terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ponto Monsalve

Quando começaram os treinos para a Copa América, não acreditei que Moncho Monsalve pudesse colocar Marcelinho Machado no banco. Jogador de confiança e sempre elogiado pelo espanhol, tampouco poderia crer que Alex seria seu substituto. Mas foi o que aconteceu. Contundido, o ala do Flamengo não participou do Final Four do Rio de Janeiro e abriu espaço. O camisa 10 de Brasília não bobeou e coube ao treinador manter a coerência.

Na Copa América de Porto Rico, Alex dá duas coisas a Moncho Monsalve: um toque de humildade em Marcelinho Machado, que vem do banco e sabe exatamente o que o time (não) precisa dele e muito de sua força física e técnica. Contra os dominicanos, 21 pontos. Diante dos venezuelanos, cinco passes. Frente a Argentina, marcação implacável em um atônito Prigioni. Na última rodada, defesa pesada em Pinnock para a arrancada no terceiro período. Pronto: o Sargento Garcia mostrou ao espanhol com quantas armas se faz um bom jogador. Isso sem falar no fato de que, por não "precisar sempre do chute", acaba deixando Leandrinho e Varejão bem mais tranquilos no ataque.

Alex está longe de ser um craque, mas é um dos jogadores mais comprometidos do basquete brasileiro na atualidade. Seus 10,2 pontos (quarto em média na seleção), 55,6% nos arremessos (líder do time), três rebotes (quinto) e 3,8 assistências (segundo) falam muito pouco. O ala merece bem mais crédito que isso. É na defesa, no espírito altruísta e na atitude que o Brasil ganha demais com ele como titular. E isso, infelizmente, ainda não se mede em estatística. Que sirva de lição para todos nós. Ah, e ponto para Moncho Monsalve pela escolha.

Às 19:30, a segunda fase começa contra o México. Alex será titular.

14 comentários:

Cassiano disse...

Bala vc disse tudo!!!
Tive a oportunidade de jogar com Alex em São José do Rio Preto...na equipe juvenil e é interessante constatar que aquele cara raçudo, inconformado com um passe errado, uma bandeja perdida...buscando sempre o melhor não só dele, mas do time, continua intacto!
Alex sempre foi um exemplo e nunca precisou dar um grito, sempre demonstrou com atitudes positivas e influenciou desde o titular, ao seu lado, até o cara do banco de reservas, que mal atuava...
Claro que não é perfeito, nem nunca foi...mas te confesso que é uma alegria vê-lo como titular, e correspondendo! Acima de sua consolidação pessoal está a vitória do basquete solidário, consistente e que sirva de exmplo aos amigos que estão começando...Nem esempre o maior pontuador é o cara mais importante!
Alex, que bonito te ver marcar...obrigado!!!

@lisangelo disse...

Alex virou peca fundamental nessa selecao. O grande merito do Moncho a meu ver esta nao no aspecto tecnico, mas em manter jogadores tao diferentes trabalhando bem juntos. Nem que pra isso tenha de fazer afagos no ego do Marcelinho Machado chamando-o de 'genio' e o abracando depois de uma cesta de 3 (cena que eu achei um tanto quanto bisonha, mas que revela o quanto MM estava se sentindo deixado de lado).

Cavsrejão disse...

Mas é exatamente isso que eu sempre disse sobre o Varejão no CAVS!

Tem coisas que não vão parar nas estatisticas!!

Legal que vc difunda isso na cabeça da galera da net, pq o torcedor brasileiro que acompanha basquete ainda não possui essa capacidade de abstração desenvolvida.

abs

Anônimo disse...

Concordo com vc Bala e com os amigos acima.

VOu so lembrar um momneto das finais da NBB esse ano, eu estava na arena com amigos e minha esposa. De repente ela me pergunta:

Por que vcs não param de xingar o coitado do Alex ??? rsss

A minha resposta: Por que ele é craque demais e precisamos tentar atrapalhar ele.

Agora na seleção o cara mostra todo seu valor, e deixa bem claro o que sempre tentamos mostrar aos mais novos:
BASQUETE NÃO É SÓ NUMEROS.


Abs


Alexandre Reis

Henrique disse...

Alex tem jogado muito bem mesmo !

Parabéns para ele que conseguiu uma sequência muito boa aqui no Brasília e na Seleção, vem vindo forte também e sendo muito útil.

Anônimo disse...

e dá-lhe Marcelinho no BANCO!!!!!

A torcida vibra... rsrs

Fabiano disse...

alex não botou uma defesa implacavel em Pinoqui. não mesmo!!!!!

é incrivel como se maximiza o potencial dele, e minimizam o do marcelinho!!!

na minha opinião alex de fato merece a posição de titular, ainda mais pelo jogo que o moncho estabeleceu.

mas acho q em algum momento o talento de marcelo que sempre é minimizado, deve ser embutido nesse sistema, não sei como!!!

o pessoal fala q marcelinho chuta muito, e alex??? não faz o mesmo???? deu sorte no primeiro jogo q felizmente acertou quase tudo, mas isso é uma exceção no jogo ofensivo dele!!!!

Paulinho disse...

Alex é um excelente ala-armador, um excelente defensor e até uma opção para armação, mas pensando no Mundial, onde enfrentaremos as grandes potências mundiais, quem deveria estar jogando na posição 3 seria o Guilherme e não o Alex, muito menos Marcelinho.

Anônimo disse...

Não gosto do Marcelinho como jogador, mas o Alex está longe de ser seu substituto.

Aliás, é engraçado ver como o Alex está super comportado na seleção. Porque jogando no Brasil, é, de longe, o atleta mais arrogante e presepeiro que existe.

O ruim vai ser a volta, com essa moral toda que estão dando a ele, pois ficará mais marrento do que já é.

Anônimo disse...

Pulinho, eu acho que com a adição do Nene e o Paulão ao grupo.

A idéia do Moncho é trazer o Guilherme pra 3, mesmo assim o Alex e o Marcelinho continuam no grupo por serem importantes, cada um com sua caracteristica,

Abs

Alexandre Reis

Bruno disse...

Fico feliz em ver o Alex bem...sempre gostei do jogo agressivo e atlético dele, inclusive achava que teria uma carreira maior do que tem (e teria mesmo, na NBA, não fossem as contusões).
Isto posto, o Alex sempre teve um problema, por sinal muito comum no basquete:ele é o que se chama em inglês de "tweener", ou seja, jogador que tem características de mais de uma posição mas sem ser adequado em nenhuma delas, ficando meio que no meio.
O Alex tem o jogo de um 2 ou 3,e físico de armador principal.
Se ele tivesse mais visão de jogo e drible, seria um armador principal ESPETACULAR, top no mundo, por que é um grande atleta, um bom defensor, etc.
Para a Copa América dá pra escapar com o Alex de 3, agora imagina ele em um mundial marcando Turkoglu,Lebron,Nocioni,etc?Não dá, pois o Alex é muito baixo para a posição, mas por enquanto, está ótimo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herlanildo Campelo disse...

boa colocação balassiano, acho q o Moncho teria bem mas merítos sabendo usar os dois jogadores nos momentos certos.tem momentos do jogo q vc parece nem ver o alex em quadra, claro a diferença no potencial defensivo do alex é grande, mas naum existe esse q o marcelinha naum consigua defender de jeito algum, aí seria uma peça forte no ataque, tem momentos q dá até mesmo pra jogarem os dois, pq naum vejo a necessidade do leandrinho jogar todo esse tempo, antes quando ele naum vinha pra seleção o Brasil num se virava.
É aí onde mora a habilidade do tecnico em dirigir sua equipe em caminhos de vitórias, vejo algumas poucas coisas do Moncho esquisitas, mas o cara ta conseguindo fazer o Brasil melhorar e concerteza ele conhece de basquete bem mais q eu, se torna dificil falar sem acompanhar a coisa de perto.

mas vamo nessa Brasil com garra e união!

Carlos Machado disse...

Não sei quem inventou essa história de Marcelinho arrogante.

Quem o conhece, quem vive o dia a dia da seleção,sabe que todos tem o Marcelinho como amigo, jogador experiente.

É engraçado essa de Alex o santo, o sofredor, o Machado é o arrogante, destruidor de seleções.