sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Derrota na vitória

O Brasil acaba de vencer o Canadá por 69-68 após cesta de Adrianinha, e fechou a sua passagem por Barueri com três vitórias (duas contra a Argentina). Ao contrário do que o V de vitória poderia supor, o V do time de Paulo Bassul nesta noite foi de vergonha. A exemplo da partida de segunda-feira diante das hermanas, vimos hoje outra atuação patética, outra escalação patética (Franciele de novo no banco e, depois, atuando por apenas 15 minutos), outra mostra clara da confusão que a comissão técnica coloca na cabeça das atletas.

Em que pese a vitória, vimos uma série de defeitos terríveis. O time segue sem defender absolutamente nada (Bassul não era o rei das retrancas mirabolantes?), continua obsoleto e previsível no ataque (aonde estão as jogadas do treinador?), passivo nos rebotes (13 ofensivos das rivais) e insosso na volta do ataque para a defesa (eu contei oito pontos de contra-ataque do fraco time canadense).

De bom tivemos um pouco da velha Micaela que conhecemos, uma boa atuação de Alessandra (12 pontos), uma razoável de Karen (nove pontos e ótima defesa no quarto final apesar de estar fora do peso) e uma decisiva Adrianinha (quatro de seus 11 pontos vieram nos 30 segundos finais). E só.

Jamais pensei em dizer isso, mas vamos lá: Paulo Bassul, que tanto queria uma chance na seleção após a sua passagem como assistente de Antonio Carlos Barbosa, consegue fazer um trabalho pior que o de seu antecessor. Noves fora a pressão que lhe é imposta, acho que essa singela frase já diz muito sobre a (falta de) qualidade que temos visto em quadra.

Que os deuses do basquete brasileiro iluminem a cabeça dos nossos comandantes, porque a Copa América promete ser uma montanha-russa de emoções. E ainda temos um corte antes do torneio, hein. Será que a lógica de Bassul cortará outra promessa, ou teremos novidade?

18 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez as veteranas tomando um baile de um monte de meninas.

Unknown disse...

Ai Meu Deus... fortes emoçoes no ginasio hj... Isso pq o Canada nao foi nenhuma potencia do BAsquete mundial... Erros Individuais grotescos, alguns ate acusando falta de entrosamento... Palmira?????? como eu gostaria de ter visto a Mariana jogar um pouquinho... Pior que o Brasil só o Canadá que faltando 6 seg abre o garrafão como uma avenida para a Adrianinha(mascarada) finalizar


A Copa américa vai ser teste para cardiaco

Unknown disse...

Ahh Bala, a Janeth tava no banco para minha surpresa também.

Luiz Carlos disse...

Realmente o Bassul consegue ser pior que o Barbosa,deveriam contratar aquele tecnico australiano que treinou a China na ultima olimpiadas. Os tecnicos brasileiros tanto no feminino quanto no masculino estao defasados.

APLU disse...

Já era esperando esse processo de ladeira abaixo na nossa seleção feminina.

Tivemos um "ditador" chamado Grego que não fez absolutamente nada.

Levamos anos para termos um Nacional feminino. Será que acharam que Paula, Hortência, Janeth, Ruth, Roseli, Nádia, Vanira, Vania Hernades, enfim, durariam para sempre ?

Na minha humilde opinião vejo um comandante sem comando.

A contratação da Hortência e da Janeth foi puro marketing na tentativa de mascarar a real situação do basquete feminino e da nossa seleção.

Se formos parar para analisar foi um critério adotado tbm pela seleção Argentina de futebol. Estava na crise e contratou o Maradona para camuflar e o resultado qual foi ? Fundo do poço!

As nossas atletas que brilham em território doméstico nuca conseguiram jogar na primeira divisão dos principais polos do basquete Europeu. Tem gente que fala: "Repatriamos jogadoras", mas na verdade muitas são dispensadas e como não conseguem se firmar lá fora, voltam para o jeitinho brasileiro. Fico enganando o público, faço meu nomezinho, pego seleção e depois todo mundo esquece das minhas temporadas lá fora, que foram um fiasco.

Se falou tanto em renovação e justamente as meninas foram cortadas (Clarissa, Iza, Mariana, Nádia...)

Temos nessa seleção uma penca de jogadoras com mais de 20 lesões mal curadas (desculpe pelo exagero).

Atletas muito acima do peso.

Se o paulista não teve um bom nível, basta lembrarmos as finais, como gostaríamos de ter uma seleção forte se as jogadoras são as mesmas ?

Muitos dizem que nossos técnicos são ruins.

Maria Helena é um gênio e deveria estar na cbb com alguma função.

As melhores jogadoras da base: Débora, Leila, Tássia, Tatiane etc.

Foram reveladas por Katia e passaram pelas mão da Mila... Será que a Janeth que nunca foi técnica de nada, nunca revelou ninguém de fato, enfim, está em melhores condições do que ambas ?

Nessa seleção essas meninas deveriam estar treinando como fez a Argentina com suas jovens promessas.

Dizemos que não temos técnicos, mas na verdade as que trabalham de fato com bagagem são excluídas.

Pq não, Katia e Mila que revelaram as principais atletas da nova geração não estam no comando das seleções de base ?

Pq o Guilherme do RJ não está nas seleções ? Se com material humano muitas vezes não no mesmo nível dos grandes times ele dá sufoco, imagina com time de primeira linha...

Pq o técnico da principal não é o mesmo da sub-21 ou sub-19 ?

Pq a Clarissa que colocou no bolso todas essas pivôs (tirando Alessandra e Kelly) durante 3 anos seguidos não ficou ? Lesão ? Mentira!

Cade a Mariana ? Fez um bom universitário e é jovem. Será que o nosso Nacional é mais forte e organizado do que uma liga universitária americana ?

Pq a Iza que sempre é contratada para fazer uma função e muitas das vezes jogar fora da sua posição para alegrar os técnicos foi cortada ?

Hoje temos que estudar todos os adversários e o pior é que tem gente que acha que não temos que estudar e acompanhar o Canadá... Na nossa real situação, com todo respeito até a seleção de Senegal temos que estudar.

Anônimo disse...

Marcelão

Bala,a verdade para alguns demorou mas chegou.O cara é e sempre foi um marketeiro,faz tipo,e conseguiu atrair alguns bem intencionados(voce foi um)que entrou na sua boa conversa,na pura disposição por mudanças.
Como bem disse em um post acima o time só ganhou porque a técnica canadense foi de uma falta de leitura do jogo,absurda na última bola,que propiciou a vitória.Outro bem colocado post,Janeth e Hortencia jogadinha bem evidente de marketig.

Anônimo disse...

Será que a Iziane está tão errada assim? Ela é porra louca mas viu o que está todo mundo vendo e resolveu tomar uma atitude, por reprovável que seja. E será que deveríamos mesmo perder o nosso melhor talento ofensivo por um técnico ridículo e uma bendita disciplina? Por que o esporte é tão "militar", o técnico é que manda mesmo que ele não saiba po** nenhuma e esteja levando todo mundo para o buraco? Se vocês fossem soldados o que vocês prefeririam: um general esclerosado levando seu batalhão à morte certa ou um colega, embora mala, capaz de salvar sua vida? Será que se o feminino tivesse um técnico com alguma capacidade a Iziane teria se rebelado? Os jogadores, por obra de SEU talento e ESFORÇO, conseguem lugar em centros mais desenvolvidos, obtém destaque, tem contato com os melhores profissionais e aí voltam para o Brasil e encontram os Bassuls e Lulas da vida... Como fica? Coloquem-se no lugar desses jogadores!!!

Bruno disse...

Não acompanho como deveria o basquete feminino.
Acho o nível muito baixo no Brasil, com atletas ridiculamente gordas, o jogo é muito lento, a defesa é fraca, enfim, o tipo de jogo que não gosto.
Mas sempre que a seleção joga, tento acompanhar.

Com relação ao comentário do Fábio sobre o Bassul, gostaria de fazer uma observação:o Barbosa, mesmo sendo um técnico com conceitos ultrapassados, era um cara que conseguia tirar das jogadoras bastante, e os resultados foram razoáveis.
Acho que pelo fato do cara ter um linguajar simples, um jeito meio Joel Santana de ser, as pessoas em geral o subvalorizavam, enquanto o Bassul, com seu jeito de professor, dá (dava?)a impressão de ser um grande conhecedor, atualizado com o que há de mais moderno no basquete internacional e, até o momento, os resultados mostram outra coisa.
Por outro lado, se não fosse o Bassul, quem seria o técnico?E não é culpa dele que a geração brasileira de jogadoras é fraquíssima, e as melhores dentre as jovens (Iziane e Ericka) não estão disponíveis.
Acho sinceramente que o basquete feminino está condenado a alguns anos, no mínimo, de mediocridade, e hoje não há nada que ninguém possa fazer sobre isso.

Anônimo disse...

Que está ruim isso é verdade...Mas daí a falar que a Iziane deveria estar no time é exagero!!Será que ela daria jeito??Creio que não...E ainda teriamos uma seleção que além de ruim, seria indisciplinada!
Será que não conseguimos perceber que não temos jogadoras de nível?Se falam tando dá Mila, Anne, etc e que elas é que foram as grandes formadoras e tal, então podemos concluir que também são grandes culpadas pela quantidade de jogadoras mal fundamentadas que temos no país. Precisamos urgentemente investir na base!!

Leigo

Anônimo disse...

OBSERVADOR

Amigo ou Amiga APLU-vamos esclarecer alguns pontos,inicialmente embora achasse o Grego um ditador,péssimamente acessorado-Bequer e Manteiga são demais de ruiiimmm!!!foi ele que em 1998 ralizou o PRIMEIRO nacional feminino,o que existia antes era um campeonato de uma semana.E,o Vendra foi o primeiro campeão.
Segundo,discordo de M.Helena ser genio,é uma grande técnica,não vamos nos esquecer que tanto ela como o sua "cria"(ela faz questão de dizer)foram os responsáveis até agora pelas "piores"classificações do Brasil em Olimpiadas e emundiais,M.Helena- sétimo na Olimpíada(8 equipes)classificando se na última vaga no pré olimpico-Mundial- 10 e 11 primeiro.Se não fosse o Pan de 1992 ela teria passado quase em branco.Semelhanças são mera coincidencias.
Não adianta ficarmos com esta de Katia etc. O que faltou ao bf nos últimos dez anos foram investimentos efetivamente,quem sobrou dirigindo equipes daquele período de patrocinios? Vendra,Barbosa,Maria Helena, estão fora.Só o Ferreto e a Lais. A nossa Hortencia, o que ficou em TODAS as cidades em que passou com seus projetos-com o lema "PRIMEIRO O MEU", o que temos o sr Chicão-Unimed,Americana,o sempre Santo André(quando a Lais cansar acabou) Catanduva ressurgiu,ainda bem.
Com este quadro o que sobra para a base práticamente nada.
Finasa-com toda infra estrura apoio financeiro. Jundiai vai sempre mais na raça e ideal do Divino,Barretos agora surge e bem,Americana um bom trabalho que já vem a algum tempo,com o Bassul- Mila iniciando,S.André do jeito que dá,e dai C.Olimpico-Janete-Araçatuba-Wenscelau -Mangueira,foi bem no nacional-Voz bom tecnico, então fica pouco e muito pouco.
Paula e Hortencia são produtos do acaso,sugiram foram as melhores que já existiram e dai para frente,tem de ter quantidade se não .......

Anônimo disse...

O Basquete Feminino está no FIM...
Que pena chegamos,estamos literalmente no fundo do poço.

Fora BASUL E GUIDETTI!!!

Fernando Segura disse...

Os problemas existem, mas o Barbosa ser melhor que o Bassul é exagero. O Barbosa deu uma imensa sorte de ter jogadoras com nível internacional na sua época.

Tá ruim, mas ainda acho que vale esperar os jogos oficiais para ter a visão final do trabalho do Bassul.

APLU disse...

Observador... respeito a sua opinião, mas não foi só investimento que faltou não!!!

falamos das atletas, porém ,quando surge um técnico com a competência da Katia, logo perdemos, pois a panela, jogo de interesses, politicagem, enfim, para esses caras tudo isso está acima do investimento.

Poderíamos ter o investimento da wnba que com esse reinado que a cbb teve durante anos não mudaria em nada o quadro.

Não importa se tem muita ou pouca grana pq o ser humano é o mesmo.

Quem é decente será com muito ou pouco.

Quem tem índole má sempre será independente do "Investimento".

já escrevi sobre o legado que a Hortência diz ter deixado, mas não deixou em lugar algum.

Maria Helena fez parte da geração de técnicos que mesmo sem grana fazia atleta de nível superior as que tem hoje!

Anônimo disse...

Ninguém está falando que a Iziane resolveria nossos problemas mas, se o Bassul não fosse um tecnico insignificante, possivelmente ela teria mais respeito com ele. O técnico tem que impor respeito pela sua competência, conhecimento, liderança e inteligência.

Unknown disse...

Bala, desculpe por não ser assunto do tópico, mas acabei de consultar as grades de programação do Bandsports, ESPN e Sportv e, pasme, nenhuma vai transmitir a final do Eurobasket ao vivo. Tudo VT. Lamentável.

Anônimo disse...

ULTIMA NOTÍCIA : Patricia, 24 anos e que foi bem nos amistosos, foi cortada da seleção. Preferiram a Mamá.
sem mais
Rogério

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
fábio balassiano disse...

marcelo, se isso se confirmar, é lamentável!
abs, fábio