sábado, 9 de maio de 2009

Uma grande perda

Faleceu na manhã deste sábado, vítima de um câncer no pâncreas, o técnico Chuck Daly. Aos 78 anos, esse mito, eleito como um dos dez maiores treinadores da história da NBA em 1996, deixa um legado que inclui dois títulos da NBA pelo Detroit Pistons e a medalha olímpica com o Dream Team em 1992.

Li o livro sobre a conquista da medalha em Barcelona ("America's Dream Team: The 1992 USA Basketball Team"), e me impressionaram a seriedade com que ele levava o torneio que parecia, e era ganho, o seu comprometimento com o jogo e a frase derradeira: "O basquete é feito pelos jogadores. Eles permitem que você os conduza, os encaminhe. Quando eles não quiserem mais, saia fora".

Uma grande perda, sem dúvida alguma. No momento em que o Detroit Pistons, o seu Detroit Pistons, mais precisa de rumo, aquele que melhor comandou a equipe em sua história sai de cena. Joe Dumars, treinado por Daly na década de 80, tem agora mais do que um trabalho pela frente: ele tem a missão de resgatar os dias de glória para a alegria de seu eterno mestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este sim, foi um excelente técnico de basquete. Boas lembranças deste senhor ao lado da quadra comandando os bad boys de Detroit.

Eduardo.