terça-feira, 6 de outubro de 2009

A última chance

Pouca gente tem falado do Dallas Mavericks, o time que mais se mexeu para a temporada 2009-2010 da NBA. Manteve Jason Kidd e Jason Terry, tratou de recuperar Josh Howard e trouxe Shawn Marion, Tim Thomas e Drew Gooden. Todo este esforço de Mark Cuban tem uma única razão de ser: Dirk Nowitzki (foto), craque de sua franquia e um dos maiores da liga, pode sair do time ao final do campeonato.

Há 11 temporadas no Texas, o alemão vem sendo questionado sobre seu poder de decisão e capacidade de liderança desde o vice-campeonato diante do Miami Heat há três anos. Depois de uma montanha-russa emocional em suas férias (com o caso da suposta gravidez de sua namorada), Dirk se vê, agora, cercado de rapazes talentosos e comandado por um técnico rigoroso e que sabe montar bons esquemas defensivos - em Indiana Rick Carlisle se notabilizou por ser um especialista em retrancas.

Não vejo o Dallas Mavericks em desvantagem diante de Lakers e Spurs, dois dos grandes favoritos ao título do Oeste. O que pesa, neste momento, é o entrosamento das duas franquias que venceram a conferência em 10 dos últimos 11 anos. O único time que conseguiu desbancar a dupla foi, justamente, o de Dirk Nowitzki. Se os Mavs quiserem ficar com ele por mais um tempo, é bom começar os primeiros de seus 82 jogos em ritmo acelerado. Esta pode ser a última chance de conquistar um título da NBA com o alemão em seu elenco.

7 comentários:

Henrique Lima disse...

Concordo com quase tudo !

Discordo de bons sistemas defensivos.

A defesa do Dallas é bem mais ou menos, aliás, tende a piorar se tirar o unico pivo do time, Dampier.

Porque,por pior que seja o Eric, ele ainda consegue parar alguem mais alto e forte. Algo que é impossivel com Dirk, Marion ou Gooden no garrafão.

O Dallas vai morrer pela defesa. A não ser que o perimetro marque em outro nível e corra bastante.

Aí é saber se Kidd , Terry e cia terão pernas pra fazer isso até junho de 2010.

Abraço !

Fábio Carvalho disse...

Mesmo torcedor dos Suns, acho que os Spurs ainda sao mais time que o Dallas, apesar dos veteranos. E os Lakers com Kobe e um Gasol (que parecia brincar com os adversários no Eurobasket) sempre sao perigosos. Acho que os Mavs ainda sentem falta de um bom pivô na 5 (se nao me engano, eles tem Dampier e Voshkuhl agora) e o elenco de apoio dos Lakers ainda é para mim uma incógnita (Bynum saudável? Como o Artest vai se comportar por lá? Fisher aguenta o tranco mais uma vez?). Ao menos vejo um cenário ainda mais disputado no Oeste.

fábio balassiano disse...

Henrique Lima, eu disse que o carlisle é que tem bons esquemas defensivos.
nao o dallas - ainda.


abs, fábio

RenanFCCK disse...

Nao tenho medo de admitir que considero o Dallas um forte contender esse ano.

danilovic disse...

Pra mim a principal diferença entre Lakers, Spurs e Mavs está no banco. Carlisle é um bom técnico mas ainda não está no mesmo nível de Phil Jackson e Greg Popovich.

Bruno disse...

Fábio, discordo da análise do Mavericks.

Acho o time do Texas em clara desvantagem técnica, tática,histórica e de experiência em relação ao Lakers.
Se nada de absurdo acontecer, não vejo como o Dallas ganhar do Lakers em 7 jogos.
Com exceção do Dirk, e talvez do Terry,todos os outros jogadores do Mavericks ou passaram de seu melhor momento (Marion,Kidd,etc), ou não tem uma carreira sólida o suficiente para serem considerados como algo mais do que role players (Dampier,Gooden,etc).
Josh Howard é um caso a parte por que é bom e jovem, mas é maluco e descompromissado, então é difícil prever seu rendimento.
Carlisle é bom técnico, mas é de um patamar inferior aos Jacksons,Poppovichs e Rileys da vida e, por último, a defesa do Dallas é apenas mediana.
Pra mim é 2 rodada de playoffs ou menos.
Está atrás não só de Lakers, como de Spurs, e possivelmente de Nuggets e Blazers (e estaria do Rockets se todos os jogadores estivessem disponíveis).
Por último, acho que o torcedor/dono Mark Cuban errou na mão nas contratações, desde Kidd até Marion e Gooden:perdeu um armador jovem, bom e e até então barato em Harris, reforçou o time com veteranos em fim de carreira e, com isso, não renovou o time (como fez o Lakers em 2004, em torno de Kobe) ou montou um time fortão para disputar o título por 2/3 anos (como fez o Boston em 2007), ou seja, andou em círculos, e piorou a longo prazo.
Só ganha um título com esse elenco se os deuses do basquete ajudarem MUITO e atrapalharem muito os adversários.

fábio balassiano disse...

respeito a sua análise, bruno.
é um bom conteúdo mesmo!

abs, fábio