quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ufa, um sopro de basquete no Brasil

Amigos, o que dizer da partida do Minas nesta noite contra o Brasília? Em casa, os comandados de Flávio Davis (parabéns!) fizeram 91-78 contra os candangos, abriram 1 a 0 na semifinal do NBB e mantiveram a invencibilidade no playoff.

Mas melhor que a vitória é ver que o time não abusou dos três pontos (os 23 chutes se justificam pelos 10 acertos), errou muito pouco (7) e defendeu muito bem o potente ataque adversário (15 erros provocados, oito recuperações de bola e dois rebotes ofensivos permitidos). No ataque, Murilo brilhou com 21 pontos, assim como Shipp (25). Outros quatro atletas terminaram com nove pontos.

Em um torneio com tantos jogos ruins, é legal verificar que alguém está tentando (ao menos tentando!) fazer algo parecido com basquete. Que Brasília tome a derrota como lição.

14 comentários:

Victor Dames disse...

Puxa, Fábio, acho exagerado esse ranço contra o basquete praticado aqui. Tá certo que temos uma série de problemas, da base até o adulto ("profissional"), mas exigir um alto nível técnico em partidas decisivas, como as de playoffs, é um excessivo rigor. Nem na NBA essa exigência se justifica. Só porque os caras são os melhores do mundo, dá-se um desconto pras partidas de baixo nível chamando-as de "eletrizantes"...

Não vamos tapar o sol com a peneira, mas também não devemos furar a colcha de retalhos...

De qualquer forma, a partida entre Minas e Brasília foi mesmo um achado... Quando os mineiros encaixam seu jogo, são difíceis de serem batidos, enquanto os candangos, se bem neutralizados, demonstram sua inconstância e desequilibrio (salvo alguns momentos de uma ou duas equipes)...

Abraços!

Henrique disse...

Minas tem praticado um bom basquete, salvo um ou outro jogo.

Contra Bauru, jogo 2, o time permitiu somente 47 pontos do time do Guerinha. Foi uma senhora exibição.

Somada a esta de ontem !

Parabéns á todos no MTC !

Anônimo disse...

O Minas é realmente uma das poucas equipes que buscam um padrão tático de jogo, e isso é um grande mérito. A equipe tem algumas inconsistências: falta um bom ala pra revezar com o Shipp, depende muito do Murilo e do Sukatsky no ataque, e frequentemente sofre um apagão generalizado. Mas ontem a equipe praticou um basquete digno de aplauso. Anulou o Valtinho (que fez 4 pontos com uma apatia assustadora em quadra, devagar quase parando), e dominou o garrafão. Além disso no ataque 6 jogadores fizeram 9 pontos ou mais, além de Murilo e Shipp com mais de 20. Predominou o jogo coletivo e bem pensado no ataque. Foi um jogo muito bom de assistir. É difícil Brasília fazer outra partida tão ruim, e ao mesmo tempo tudo continuar a dar tão certo para o Minas. Essa série vai a 5 jogos e vai pegar fogo.

@lisangelo disse...

Interessante notar a ausencia dos paulistas na fase final do campeonato. Apos o boicote no campeonato passado, falou-se que o campeonato desse ano seria diferente, mas o que se ve eh uma repeticao do ano anterior: o Flamengo sobrando, Minas e Brasilia chegando junto e o Joinville marcando presença.
Tera sido em vao todo o movimento articulado pelos clubes paulistas? Ou é apenas um capricho do destino?

Anônimo disse...

E verdade.
Tem muito mal humorado

Anônimo disse...

Lisangelo, sua colocação é muito boa.

Os times paulistas sofreram com contusões, atrapalha mas não é desculpa.

O padrão que vimos em alguns times, inexistente, assusta também.

Limeira era meu candidato à semi final, mas nao conseguiu passar.

Os outros, acho que, até pela limitada rotaçao que o Helio utiliza em Franca e a pouca profundidade de outros elencos, nao tinha como pensar diferente do que ocorreu.

Anônimo disse...

Acho que pelo padrão adotado pelo Minas o técnico da Sel. Bras deve ser o Flavio Davis.

Anônimo disse...

Pode sre uma opcao.
TECNICOS que sabem o que fazem , hoje no Brasil, somente:
Flavio Davis
Joao Marcelo Leite
Helio Rubens(qdo em momentos de lucidez)

Agora, da pena ver:
Mortari
Zanon
Chupeta
Bial

Jônathas Waldhelm disse...

"Tera sido em vao todo o movimento articulado pelos clubes paulistas?"

respondo: será q NBB existiria sem o vão movimento articulado pelos paulistas?

não se enganem,
pode ser q nao haja nenhum paulista entre ps 4 melhores do nacional,
mas SP ainda é o centro do basquete brasileiro.

Anônimo disse...

O Jonsthas
Que papinho mais bobo esse.

Vc esqueceu de avaliar o Neto e cia.

Anônimo disse...

Esquece o Neto......deixa ele trabalhar (Se nao mostrar resultado :TCHAU).

Classificar entre os 4 da Copa America, ate com o Mortari de tecnico.

Anônimo disse...

Olha que to dizendo:

O Neto nao tem condiçao alguma de classificar o time para a Copa America.
Nao ira prevalecer os melhores e sim os amigos.

Anônimo disse...

Sobre o Claudio Mortari, nada contra.
Acho que o curriculo dele é maior.
Se nao me engano nao foi ele Campeao Mundial, Vice Mundial, 3 Mundial e 5 na Olimpiada?

Alguem pode me passar o curriculo do Neto e cia?

Anônimo disse...

As vezes o curriculo de um tecnico nao quer dizer que ele e bom. O Flamengo deu um time desses para o Chupeta e ele ta ai com "curriculo" agora. Como ja aconteceu com Ze Boquinha e Mortari. Vamos avaliar os tecnicos pelo o que eles fazem no dia a dia, no treinamento, nos jogos, e nao por resultados que nao dependem so deles. Gostaria de ver uma avaliacao, mesmo que anonima, dos jogadores em relacao aos tecnicos. Ai sim veriamos o que pensam quem esta ali na quadra. Mas em certos casos como desses 3 mencionados nao e nem necessario isso. O Flamengo ganha pq os jogadores sao acima da media, mas poderia e deveria ser tambem exemplo tatico que e o que estamos precisando e muito!