domingo, 31 de maio de 2009

Perdemos para o Uruguai!

Há cerca de cinco anos eu ouvi de um "guru" que o Brasil passaria a perder do Uruguai dentro de pouco tempo. Da Argentina, nem contávamos mais. Eu duvidei. E me quebrei nessa. Ontem, em Trindad, a seleção sub-17 conseguiu a proeza de perder dos uruguaios por 81-77 na prorrogação - Uruguai, como sabemos, uma "nova potência" da modalidade. Agora terá que vencer a possante Venezuela na disputa do bronze para garantir vaga na Copa América e, posteriormente, no Mundial da categoria.

O engraçado (ou triste) é perceber que as novas gerações repetem os erros da seleção adulta. O time comandado por Gustavo de Conti teve em Raul (foto) o seu cestinha (26 pontos), mas pecou muito no controle de bola (19 erros). Na defesa, permitiu que Pérez anotasse incríveis sete de três pontos (26 pontos no total) e Nicolas (28 e 9/10 nos arremessos). A dupla, portanto, anotou 66% dos pontos do time celeste, sem que o Brasil conseguisse defendê-los com correção. Ou seja: quando o assunto é individualidade, vamos bem. Quando o assunto é coletivo, pecamos. Difícil perceber isso, né...

E agora, o que fazer? Será que vamos passar a perder, também, para o Uruguai? Será que vamos nos conformar com a falta de conteúdo dos nossos técnicos? Será que ensinarão a estes talentosos meninos a defender com disciplina e sentido tático? Será que algum dia a CBB olhará para isso? São muitas perguntas, e que eu sinceramente não consigo responder.

ATUALIZAÇÃO (23:10) - O Brasil ganhou da Venezuela (107-62) e se classificou para o Pré-Mundial.

28 comentários:

Belotto disse...

Fabio...

Acho que o caso no Uruguai é diferente do da Argentinha...la não tem uma continuidade no trabalho de base..portanto..a tendencia é isso ir se equilibrando e o Brasil superar até mesmo fisicamente os uruguaios...

Nessa idade é bem dificil, os Uruguaios são mais fortes fisicamente..até pq tem vários q são Gatos, e eles ja sao mto malandros, e ja transformam o jogo mais numa guerra de nervos do que numa disputa técnica...tem uma baita malicia no jogo, e a mulecada brasileira não sabe lidar com isso por enquanto..na Copa América, passado mais de um ano..e com a mulecada mais experiente...Brasil deve ganhar até com certa facilidade...

Abs a todos..

grego disse...

q cometario sem noçao esse acima...e o fim mesmo...deve ser parente do gustavinho ou alguem da comissao, so pode...

Andre disse...

Eu acho o Gustavo muito bom tecnico, tem algum melhor que ele na base hj? oq acontece é que nao tem como faze milagre... muita se fala da estrutura precaria da selecao adulta, mas as de base sao piores! pouco tempo de treino e qrendo ou nao de um tempo pra ca a safra de garotos bons na base diminui bastante! oque vemos de garotos que jogam selecao de base e dois anos depois param de jogar é impressionante!
Grego, respeito sua opiniao, mas o Belotto esta certo ao dizer que eles transformam os jogos em guerra, nao tecnica!
Abs

marcelo disse...

é triste e lamentavel

a seleção é mau treinada os jogadores são bons mais naum existe tatica,jogadas ........etc


a seleção foi mal convocada tb

cade o augusto lima do unicaja

e o rafael luz e os irmãos souza

espero q a nova cbb veja isso e os chame a jogar pela seleção

Belotto disse...

Cara...foi mal..mas é um comentário de quem ja passou por isso....e sabe pessoalmente como é...

Enfim..o time 88 quarto lugar no MUndial Betinho, Paulão e etc)..que td mundo elogiou muito teve 3 derrotas pro Uruguai antes da Copa América...e chegou la na hora de decidir a classificação e passou o carro..

Abraçoo

Basqueteiro disse...

Caro Marcelo, o Augusto Lima é 91 e a competição foi 92.Um dos irmãos Souza é 90(tbnão pode jogar) e o outro é 94. Você acha que um jogador 94 faria diferença em uma competição 92???

Já o Rafael Luz e o Igor (ex Projeto Cestinha de Santa Cruz do Sul) com certeza fizeram muita falta.

peter schiling disse...

Pra mim a solução seria trazer técnicos estrangeiros para dirigir as categorias de base. Com certeza daríamos um salto qualitativo em pouco tempo. veja a experiência da ginástica olímpica com o Oleg.

Anônimo disse...

o "engraçado" é que o chefe da delegação foi um uruguaio....o Larralde....pode (e precisava)???

Anônimo disse...

Pessoal,
O que acontece é qye todos sabem que o Gustavo, Neto e cia sao realmente paneleiros e que os resultados do Gustavo no Paulistano forma a quem do desejado pela Diretoria.
No Juvenil perderam para Rio Claro, com um super time , inclusive base do adulto e no infanto foi ridiculo perder de um time como o Pinheiros.
Portanto com que embsamento ele foi para a Sel Bras?Claro o fiel escudeiro Neto o colocou, nao bastasse tambem o preparador fisico é da panela.
Estes nao possuem qualquer credencial para levar o Brasil aonde deveriamos estar.
Repito!!!!
Qual o curriculo do Neto,GUSTAVO e cia?
Ate quando estaremos sendo nao profissionais e estaremos ajeitando as panelas.
Este 3 lugar fica claro que estamos no caminho errado, e que a COPA AMERICA ja iniciou errada em seus preparativos.
A unica coisa que sobrou a CBB é a Sel Bras, sera que nao possuem competencia nem de escolher alguem serio,trabalhador e com visao para delegar a Sel Bras.
Fora NETO,Gustavo e cia.
Trabalho ja.
Chega de laboratorios em vespera da COPA AMERICA ....chega...
QUEM AVISA ANTES AMIGO É.....

Anônimo disse...

É com tristeza que vejo a derrota.


Não pelo resultado em si. Porém, repetir por gerações os mesmos erros, quer dizer que não saímos do lugar.

Anônimo disse...

o Gustavo não era Técnico do Paulistano Juvenil ano passado...

era o Thiago..

ela era técnico dos bicampeões 87, 88...

Vamos falar a coisa de maneira abalisada e não apenas jogar informações;

Abs

Anônimo disse...

Não conheço o Gustavo pessoalmete, não tenho procuração para defendê-lo, mas admiro seu trabalho em equipes de base e como me parece haver uma campanha orquestrada contra ele, gostaria de esclarecer que:
Bi-campeão juvenil, vencendo na semi-final em Franca o time que tinha Mineiro, Zezinho e Cauê (os 3 da Sel Brasileira quarto lugar no Mundial). Na final bateu, em Limeira, o time do Betinho e Fumaça.

Vamos, ao criticar, falar verdades e fatos reais.....e não falácias mentirosas .

Anônimo disse...

Entao vamos falar a verdade, so que doi....
O Gustavo nao era o tecnico, porem era o real comandante do Juvenil.Ele teve a missao do sr marota de ser o tecnico e montar o super time no infanto onde jogava o filho do diretor e contrataram a peso de ouro e promessas de Sel Bras aos jogadores para irem jogar no paulistano.
O projeto de gustavo afundou no infanto,juvenil e adulto,pois acabaram desmontando o time adulto para honrar as promessas da sel bras que foram jogar no paulistano.
Dizer que o curriculo é ser bi paulista no juvenil nao é nada, tem mais algum titulo?Na sel Paulista?Na sel Bras?
Por favor,esta convocaçao que foi feita foi ridicula,e a do adulto cheias de promessas tambem.

Anônimo disse...

ele foi campeão brasileiro como técnico da seleção Paulista 89..

e vc queriam quem pra comandar uma seleção infanto?? Um técnico que não é top mais é de adulto, caso do Marco Antonio Aga com a sub-17 a uns anos atras...ou um técnico que ganha td nas categorias de base que disputou nos ultimos 3 anos?? e com times jogando basquete de gente grande...

o problema é q nunca ta bom...

e essa história de que ele mandava no Juvenil é papinho mole..cheguei a ver jogo que nem no banco como assitente ele ficava,..portanto..menos ok...se não gostam do cara pessoalmente é uma coisa..mas questionar que ele é o melhor técnico de categorias de base aqui em São Paulo, acho um pouco loucura..os resultados falam por si só.

Abs;

Anônimo disse...

Qta mentira e veneno escrito acima.....(quem sabe por um adversário tantas vezes derrotado...)
Mas não percamos tempo com quem parece ter motivos pessoais para tentar "derrubar" um promissor técnico vencedor, e aprovietemos para buscarmos um futuro vencedor para esta geração que com jogadores como Aguirre, Raulzinho,Felipe,....tem potencial para repetir o conquistado pela geração que disputou o Mundial Juvenil em 2007 (dirigido pelo Neto).
Espero que a seleção posssa treinar e se preaprar adequadamente para o próximo ano, conquistar entrosamento e encaixar uma defesa forte (repito: treinamneto é essencial para que isto ocorra.....a CBB deve programar já uma agenda para as competições do próximo ano

Anônimo disse...

Pelo Amor de Deus... só pode ser francano escrevendo nesse blog!
Como muito bem colocou o amigo ali acima, qm vai ser o tecnico entao? por favor me deem um nome!
O Gustavo é o melhor tecnico de base sim! bi campeao juvenil... e os seus time sao sempre muito bem arrumados! fora q ele nao tem nem 30 anos! ele ganho um campeonto pré-mini enquanto ele ao mesmo tempo jogava o ultimo ano de juvenil no paulistano junto com o baby e fulvio!
Soh por q ele eh amigo do neto e ngm gosta do neto todo mundo comeca essa onda de crucifica-lo! é lamentavel! o amigo la encima colocou bem tbm : ''nunca esta bom''
Mas vc pode colocar o tecnico q for, com o suporte dado pela cbb, como vai mudar algo?

Anônimo disse...

Meu amigo,
Aqui em franca dizemos que quando nao se ganha nada e o moço tem opurtunidade e nao consegue nada tem que sair sim.

O Joao Marcelo é 200 vezes melhor que o Neto e Gustavo juntos.

Por que nao deixar ele na sel bras de base e ir aos poucos fazer dele o futuro tecnico da Sel Bras adulta?

Eu sei a resposta, porem doi mais uma vez.....

Anônimo disse...

E a Thelma que é a maior formadora?
Ela realmente merecia ser a tecnica.
Acabou com o Gustavo no Infanto,com um time ridiculo ela conseguiu vencer o super time de Neto, Gustavo e cia.
Thelma para a sel bras, seria o mais justo.

Anônimo disse...

Alguns outros dados:

Desde 2000, o Brasil não vence o Sulamericano. O últmo título nosso foi com o Lula, em 1998, na Argentina, campanha 5-1.

De lá para cá foram: 4 torneios - 2000, 2005, 2007, 2009.
4 técnicos diferentes.

Em 2000, com o Lula, vice, campanha 5-2.

Em 2005, com o Aga, terceiro, campanha 3-2.

Em 2007, com o José Henrique Saviani, QUARTO, campanha 3-2.

Em 2009, com o Gustavo Antoni de Conti, terceiro novamente,
campanha 5-1.

Logo, total noso em 23 jogos desde 2000 pelo Sulamericano sub17,
nós temos 16 vitórias e 7 derrotas.(69% de aproveitamento).


Agora confrontos diretos:

Desde 2000, não vencemos no Sub-17, a seleção ARGENTINA.
São três jogos e três derrotas.(2000, 2005 e 2007).

Uruguai, outrora fregues, vencemos somete 2 das ultimas 5.Isso desde de 2000. Logo, temos 2-3 contra os uruguaios.

Perdemos em: 2005, 2007, 2009.
Vencemos uma em 2000 e a ultima em 2007.


Ou seja, para nossos maiores rivais no continente sulamericano,
nós temos 2 vitórias e 6 derrotas.

Aproveitamento ruim de 33,3%.


Agora, os dados estão aí, tirem suas próprias conclusões sobre isso.

Anônimo disse...

Finalizando de 1988 para cá.

SULAMERICANO SUB 17: 10 torneios disputados

Argentina: 8 titulos e dois vices.

Brasil: 2 títulos e 4 vices (O ultimo vice em 2000).(O ultimo titulo em 1998, la se vao 11 anos .. e sobe ..).

Uruguai: 2 vices nos últimos 3 torneios disputados (2005 e09)

Venezuela: Vice em 2007.

Anônimo disse...

Um lunático acima menciona a Telma como técnico (??!!!).
Tai a origem da campanha orquestrada contra o Gustavo .....Esta senhora não tem capacidade nem para comandar o time de um clube como o Pinheiros (é certo que ganhou um título o ano passado...afinal, milagres macumbeiros também acontecem.)

Tenhamos vergonha na cara antes de escrever bobagens como esta...por favor!!!!!

fábio balassiano disse...

henrique, irado isso! vai virar post amanhã.
abs, fábio.

Anônimo disse...

Tava na cara que era francano mesmo!
''Meu amigo,
Aqui em franca dizemos que quando nao se ganha nada e o moço tem opurtunidade e nao consegue nada tem que sair sim.''
Acontece que vc, meu amigo de franca, como todo mundo odeia o gustavo pq ele acaba com franca ai dentro na base, e vc me diz q qm nao ganha e tem oportunidade merece sai??? ele ganho o bi no juvenil ganho o cadete ano passado fora a selecao paulista de 2007.

Anônimo disse...

Jaja me aparece algum francano falando pra por o paulao de franca como tecnico... rs

Basqueteiro disse...

Os comentários desse tópico são a cara do basquete brasileiro de base, só se fala em nomes paulistas. Será que vcs conhecem os técnicos dos outros estados para afirmarem se o Gustavo é melhor ou pior que alguém? Será que não existem técnicos capacitados em outros lugares? Até quando será preciso jogar no Paulistano para ser convocado para a sel.brasileira? até quando a convocação da brasileira será igual a da paulista? BAIRRISMO BARATO Q QUE NUNCA DEU RESULTADO.O SNHOR FÁBIO BALA, FAVOR PESQUISE QUANTOS JOGADORES PAULISTAS JOGARAM O STAR GAME DA NBB, FAVOR PESQUISE E VERÁ QUE FORAM POUCOS. EXISTE BASQUETE FORA DE SP MAS É MAIS CÔMODO PARA OS PANELEIROS PAULISTAS CONTINUAR FINGINDO QUE NÃO EXISTE.

Boleta disse...

Eh meu caro amigo, vc foi muito, mas MUITO infeliz no seu comentario!
Compareca aos campeonatos Brasileiros de Base, e veja que todo ano sao paulo eh campeao com um pe nas costas, e tbm a final é sempre conta o rio... e minas e santa catarina disputam o 3 lugar, mas a diferenca de sao paulo pra outros estados eh enorme.
Se vc tem raiva de sao paulo eu entendo, mas acontece q nao eh culpa do gustavo, dos jogadores ou de ngm se os melhores campeonatos de base estao aqui. Isso eh uma questao pra CBB resolver!
E se vc nao qr fala só da base, veja a 2 2 anos atras qdo os times de minas e brasilia tiveram q vestir a camisa dos time cariocas para ter um campeonato carioca de nivel suportavel de assistir.

Henrique disse...

Valeu Fabio, sem problema. Abraço.

Basqueteiro disse...

Caro Boleta, é verdade que São Paulo ganha 90% dos brasileiros de base. Mas será que os 12 jogadores de São Paulo estão em nível de seleção brasileira? Essa é a principal crítica...olhando a convocação vemos que aos olhos dos nossos TREINADORES das brasileiras de base só existem bons jogadores em São Paulo.Estou falando alguma mentira? Não existe panela?
Apenas para finalizar, só escrevo daquilo que entendo, não fico aqui dando pitaco ou querendo queimar ninguém, um abraço.