quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Em nome do Padre

Corria o ano de 1921 quando o Padre Eusebio Millan, cansado de suas viagens pelo mundo, decidiu não carimbar mais o passaporte e fixar moradia na sua Barcelona querida. Eusebio foi dar aula de teologia na Escola Pías de San Antón, mas não se limitou a isso.

Um dos filhos Dele ousou ensinar, também, o jogo dos Deuses, até então desconhecido dos catalães em particular, e dos espanhóis de modo geral. Com conhecimento adquirido em Cuba, Millan colocou os meninos para aprender basquete em uma cesta improvisada (veja a foto do post) entre duas janelas de outras salas. O alvoroço foi tão grande que em 1922 o padre se viu obrigado a criar o primeiro clube de basquete do país, o Layetano.

Mas por que diabos este blogueiro decidiu escrever isso agora? Pelo simples motivos que entre 6 e 8 de maio a cidade de Barcelona comemorará os 90 anos de basquete com o Final Four da Euroliga. Não poderia haver homenagem melhor (marketing baseado na história é isso aí!) para o Padre Eusebio Millan, que à época não sabia, mas acabou ensinando o esporte que seu país hoje domina tão bem.

Nenhum comentário: