sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

É crise

Recentemente escrevi um post sobre o Flamengo em que perguntava se o time estava em crise após perder quatro partidas seguidas. O tempo passou, mais derrotas vieram, e a resposta é: sim, os rubro-negros estão na pior (sugiro, inclusive, a leitura do ótimo artigo do Rodrigo Alves a respeito).

Não consigo acessar as estatísticas do NBB3 (confesso que desisti do site) para uma análise mais profunda, mas é muito claro que o rendimento do trio Duda, Hélio e Fred caiu demais. Com isso a responsabilidade de Marcelinho, que já era alta, ficou ainda maior. E como o ala já adora arremessar vocês sabem bem o que acontece, né. A defesa, que havia melhorado no começo da Era Gonzalo Garcia, voltou a apresentar falhas terríveis nas coberturas (a marcação no lado oposto do Flamengo seguramente está entre as piores do país). Isso sem falar nas oscilações (técnicas, táticas e mentais) que o time sofre durante as partidas.

Aquele time quase invencível no país deu lugar a uma frágil equipe. O Flamengo irá se classificar aos playoffs do NBB3, mas precisa melhorar demais se quiser recuperar o título perdido ano passado para Brasília. Hoje contra o Pinheiros, em São Paulo, pode ser um bom começo para sair da lama.

8 comentários:

Anônimo disse...

jogadores com contrato alto nao estao gostando de treinar e serem cobrados por isso. Sem falar em briga de bastidores iniciadas por mulher de jogador.

Baralhão disse...

Quais estatísticas você não consegue acessar? Eu considero o site da LNB adequado. Não que as estatísticas sejam confiáveis, pois quem anota nem sempre é qualificado para tal.

Anônimo disse...

Bala não vou entrar no merito dos jogadores quererem ou não treinar firme, mas faço algumas ponderações.
O "time quase invencivel no País", sempre foi inconstante tecnica?tatica e principalmente mentalmente(chupeta nunca teve controle sobre seus atletas), ganhava mais pela fraqueza dos adversários que pelas proprias qualidades.
A defesa mesmo apresentando falhas terriveis, está melhor que nos anos passados.
Duda e Fred, esses sim cairam de produção, mas Hélio melhorou no quesito ser armador, está controlando melhor, passando melhor, acredito que seu numero de assistências deva ter aumentado, e até vejo hoje o Flamengo dependendo bastante dele, o que antes em minha opinião, não ocorria, ele entrava tentava meter umas bolas de três, acerta beleza, senão banco.
Gostaria e espero que deem continuidade ao trabalho do tec., que pouco me importa se e Argentino ou Japones, quero poder ter pelo menos duas temporadas para analisar o trabalho dele.

Anônimo disse...

Esse post é insunuante Bala.

Realmente há uma crise, técnica e tática. Como bem disse Duda, Hélio e Fred cairam demais de produção. Contudo, os 3 nunca foram lá grandes coisas, vamos ser sinceros. Antes faziam umas firulinhas no Brasil, agora, sequer isso. Baby é decididamente um péssimo jogador. Fraco, por isso, picaram sem dó o pé em sua bunda nos Raptors, Jazz e na Rússia. Teichman é uma grata surpresa, mas ainda carece em alguns fundamentos. E Marcelinho, agora vem chumbo. Este visivelmente não é mais o mesmo. Ainda arremessa como louco mais as bolas já não caem mais, a liga das américas dele foi pra lá de sofrível. Fora a isso, acredito que houve uma pequena melhora no nível técnico dos times do NBB. Bons estrangeiros e alguns bons novatos surgindo. A única coisa que me surpreende de verdade é que mesmo com essa fase do Flamengo tem várias pessoas que ainda insistem em pedir Duda e Baby na seleção. Aí como diria Milton Leite. Parei.

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida, o Chupeta é fraco. Mas o pior era sua retaguarda como o supervisor, o diretor e o diretor de esporte olimpico. O Flamengo não tinha comando, nem dentro e nem fora de quadra. E ainda continua assim. Quanto ao treinador argentino, não tem nada com isso, entrou de gaiato no navio. O que me chama mais atenção nele, é sua cara de comediante de comédia pastelão dos anos 40.

Anônimo disse...

como avaliar o lado oposto da defesa? existe alguma estatistica para tal? gostaria de saber pra poder avaliar tambem.

Lucas disse...

Calma Bala...
Foram dois jogos difíceis e na casa dos adversários.
Perder para o Brasília e para o Pinheiros não pode significar crise, é normal.
O Brasilia perdeu ontem para o fraquíssimo Assis. Crise em Brasília? claro q não, acontece.
Não sei se o Flamengo está jogando menos do que nos últimos anos ou se são os outros times que melhoraram.
Acho q o jogo do Baby melhorou desde que o Argentino chegou e esse ala americano tb é bom. Mas o duda perdeu aquele entusiasmo e diminuiu muito a sua importância nos jogos. Acho q o problema está aí.
Problemas de armação o Flamengo sempre teve. O Hélio pontua muito mas não consegue ditar o rítimo do jogo.
Com mais um tempinho o time vai se arrumar. É um bom time e não me parece com problemas de relacionamento como dizem tanto.
vamos ver...
Vlw

Anônimo disse...

Qual a dificuldade em acessar as estatísticas? Tá tudo lá. O site é muito ruim, mas não vejo nada de mais com as estatísticas, nem de menos. Ou é má vontado ou seu navegador tem algum problema.