segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O mundo gira

Neste momento o Eurobasket já deu a sua largada com Macedônia x Grécia e Rússia x Letônia. Competição de primeira linha, hoje haverá um jogo para lá de interessante: Espanha e Sérvia estréiam às 16hs no grupo C e fazem um duelo dos dois últimos campeões mundiais (a Sérvia, diga-se, jogava como Iugoslávia).

Com seu terceiro técnico em três anos (Sergio Scariolo, sucessor de Pepu Hernandez e Aito Garcia), oito espanhóis (Marc e Pau Gasol, Reyes, Múmbru, Cabezas, Navarro, Rudy Fernandez e Garbajosa) que se sagraram campeões no Japão em 2006 permanecem no elenco que é o grande favorito à conquista na Polônia (em 2007, no entanto, eles perderam o título em Madri após arremesso de JR Holden, da Rússia).

Do outro lado, a Sérvia aposta na renovação (apenas um jogador tem mais de 30 anos) para se recuperar dos micos das últimas competições (em 2004 terminou em 11º nas Olimpíadas; em 2006, em 15º no Mundial; em 2007 perdeu todos os três jogos no Eurobasket espanhol; e em 2008 ficou fora dos Jogos de Pequim). Contratou o exigente técnico Dusan Ivkovic (ex-CSKA) para comandar esse processo e tem no jovem Novica Velickovic (foto à direita) a sua principal esperança (o ala de 2,05m e 22 anos acaba de ser contratado pelo Real Madrid).

Como se vê, o mundo do basquete gira, e gira rápido. As duas últimas campeãs do mundo encontram-se, hoje, em situações absolutamente diferentes. Tão importante quanto cuidar das seleções principais é preparar a linha sucessória. Nisso, mas não só nisso, a Espanha dá aula. Do elenco que representa o país na Polônia, garotos como Ricky Rubio (18 anos), Sergio Llull (21), Victor Claver (21) e Marc Gasol já atuam ao lado de conhecidos e renomados atletas (Gasol, Navarro e Garbajosa). Assim a renovação é bem menos complicada, menos traumática e sem sobressaltos.

4 comentários:

Unknown disse...

Hoje de manhã o Byra Bello disse que o Sportv vai transmitir o torneio, mas não consta nada na grade do canal. Você tem alguma informação sobre as transmissões Fábio?

Wayand disse...

Olá, neste site vc pode encontrar links com os jogos, mas não é 100% garantido.
Abraços.

http://www.rojadirecta.org/

Unknown disse...

Valeu. O Bandsports vai transmitir também. Começam hoje com o jogo da Espanha.

fábio balassiano disse...

marcelo, a bandsports transmite.
a espn, creio que também.

abs, fábio