quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sempre Laís

Acabei não comentando aqui, mas vale uma lembrança importante sobre a campanha de Santo André na Liga de Basquete Feminino desta temporada. Treinado por Lais Elena (há mais de 15 anos no cargo), a equipe se manteve invicta no returno (bateu a até então invicta Americana inclusive) e terminou a fase regular com 12-2 (segunda melhor campanha).

Chamam a atenção os números individuais de Ariadna (17,1 pontos), de Micaela (13,3) e Êga (13), mas a grande força mesmo é o jogo coletivo. O time passa bem (17,9 passes por partida - segundo melhor índice da LBF), rouba bolas com constância (12,9 - líder), erra pouco (12,4 - líder), permite poucas assistências dos adversários (11,7 - melhor marca do torneio) e força erros consecutivos (22,1 - melhor marca). Nos arremessos, Santo André reduz os acertos nos chutes de dois pontos com maestria (permite apenas 44,9% de conversões) e contém chutes de três com correção (apenas 14,2 tentativas, com 26,8% de acerto).

Santo André não é o favorito ao título da LBF, mas possui a melhor treinadora da competição. Com elenco limitado, Laís Elena conseguiu, mais uma vez, tirar leite de pedra e fazer o time jogar com um mínimo de obediência tática e responsabilidade. Uma pena que o basquete brasileiro não enxergue o talento dela.

18 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post!
Lais é ótima mesmo
alguém reconhecendo o trabalho dela

legal!

edu

Arthur disse...

Pena que a Diretora Hortência enxerga ela como antiquada!!
Mas, concerteza a Laís é a melhor técnica do Brasil, e merece muito ser a técnica da seleção.

Anônimo disse...

Verdade a Lais é otima... ela é quem deveria ser colocada como tecnica da seleção feminana e não alguem sem experiência nenhum com o basquete feminino...
É mais como diz a hortencia... precisamos de renovação...e o Enio seria a renovação? e a Lais ja esta utrapassada?
Sinceramente eu acho que não... mas quem manda é a Hortencia.... fazer o que... só torcer.....


quequel84

Anônimo disse...

ANONIMO

BALA BEM MAIS DE 15 ANOS NO COMANDO DE S.ANDRÉ.PODE POR AI UNS 25 ANOS!!É UMA DAS GRANDES HEROINAS DO BASQUETE FEMININO.TRABALHO SEM MUITO LOBBY,MARKETING,COMO UNS E OUTRAS, MAS ESTA AÍ.

Ricardo disse...

A Laís está fazendo um ótimo trabalho realmente, só uma ressalva: poderia utilizar um pouco mais as ótimas meninas da base de Santo André, que mesmo em jogos com mais de 30 pontos de diferença, ficam mofando no banco ou nem são escaladas.

Anônimo disse...

Inclusive nao viaja de aviao. Ia ser otimo ter alguem na seleçao indo para o Mundial de onibus ou barco.

Anônimo disse...

Bala,

A Laís já foi assitente do Barbosa na seleção e estranhamente saiu do cargo (diziam que era por medo das viajens de avião). Chance ela já teve....

Anônimo disse...

Ué!Ela teve chance como assistente
Acho que como técnica ela enfrenta-
ria um avião com certeza.

Dante De Rose Junior disse...

A Laís é uma das grandes batalhadoras do basquetebol feminino. Além de grande jogadora que foi, é um verdadeiro ícone do basquetebol brasileiro.
Tenho plena convicção que o Basquetebol Feminino de Santo André só sobrevive devido ao seu total envolvimento, sempre com a participação da Arilza e de outras abjengadas.

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo das 14h.Falta divulgação para o trabalho de santo andré;pela competencia de suas técnicas e resultados alcançados.Na seleção de desenvolvimento tem 3 convocadas; Jessica,Caca e Sassá.
Parabéns Lais e Arilza.

Anônimo disse...

A Laís já viajou para o exterior
na gestão do Grego junto com a seleção.

Anônimo disse...

A Laís foi assistente técnica da seleção brasileira nas Olimpíadas de Atenas em 2004, acredito que ela não tenha ido de ônibus para a Grécia e que eu saiba, nos jogos em Joinville e Rio de Janeiro as viagens também são de avião.

Anônimo disse...

A Laís é uma treinadora muito experiente e competente,somente numa cultura como a nossa aqui no Brasil e numa gestão primitiva, precaria e limitada intelectualmente como a da Hortencia que esse tipo de profissional não tem espaço e nem suas opiniões são levadas em consideração.Nessa edição da Liga ela vem dando dentro de quadra uma bela resposta , as criticas desrrespeitosas que recebeu por parte da CBB, demonstrando toda a sua competencia nesse contexto precario e sem estrutura nenhuma em que vive o basquete feminino brasileiro, a competencia e comprometimento de sua comissão técnica e de suas jogadoras, onde vejo na recuperação da Micaela o melhor exemplo disso.E a mensagem que passa aos futuros técnicos brasileiros é essa: "respeito não se impõe , se conquista."Parabéns a Laís, essa grande lenda do basquete feminino brasileiro.

Carol
Canoas-RS

Anônimo disse...

Deixar Laís, Vendramini e Maria Helena de fora para optar por Enio Vecchi, só a incompetente da Hortência mesmo!

Anônimo disse...

O que a rainha da sucata tinha que fazer era no mininmo ter feito
um convite para a Lais passar todo
o seu conhecimento para os que estão chegando agora e não sabem
nada.Consultoria técnica e tatica.
Por tudo que eu tenho visto na
Liga ela tem de sobra.

Anônimo disse...

Complemento quem disse que falta divulgação para o trabalho de santo andré. A divulgação é boa aqui. Até encontro bastante coisa de Santo André, seja nos jornais regionais do ABC ou alguns sites especializados. Alguém divulga com certeza.
O que falta é divulgação do basquete feminino por parte dos grandes. A mídia não dá espaço. Cadê a tv aberta? Cade os globo esporte da vida mostrando resultado? Até jogo de tênis de gringo é mais importante que o nosso campeonato, lembro uma transmissão na sportv de um jogo que entrou só os dois minutos finais, porque não podia cortar o jogo do número um espanhol, fala sério. Prefiro uma emissora que compre a coisa de fato, do que uma que tenha os direitos e não valoriza o produto que tem.
E da Laís, acho que nesse momento de reestruturação do feminino ela seria essencial.
Mas vamos ser realistas, a Globo vai continuar com os direitos e quem não tem tv a cabo, não vai ver uma partida de basquete feminino e a nariz empinado da Hortencia não vai dar o braço a torcer para a competencia da Laís.
Vamos todos fazer o seguinte, rezar por um milagre! "Papai do céu põe uma luz na Globo e na Hortência". rsrs

Anônimo disse...

lais nao coloca as juvenis por que?
nao lança nenhuma revelaçao.
fora!
seleção com ela, vcs tao loucos!!!

Anônimo disse...

A Laís é técnica de Santo André desde a década de 70, há mais de 30anos. Desde que eu era mini, só vi ela no comando do Santo André (naquela época era Pirelli). Ela levou a Marta (pivô da seleção durante muitos anos) para lá em 1978 e até hoje está à frente do time da cidade. É mesmo uma abnegada. Acho que no esporte nacional (não só no basquete)ninguém ocupa um cargo há tanto tempo. É digno de se checar.