aos 38 anos e com três anéis de campeão com o San Antonio Spurs, um dos maiores carrapatos defensivos de todos os tempos anunciou esta semana a sua aposentadoria. Classificado como um "marcador desleal" por alguns adversários, Bowen deixa um legado de muito mais virtudes do que defeito, ao meu ver. Principalmente no quesito determinação.

Jogador não-draftado em 1993, ele foi para a França - como pontuador. Entre 1997 e 2000, tentou a sorte em Miami, Philadelphia e Boston, sem muito sucesso, até que Pat Riley, no campeonato de 2000-2001 colocou em sua cabeça: "Rapaz, no ataque temos dez mil melhores que você. Na defesa, se você quiser, nenhum". E foi o que Bowen acreditou. No ano seguinte, jogou 32 minutos pelo Heat e foi para o segundo time de defesa da NBA. Assinou contrato longo com o San Antonio para a temporada seguinte, se transformou em um verdadeiro símbolo da dinastia dos texanos, quase não deixou de atuar (entre 2003 e 2007, jogou os 82 do torneio) e virou ídolo da torcida.

Que sirva de lição para os nossos jovens. Bowen não era desleal. Ele apenas queria vencer, e por um meio não muito conhecido de nós brasileiros: na defesa. Vai deixar saudades.

9 comentários:

RAO* disse...

Isso ae Bala! assino embaixo! marcador como o Bowen existem poucos! Uma pena não ter se aposentado pelo Spurs mesmo não tendo jogado no Bucks, mas pelo menos sua troca deixou o time mto mais forte pra esse ano.

leo aracaju disse...

O meu querido Phoenix Suns fica feliz com essa notícia, hehehe.

Glauber Da Rocha disse...

Concordo contigo Bala.
Bowen é um mestre na defesa e na determinação. E Bruce disse "todos sabem, e Pop me disse a mesma coisa, 'você é um Spur'"
Memso ele tendo se aposentado como agente livre depois da troca com o Bucks ele entende que fizeram isso para o bem da franquia.
Ele merece ter sua camisa 12 no teto do AT&T Center.

Daniel Alves disse...

Com certeza ele foi um marcador que marcou epoca. Ele teve otimos momentos contra Kobe Bryant! Tudo bem, de vez enquando escapavam umas voadoras como o Wally Szwerbiack bem lembra e golpes baixos em amigos como o Steve Nash. Mas, ninguem e perfeito, certo?!

Camisa aposentada ja e demais, por favor! Deem pro Parker, Manu e Duncan! Do contrario o Lakers tem que dar pro Fisher, Rick Fox, Robert Horry, Byron Scott e por ai vai...

Jônathas Waldhelm disse...

Bowen é um mestre na defesa.fato.
mas foi desleal em alguns momentos sim.

Cavsrejão disse...

Defesa, defesa, defesa...

A eterna paranóia dos esportes americanos, rsrs

RAO* disse...

Bem, spurs ja aposento a do Avery Johnson... não vejo pq não aposenta a do Bowen, Spurs ganho 4 titulos e em 3 com essa base TD/Parker/Gino/Bowen o resto dos jogadores foram todos rodando. COmo torcedor do Spurs, eu aprovo.

Madeiras disse...

Bowen não era desleal
Discordo veementemente.

Osama_Lakers disse...

Bruce Lee Bowen não era desleal? Fala sério, Bala!!! Sempre foi um grande jogador, grande defensor, mas era muuuuuuito desleal e adepto do vale-tudo (ele diria que da testa para baixo é canela, se fosse no futebol). Acho que já vai tarde e com um número muito menor de faltas flagrantes do que mereceria ter levado - e não digo isso só pq sou do Lakers - é pq acho que ser jogador defensivo não deve ser sinônimo de dar voadoras e/ou sopapos em adversários, só isso.