segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A maior guerreira

"A CBB fala muito em renovação, mas quero saber em qual sentido. O basquete não muda, o que muda é a forma de trabalhar e sigo fazendo meu trabalho". Essa foi a frase de Laís Elena antes da conquista do título a Fábio Aleixo, no Lancenet.

E no domingo Laís deu outro show de basquete. Comandou Santo André com mãos de ferro, explicou o jogo às atletas ("a defesa mudou pra individual, vocês não viram?"; "o jogo é de infiltração, gente"; e "se não defender não ganha, moçada") e acabou vencendo o seu segundo título nacional (e com um time infinitamente inferior àquele de 1999, que tinha, entre outras, Janeth e Helen).

Independente do elenco, Laís, de 67 anos, está em Santo André desde 1974. Com verba, sem verba, com título, sem título, ela está lá, lutando para fazer um basquete melhor a cada dia (e sempre com a palavra 'ensinar' em primeiro lugar). Infelizmente experiência e sabedoria não são valorizadas por aqui, mas a melhor treinadora do país merece todo o crédito pelo troféu de ontem (por favor, gente, vamos colocar uma coisa na cabeça: há veteranos atualizados e jovens sem o menor conteúdo - logo não é a idade que dita se a pessoa é boa ou não). Quando o cronômetro zerou, só pensava na maior guerreira do basquete brasileiro. Laís Elena merecia demais!

7 comentários:

eZ disse...

eu não acompanho basquete nacional, quiçá o feminino q o nível é ridículo ...
mas essa técnica aí mudou o jogo a cada tempo pedido ... fazia muito tempo q eu n via isso tão claro em um jogo de basquete ...

pq essa mulher não está na seleção mesmo ?

ROSSANA DIAB - UBERLÂNDIA / MG disse...

"MAIS UMA VEZ, A SÚDITA-RAINHA COLOCOU A RAINHA NO LUGAR DE SÚDITA! ESSA E A SABEDORIA QUE SÓ O TEMPO DÁ(PARA ALGUMAS PESSOAS)"
E A LAÍS HELENA É UMA DELAS.

QUEM ENTENDE DE BASQUETE NESTE PAÍS, DEIXANDO DE LADO PICUINHA ENTRE TORCIDAS, E CONSIDERANDO APENAS A PAIXÃO PELO BASKETBALL, SABE QUE A LAÍS HELENA É A MELHOR TÉCNICA EM ATUAÇÃO NO PAÍS. NÃO É POR ACASO QUE ELA CONSAGROU SUA EQUIPE CAMPEÃ! ELA TEM UM ESQUEMA TÁTICO E UMA VISÃO DE JOGO QUE NENHUM OUTRO TÉCNICO CONSEGUE ALCANÇAR, USA SUA INTELIGÊNCIA E KNOW-HOW PARA CANTAR AS JOGADAS CERTAS NA HORA EM QUE PRECISAM SER REALIZADAS, E JUNTAMENTE COM A ARILZA CORAÇA, QUE POSSUI GRANDE EXPERIÊNCIA, PERSEVERANÇA E É PARTE ESSENCIAL DESTE TIME DE CAMPEÃS, POIS É A 'ALMA ENCORAJADORA' DESTAS MENINAS, FORMAM A MELHOR COMISSÃO TÉCNICA DO PAÍS, E PROVARAM ISSO!

...AGORA A 'PRESIDENTA' HORTENCIA VEM DIZER QUE A LAÍS HELENA E ATÉ MESMO O BARBOSA, OUTRO GRANDE TÉCNICO, SÃO MUITO VELHOS PARA COMANDAR A SELEÇÃO...
O QUE IMPORTA É A IDADE OU A COMPETÊNCIA???

NESTE CASO ESTÁ EXPLÍCITO QUE IDADE, EXPERIÊNCIA E COMPETÊNCIA ANDAM, INDUBITAVELMENTE, DE MÃOS DADAS!

PARABÉNS LAÍS HELENA E ARILZA!
PARABÉNS ATLETAS, GUERREIRAS!
PARABÉNS SANTO ANDRÉ!

Balassiano, suas palavras traduzem perfeitamente o momento em que está vivendo o besketball brasileiro!

Independente da presença de patrocício, na maioria das vezes com uma verba irrisória, a Laís e a Arilza conseguem manter a equipe de Santo André em pé e sempre competitiva! Elas tem um trabalho de base que preza os princípios fundamentais do esporte, o ensinamento da vida, o espírito de equipe e que ajuda muitas meninas a se tornarem cidadãs dignas e profissionais exemplares.

Lais e Arilza conseguem fazer milagres pelo basketball de Santo André e merecem nosso mais sincero respeito e admiração!

Laís é uma guerreira que consegue transformar as piores adversidades em muita força e vitórias para Santo André!

A Laís é, sem dúvida, a melhor técnica do Brasil e sua experiência, sabedoria e competência devem ser valorizados e reconhecidos pelos dirigentes, pois um técnico com o potencial da Laís é difícil de se ver, quem dirá superá-la!

Laís, todo meu respeito e admiração por você!!! Você merece demais este título!

Anônimo disse...

BALA , VC. MATOU A PAU.
Falou pouco e bonito.

Lais , parabens . Os outros técnicos que me desculpem , mas realmente ninguem mais do que a Lais e Santo André mereciam este título.
Hortência , aprenda um pouquinho com pessoas inteligentes e experientes, como toda esta comissão técnica de Santo André.

Anônimo disse...

Parabens Bala.
Parabens Barbosa
Parabens Lais

Chega de inventar Espanhois.

Anônimo disse...

Parabéns a Laís.A equipe de Santo André, realmente mostrou superioridade.No começo do jogo um pouco nervosas,mais aos poucos a defesa se acertou e não deram mais qualquer chance para Ourinhos.
Parabéns Santo André.

Anônimo disse...

Bala,

uma entrevista com essa senhora e com o presidente da LBF não seria nada mal por aqui.

Leonardo Rodrigues disse...

Sem dúvidas a Laís é a melhor técnica em atividade no país, e o título merecido veio coroar um trabalho de formiguinha sim, mas que ajuda a sustentar nosso basquete feminino.

A muito tempo não me emocionava tanto com o basquete feminino. Ontem a despedida da Helen e a consagração do time de Santo André me fizeram lavar a alma.

Leonardo Rodrigues