domingo, 31 de maio de 2009

O Orlando é grande

Escrevi aqui há algum tempo que o Orlando tinha time para ir às finais da NBA. Pois é. É lá mesmo que eles estão agora com a vitória de 103-90 contra o até então favorito Cleveland (4 a 2 na série, e adeus ao duelo entre Kobe e LeBron por um anel, bem como o entre brasileiros). Com 40 pontos e 14 rebotes de Dwight Howard (foto), fica impossível não fazer comparações com o grupo que o também gigante feroz Shaquille O'Neal levou à decisão em 1995. Os Magic enfrentarão o Los Angeles Lakers na final que começa na quinta-feira (na temporada regular, 2 a 0 para a galera da Flórida).

LeBron James (foto ao lado) terminou a partida com 25 pontos, e média de 38 na série. Dizer que o Cleveland perdeu por sua causa beira a crueldade. Dizer que seus pares não contribuíram no ataque, idem (West fez 22, Mo Williams, 17 e Anderson, 14). O problema dos Cavs nesta final do Leste foi na defesa. Em toda a série eles levaram pelo menos 95 pontos em cada uma das seis partidas. Para um time que sempre se caracterizou pelo cadeado defensivo, isso pesa, e pesa muito. Contra bons chutadores (hoje foram 12 de três), dar espaço é o mesmo que pedir para ser eliminado.

Fica a frustração para a torcida de Ohio. O Cleveland é o terceiro time a conseguir uma campanha de mais de 65 vitórias e não terminar com o título. Mas, de novo, não dá para ser considerada uma zebra esta derrota. Em cinco jogos em Orlando, os Cavs perderam todos. Mas fica a pergunta: o que é preciso para fazer para ser campeão? Votos na caixinha!

14 comentários:

PauloRJ disse...

Bala, playoffs mais do que nunca depende de matchups e de ajustes, e acho que faltou ao Cleveland fazer os ajustes, já que os matchups não eram favoráveis.

Nesse ponto tiro o chapéu para o Charles Barkley, que contra todos pegou o Orlando para ganhar antes de começar a série, e disse que ia ganhar por causa dos matchups.

O Maior problema para o Cleveland, na minha opinião, foi no interior, ja que Big Z não tinha força nem velocidade para marcar o D12, e o Varejão não tinha como marcar o Lewis, que para mim é muito mais um 3 (como jogava no Seattle) do que um 4.

Para mim o Cleveland teria que ter jogado com o Lebron na 4 (na prática seria na 3 como o Lewis) e colocado o Sasha ou o Wally na 3 para marcar o perímetro e espaçar no ataque, e ficado com 1 jogador de garrafão despejando faltas no D12 (teria o Zidrunas, Anderson, Wallace, Smith e até o Hickson para isso).

Acho que o COY ficou devendo nessa série...

E quem saiu perdendo foi o Shaq, pois para mim o Stan Van Gundy calou a boca dele e o Kobe ainda pode ganhar o título sem ele e matar o rap do ano passado...

PauloRJ disse...

E já faço minha previsão para a próxima série: Lakers 4 x 2 Orlando.

Acho que a série vai ser muito equilibrada, e que o percentual de acertos das bolas de 3 do Orlando podem definir os ganhadores das partidas (e também o Lakers entrar no jogo em todas as partidas)...

Por que eu pego o Lakers em 6 e não em 7? Por causa do formato das finais, que é 2 x 3 x 2.

Como é muito difícil ganhar 3 seguidas com 2 times equilibrados (aí entram os ajustes de cada técnico), acho que o Lakers ganha 1 em Orlando no meio da série e fecha em casa...

PauloRJ disse...

Gostaria de ressaltar também a mudança no padrão de jogo do Orlando desde a chamada que o D12 deu no SVG durante a série contra o Boston.

Antes o Orlando só jogava com as bolas do perímetro, e era um time muito mais fácil de marcar, com um estilo de jogo que dificilmente faz alguém ser campeão....agora eles estão jogando inside-out, pick and roll e movimentando a bola...a chance aumentou consideravelmente, mas ainda acredito no Lakers, acho que a experiência, além da qualidade dos jogadores, pode fazer a diferença...

Outro ponto é a mudança de opinião da media americana...antes dessa série o Cleveland era considerado o time mais completo, melhor banco (deepest team in the league), etc... agora falta elenco de apoio para o Lebron....patético.

Adriano disse...

Essa série foi a prova incontestável de que Stan Van Gundy é mais técnico do que o Mike Brown, e merecia aquele prêmio de Treinador do Ano. Estou ansioso pelo confronto entre Orlando e Lakers nas Finais!!!

fábio balassiano disse...

perfeita análise, paulorj!
é isso mesmo.
sobre o matchup com lebron na 4, também concordo. o problema é insistir no wally. ele não joga nada, e nem marca nada. o sasha? talvez. ou o gibson, mas que também é irregular pacas.
a imprensa americana mancou nessa também. vitória do barkley.
sobre o shaq, eu nem comento. ele é uma figura, mas só fala bobagem.

abraços, fábio

Madeiras disse...

Ia passar aqui só pra dizer o que o PauloRJ disse no último parágrafo do primeiro post, mas nem precisei.

Parabéns, PauloRJ. Seu primeiro post inteiro foi excelente.

Carlos disse...

Correção: LeBron fez 25 pontos ontem, e não 22. Tve 7 rebs e 7 ass.

Ontem o magic concentrou a defesa nele. Por isso seus numeros cairam, mas ainda sim foram otimos.

Vc falou que os coadjuvantes apareceram, e eu só falo uma coisa: Mo Williams 2 pontos no primeiro tempo, West dois pontos, Varejão 4 pontos. Resumindo : NÃO APARECERAM NOVAMENTE!!!

Wayand disse...

Bala, dou o braço a torcer. Não via o orlando como finalista. E pras finais? Como viráo Lakers contra os chutes de 3 do Magic? Virá de Odom no lugar do Bynum? Ou manterá a formação e apostará na vantagem que Gasol teria contra Lewis embaixo da cesta. Resta ponderar se o Lewis não terá mais vantagem contra o Gasol, levando-o pra fora do garrafão, como fez com Anderson, que aliás, o acho um belo marcador.

fábio balassiano disse...

verdade, carlos.
era o sono. perdão.
abs, fábio

PauloRJ disse...

Carlos, os coadjuvantes não foram essa coisa toda, mas durante um certo período do jogo o Lebron sumiu e quem marcava pontos era o Delonte West...

Bala, durante a partida o Mike Brown chegou a colocar o Gibson junto com o West e Mo com o Lebron na 4, mas o time fica muito baixo pois os 3 tem altura para PG somente, por isso acho que deveria usar mais o Sasha...acho que ele também poderia ter usado mais o Joe Smith, que é melhor atacante que o Varejão...enfim ele tinha que ter tentado algo diferente, pois o feijão com arroz dele não dava para o gasto, assim como não deu durante a temporada regular...contra Boston, Orlando e Lakers o CAVs ficou em 3-6.

Teve uma resportagem interessante no site da ESPN aonde o Chris Broussard coloca que o CAVs chegou aonde poderia, que ele teve a melhor campanha da NBA porque fez o que se esperava dele: Ganhou dos times que era suposto ganhar e defendeu o mando de quadra....contra a elite foi o 3-6, com uma margem de 13.8 pontos nas derrotas...

PauloRJ disse...

Segue o link para a reportagem que citei no post acima...

http://sports.espn.go.com/nba/playoffs/2009/columns/story?columnist=broussard_chris&page=CavsEliminated-090531

fábio balassiano disse...

é, eu li essa. o broussard é muito bom, mas não sei se é só isso.
creio que faltou, insisto nessa, é defesa.
o debate é bom mesmo!
abraços, fábio.

Osama_Lakers disse...

e o Kenion Marketing tinha razão: Kobe x Lebron, só no NBA Live... esse cara é um profeta! rá rá rá

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.