sábado, 23 de maio de 2009

O grande mestre Wlamir Marques

Após assistir ao 3º jogo do playoff entre o Flamengo x Pinheiros , confesso que me deu vontade de retornar ao mesmo assunto . É incrível tanta falta de raciocínio, de comando, de sutilezas, de caprichos, de organização, etc , etc e etc. Dá vergonha assistir aqui no Brasil um jogo desses: é muita irresponsabilidade para o meu gosto. Muitos erros de interpretação, velocidade extrema, incapacidade mental, puro individualismo, conscientização de jogo zero.

O jogo passa a ser cômico de tanta regalia dada aos atletas e ninguém susta aquilo. Quanto mais correm mais se complicam. Chegam a perder contra-ataques em série por total incapacidade mental. Os dois técnicos assistindo tudo e deixando para os jogadores o destino do jogo e do bumba meu boi , quando eles deveriam ser os chefes de uma grande missão . Um ficou na quadra o tempo todo, o outro foi expulso e ficou fora dando orientações não permitidas pela regra . Tudo isso veio coroar uma grande pelada oficial e muito bem paga.

Custo a acreditar que em sã consciência os nossos técnicos e jogadores aceitam essa forma de jogar como algo confiável e útil ao basquete brasileiro. Estamos na contramão do mundo, a loucura impera e nos falta a oxigenação necessária, só pode ser isso, não pensam e nem medem as consequências . Falam muito em mudanças no basquete brasileiro, mas ela só poderá vir se mudarmos tudo dentro das quadras. Ali está o nosso diabo, ali está a nossa descrença , urge um exorcismo completo . Ali está faltando DEUS, porque o que eu sinto é: "CADA UM PRÁ SI E DEUS PRÁ NINGUÉM.

----

O depoimento acima é de Wlamir Marques, em sua comunidade no Orkut. Wlamir é um grande gênio do basquete brasileiro, e concordo inteiramente com seus argumentos listados acima.

13 comentários:

Anônimo disse...

como jogador ele pode até ser grande mas como comentarista esportivo é de uma arrogancia e prepotencia ridicula

marcelo disse...

anonimo se tem alguem q pode ser arrogante e prepotente é o wlamir

Victor Dames disse...

Nunca achei o Wlamir arrogante ou prepotente, muito pelo contrário, sempre o achei um verdadeiro gentleman.

Até concordo que o nível do NBB está muito aquém do desejado, mas questiono a motivação do mestre nestas críticas tão contundentes. Me parece um pouco de dor de cotovelo, já que ele, injustamente, diga-se, está sendo alijado do processo de formação da nova Liga. Vide o lamentável episódio da troca de jurados no jogo da estrelas.

Acho que nessa, faltou isenção ao mestre. Ele poderia ter sido tão crítico quanto foi, mas sem demonstrar tanto rancor, até porque ele nunca foi disso...

Não vi ele demonstrar tanto senso crítico quando a ESPN transmitiu o título sul-americano do mesmo Flamengo, num jogo técnicamente sofrível, mas de muita emoção e superação, qualidades que ele elogiou na ocasião.

Acho que o ídolo Wlamir sempre soube se distinguir do comentarista Wlamir. Espero que ele não vá misturar as coisas agora.

Abraços!

Ninho da Nação disse...

Desde que eu me entendo por gente ouço esse "modo brasileiro de jogar".
Eu nem mais esquento cabeça.

Se acha que dentro do Tijuca eu ficaria de cara emburrada pelo modo que os times estavam jogando?? Ou daria uma de: "que saco, vou pra casa ver a NBA".

Deixo esse extress, essas criticas ao entendedores..sou torcedor, quero ver meu time ganhando.

Pra mudar a cultura demora e muito, torço pra ver se o Moncho vai mudar alguma coisa, ou vai se adaptar a cultura..

Minha irmã pela primeira foi ao jogo do Flamengo. Ela que é rubro negra doente, nunca tinha visto o time jogar, e achou o máximo, partida disputada, alternancia de placar, e vibrou muito com a vitória no final do Flamengo.

O que vou falar com ela: "Olha, o que vimos hoje foi uma pelada, os dois times esquecendo de marcar e bla bla bla"..??

Que nada, sou torcedor..

Anônimo disse...

A situaçao é muito clara quando voce fala de carater:
Qual o carater do Neto?o grande comandante da seleçao.
Um homem que nao consegue nenhum time?Qual o motivo real?Por que todos os clubes fecharam-lhe as portas?Se possui todo esse carater, nao seria natural estar sendo disputado por inumeros clubes brasileiros,E o que aconteceu de fato com o carater tao ruim do Marquinhos?Falou a verdade na epoca e foi punido por ter carater, ou melhor nao ter carater e ser uma ovelinha da CBB como outros?Quem dorme mais tranquilo, quem deita a cabeça no travesseiro?Quem realmente tem carater neste caso?
Tudo bem, vamos falar de curriculo tecnico entao.Alguem sabe de algum titulo no Juvenil ou em algum clube no adulto do Neto e seu fiel escudeiro?
Por que colocou o Gustavo de auxiliar, relembrando a dupla do Paulistano? O que poderiam os 2 juntos acrescentar para o futuro do Basquete Nacional?
O que esta acontecendo é um tapa na cara de toda uma comunidade do basquete que acreditou em alguma mudança, mesmo que desconfiada com esta eleiçao.
O Neto, Gustavo e Diego sao os comandantes que passarao a limpo o nosso Basquete?
Ate quando a CBB sera administrada por imcompetentes?Nao existe comando algum e norte algum.
A copa america esta logo ai, e nossos cientistas juvenis estao querendo fazer testes AGORA.
CHEGA!!!
BASTA!!!
Esta convocaçao bastaria para demitir toda a comissao tecnica pela incompetencia de visao estrategica.
Gente quem é o Neto?Quem é o Gustavinho?Quem é o Diego?

2)Gustavo ganhou o que nos ultimos 4 anos......?Juvenil, nao foi Rio Claro, talvez Infanto com seu dream team?Nao nao foi o Pinheiros.
Entao,por favor relacione os titulos para relembrar.

Neto ganhou o que? por favor relacione para relembrar.
Por que nao trabalhar na proxima semana com uma seleçao HONESTA ate a copa america.
Outra coisa, o Neto nao esta na Seleçao somente, ele esta DESEMBREGADO mesmo, ninguem quer ele.

Repito, querer fazer experiencia agora?
TRABALHO JA.

Anônimo disse...

HELIO RUBENS JA
TRABALHO JA

Fora NETO,MONCHO,GUSTAVO

Repassem este movimento para qualquer um.

Ninho da Nação disse...

HR, o mais amarelão de todos..

Ganhou uma Copa América..apenas..

Anônimo disse...

Bom mesmo e o Neto.
Qual o currículo mesmo?
Um ano e meio sem dirigir?
Fora paneleiros!!!!!

Anônimo disse...

O cara da certo e o Fabio tambem,
nao é hora de teste nao.
Por que nao começamos os treinamentos?

Giuliano disse...

E depois há quem fale que o Mestre WM está ultrapassado.

Anônimo disse...

Agora tem cara aqui com curriculo melhor do que o do Wlamir !??!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Mestre Wlamir pode falar o que ele quiser.

E que coisa, 99% das vezes ele está certo.

Anônimo disse...

Wlamir foi perfeito nas colocacoes.
O jogo foi emocionante sim, os torcedores comuns sairam satisfeitos e isso e otimo para o basquete. Porem, nos queremos mais que isso para o basquete ganhar mais e mais torcedores. Porque esses jogadores nao aprendem com tecnicos mediocres como Chupeta e Mortari e vao para a selecao e nao ganham la fora. Nao ganhando la fora, dimimui o investimento no basquete aqui dentro, e entao esse torcedor que se divertiu quem sabe nao vai ter esse time investindo em basquete na temporada seguinte.
Por isso sim e muito importante que nos possamos evoluir e ter melhores tecnicos do que esses dois e um passo importantissimo.

Anônimo disse...

Assistindo aos jogos pela TV, o que e diferente de ver ao vivo, nos torna mais racionais que emotivos, o que vi realmente foi um jogo disputado, mas ao mesmo tempo a falta de fundamento da quase totalidade dos jogadores, a falta de pulso dos tecnicos e quase geral dispersão tatica na partida entristecem.
Vou continuar assistindo a este esporte que adoro, e continuar vendo, jogadores manhosos, preguiçosos, que não querem marcar, sem leitura de jogo, lentos na transição e contra ataque, correm quando a defesa esta poistada, chutam ate quando não vem a cesta, ta dificil.