quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Miopia e a esperança

Surtei quando li ontem que o próximo paulista feminino terá cinco clubes na série A-1 e dez na A-2. Sei que foi opção dos clubes devido a problemas financeiros, mas me surpreendo cada vez mais com a falta de capacidade de gestão dos nossos dirigentes. Ora bolas, uma singela questão: se o objetivo é promover o espetáculo, desenvolver a modalidade, por que diabos a Federação Paulista não "comprou o barulho" para fazer um torneio com 15 equipes (quase o dobro da LBF, diga-se de passagem!)?

A tristeza, porém, deu lugar a esperança rapidamente. Li ontem no Clipping do Basquete, de Alcir Magalhães, que João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros, pode se tornar candidato a presidente da Federação Paulista em 2012 (hoje o cargo é ocupado por Antonio Chakmati, espécie de dirigente esportivo que se perpetua no poder com ideias pouco modernas e atitudes muito retrógradas). Rossi é um dos responsáveis pelo excelente projeto esportivo do Pinheiros, e quem já conversou com ele (como eu) sabe que se trata de uma pessoa educada, com ideias arejadas e com ótima índole.

Vamos ver até quando as péssimas práticas de gestão terão espaço no basquete brasileiro. Se quiser crescer, a modalidade precisa extirpar dirigentes que estão há 20, 30 anos no mesmo cargo sem resultados práticos (de gerenciamento, de resultados, financeiros). Que a Federação Paulista de Basketball seja a primeira.

13 comentários:

Francisco Pereira disse...

Fábio, como vc, fiquei perplexo com a "incrível" destinação dos Paulistas Femininos A-1 e A-2. É simplesmente inacreditável....
Acontece que a FPB, infelizmente, não pensa em promover o basquete, mas apenas em encher os seus próprios cofres (e espero que seja só isso mesmo) e o basquete que se exploda.
É óbvio que o problema dessa situação é a falta de grana. Evidente! Um torneio com 15 times seria o ideal mesmo, mas como fica a fatia do bolo da FPB?
o Torneio Novo Milênio é outro excelente exemplo de torneio caça-níquel. Diz a FPB que ele é classificatório para o Paulista A-1. Mentira!!! Ele só busca dinheiro p FPB, pq todo mundo sabe que para jogar a A-1 basta dinheiro. Isso explica a queda do número de participantes da A-2 Masculino nos últimos anos (em 2010, chegamos ao ridículo de 8 times, com TODOS se classificando aos playoffs). Claro, para que jogar A-2??? Ela liga o nada ao além, infelizmente.
Tomara que o rapaz que vc comentou assuma a FPB mesmo. Precisamos tirar esses "Don Corleone" do esporte nacional (Ricardo Teixeira, Chakmati,etc) para ver se alguém trabalha pelo basquete, e não em benefício próprio.

Anônimo disse...

Nossa, de for verdade, finalmente alguém teve coragem de enfrentar o Toni.
Será q esta preparado para o que vem por aí?
Parabéns ao Rossi.

Anônimo disse...

Esse clipping do basquete não tinha encerrado?
Como ter acesso as notícias? Site?

Agradeço

fábio balassiano disse...

Como se vê, não acabou!
Me manda um email que te explico

Fabio

Anônimo disse...

Aleluia!!!!!!!!!!!!!
Que sua aposentadoria seja bem tranquila, vai tarde Sr. Tony.

Ricardo disse...

Que decadência!!!


Onde vão jogar as atletas de São Caetano????


E as 10 atletas dispensadas de Catanduva????


Vão jogar A2????


Imaginem quantas atletas sem clubes teremos essa temporada.

peter schiling disse...

Boa notícia, espero que o Rossi consiga tirar o Tony de lá.

Anônimo disse...

Na verdade, qual seria a graça pra as equipes que estao na A-2 jogarem na A-1??
Sao Caetano tentou e só tomou pau, Jundiaí tentou e aconteceu o mesmo. Todos sabem quais times vão ser os 4 primeiros desse campeonato, entao pra que se meter a jogar com essas equipes??
Acho que a A-2 vai ser um campeonato muito mais equilibrado, com a maioria das equipes sendo sub-21 e onde todas as equipes tem chances de serem campeãs(eu acho).
Para alguns esse campeonato pode nao valer nada, mais para os clubes e prefeituras, essa a A-2 vai valer muito.

Anônimo disse...

Anônimo desinformado,

São Caetano por pouco não tirou Americana das finais do Paulista do ano passado (empatou a série e perdeu a terceira partida por 1 ponto)

Jundiaí fez ótimas partidas e esse ano as meninas estariam mais maduras e a equipe reforçada pela Tatão, Joice e Drielli, apesar que o mais importante no caso de Jundiaí não são os resultados e sim a chance de uma nova geração se desenvolver jogando contra os melhores times.

Por conta desse tipo de pensamento que estamos nessa situação lamentável.

Anônimo disse...

Conhecedor da pessoa Joao Fernando Rossi a no minimo 3 decadas, posso atestar que por sua indole , dedicacao e amor ao esporte, digo que eh uma excelente opcao para a presidencia da FPB.
Pensamento moderno, antenado com as estrategias comerciais que o esporte competitivo exige , e lutando nao apenas pelo seu clube ,o Pinheiros ,e sim, pelo crescimento da modalidade, do esporte brasileiro em geral, em beneficio de todos os outros clubes.
Afirmo q , se verdadeira , sua canditadura eh a opcao ideal para a FPB , ja q eh totalmente voltado em prol do crescimento do nosso combalido esporte e jamais em beneficio proprio.(Como alguns dirigentes usam o esporte).Seu desempenho como diretor de esportes do ECP e na formacao da liga nacional de basquete junto com outros abnegados pelo basquete ja mostram seu cartao de visita.
Carlos Viegas

Anônimo disse...

vai ser trocar 6 por meia dúzia, assim como na CBB...

Anônimo disse...

Uma coisa que gosto no Fernando Rossi, e que ele pode colocar a mentalidade de resultados que e o forte do Pinheiros, vejam quantas modalidades esportivas, quantas categorias, quantos patrocinadores, e isto e so pra começar, a mais vão dizer - o Pinheiros nunca ganhou nada no basquete!, eu sei, mas esta se extruturando para ganhar, e se olharmos as outras modalidades, poderemos avaliar o trabalho feito no esporte competitivo, sinceramente um dos melhores do Brasil.
O basquete precisa de mudanças, e este e um bom nome, e um nome que traz agregado a si outras personalidades, como a tec. Telma.

Anônimo disse...

A Federação Gaúcha já tem gente nova na gestão. Em breve os resultados deverão aparecer. Abraços
Léo