segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais uma na conta

A seleção masculina sub-15 terminou com o vice-campeonato no Sul-americano da Colômbia. Fez uma boa campanha, com cinco vitórias e duas derrotas. O problema é que os dois reveses vieram justamente contra a Argentina, nossa única rival de respeito no continente. Na final, uma tunda de 67-49. No primeiro duelo, 73-65.

Chama a atenção o desempenho da equipe do técnico André Germano (foto), que repete os mesmos erros de todos os times nacionais (não poderia ser diferente, né?). Contra os hermanos, uma infinidade de tiros tortos de três pontos (7/37 ou 18%), muitos erros (35), inexistente proteção à tabela (28 rebotes ofensivos dos argentinos), péssimo aproveitamento nos lances-livres (31/61 ou 50,8%) e poucos passes (13 assistências somadas apenas).

O site da CABB, entidade que comanda o basquete argentino, traz matéria ilustrativa e reflexiva sobre o tema: "Quero destacar o trabalho dos técnicos das divisões de base com seus jogadores. O título de hoje é fruto de um trabalho silencioso, mas metódico e apaixonado. Esta é a fórmula que faz com que os argentinos se destaquem em todas as categorias de formação, seguindo um caminho até o time adulto", afirma Diego Brazzale, campeão com os meninos na Colômbia.

Carlos Nunes, o novo presidente da CBB, está começando o seu trabalho, e pode ser que a ansiedade deste blogueiro por mudanças seja demasiada. As tais mudanças são imperativas, e espero que venham rapidamente. E não tem jeito: elas devem começar pela base e por quem capacita essa semente para dar, como fazem os argentinos, o tal fruto do basquete de alto nível.

16 comentários:

Fábio Carvalho disse...

Que mentalidade, hein?!
Esses garotos em 2016 estarao com seus 20, 21 anos, e se fossem bem trabalhados agora...

Henrique Lima disse...

Mais uma derrota ?

É a ordem natural das coisas por aqui nos ultimos 10 anos.

GUGA disse...

Enquanto levarem a seleção paulista travestida de seleção brasileira continuaremos perdendo........chega de panela e política na nossa base...chega de jogador convocado através de indicação... q os técnicos da CBB viajem para os brasileiros de base e torneios interestaduais para conhecerem mais atletas...chega de bairrismo e de trabalhar em causa própria.

Anônimo disse...

Caro Fabio

Sua ansiedade é demasiada mesmo... e antes de fazer uma crítica é necessário ter conhecimento dos fatos, correto?!
Descordo totalmente quando você diz que os argentinos são nossos unicos rivais. O Uruguai já tem a anos seleções nas categorias de base que treinam permanentemente durante o ano todo.
Participam de competições várias e fazem uma caça de talentos para terem os melhores.
Acredito que nao tenha te dado tempo, meu querido, mas é so voce ver as estatisticas do jogo entre Argentina e Uruguai e vai ver que foi bem disputado.
Nossas dificuldades sao muitas: país de dimensões continentais o que impossibilita a reunião desses meninos para treinar, falta de ritmo internacional e de competições fortes entre os estados, entre outros ja discutidos por aqui, alguns com razão e outros nao.
É para mim sim mérito ver a seleção ter conseguido o vice campeonato, mesmo pq nao sei onde está escrito que o Brasil é a equipe imbatível. Isso é coisa do passado. Voce tao jovem vive do passado.
Se adapte a realidade, deixe os "homens" trabalharem e não cobre de maneira insana resultados tão rapidos sem saber metade do processo.
Pergunto agora de bate pronto sem fazer pesquisa sobre teu nivel de informação: como foi o treinamento desses meninos na fase 1, 2 e 3 em Barueri?
Sabe quem foram os convocados finais?
Sabe qual a filosofia e metodologia?
Sabe quanto tempo esses meninos faltaram aula?
Sabe que a CBB estuda uma mudança no formato dos campeonatos de base para começar a solucionar alguns problemas?
Por fim, sabe que para mudar uma cultura, necessita-se de anos de estudo e preparação?

Acho que não deve saber né...vide a qualidade dos jornalistas de massa do nosso Brasil... (Aula de jornalismo com a CBB")
Abraço

Anônimo disse...

Guga
Eu sou testemunha da convocação a nivel brasileiro de jogadores. Teve 3 do Paraná, 3 de Santa Catarina, 2 do Espirito Santo, 1 do Minas Tenis, 2 de Brasilia, 2 do Rio Grande do Sul e outros tantos la de cima.
Sei da minha região, e sei que o unico que conseguiu estar la na seleçao que começou aqui no Sul a jogar era o unico que tinha condições realmente.
Nao de um de Fabio começando a criticar sem ter informação alguma sobre o processo.
Abraço

Fábio Carvalho disse...

"Como foi o treinamento desses meninos na fase 1, 2 e 3 em Barueri?"

"Sabe qual a filosofia e metodologia?"

Anônimo, por favor, gostaria muito que você respondesse algumas dessas suas perguntas. Porque você parece está muito bem informado. Como você chama a filosofia dos "pombos sem asa"?

Atenciosamente
Fabio_Fortal

Anônimo disse...

Fabio Fortal

A primeira fase consistiu de 43 atletas de todo o Brasil.
Além desses atletas terem seus potenciais técnicos avaliados a partir de exercícios técnicos individuais e combinados, ainda fizeram diversos trabalhos de coordenação. A partir daí foram desenvolvidos trabalhos de conceitos de jogo. Sabe oq é isso? Posso explicar também. Ex.: estou em uma posição na quadra com bola. posso passar para qualquer outra posição. Se eu passar para o jogador que está no pivô, faço que tipo de movimento?
Outro exemplo: estou na defesa, devo evitar o corte para o meio ou para a lateral? Quem faz a ajuda se for para o meio? E se o corte se der para a lateral?
Na segunda fase foram escolhidos 18 dos 43 e foram avaliados mais 6 que se destacaram nos brasileiros de base que aconteceram entre um e outro treinamento. A partir dessa análise restaram 18 para a ultima fase.
Na ultima fase os conceitos de jogo foram revistos e foram feitos amistosos contra equipes paulistas (Palmeiras cadete é um exemplo) para serem testados antes de viajarem. Neste um mês de treinamento foram feitos os cortes ate que se chegassem as 12.
Como voce pode perceber, nao tenho tantas informações, mas as poucas que tenho me possibilitam ter um senso critico inclusive em relação as falsas informações que são postadas aqui no blog e que a maioria aceita sem questionamento algum.
Meu querido, tenho certeza que em relação a isso estou bem mais informado que o blogueiro oficial.
Por isso fui avesso as críticas sem informação.
Um abraço

GUGA disse...

Caro Anônimo, vc parece que participou dos treinamentos, vc é da comissão técnica?

Tivemos aqui no Rio Grande do Sul, em Julho, um torneio interestadual com mais de 500 atletas no mês de Julho e não contamos com a presença de NENHUM membro da comissão técnica da sub 15. Este torneio é apenas um exemplo da falta de critérios e desconhecimento de jogadores que impera nas convocações.

Outro exemplo claro do absurdo que ocorre na nossa base é que ainda não tivemos o brasileiro de base(GRUPO ESPECIAL)dessa idade. Na minha humilde opinião, a ordem natural das coisas seria: DESTAQUES DOS ESTADUAIS vão para as SELEÇÕES ESTADUAIS que vão para os BRASILEIROS DE BASE aonde os seus destaques vão para a SELEÇÃO BRASILEIRA DA IDADE....está incorreto o meu raciocínio????

Fábio Carvalho disse...

Caro anônimo, obrigado pela resposta, mas sinceramente nao ficou claro onde está a "metodologia" e "filosofia". O que você falou sao conceitos básicos, que nao nao causam surpresa nem a um leigo como eu.
Creio que ninguém daqui duvida de que se realizou um trabalho com a melhor das intencoes ou houve falta de esforco, mas simplesmente os números falam por si só: o nosso trabalho de base é defasado, baseado em um estilo de jogo (ou a falta dele) incapaz de obter resultados positivos no nosso próprio continente. Sinceramente nao está nada bem. E se a CBB está tomando as devidas medidas, ótimo, pois temos que comecar o quanto antes. O que nao podemos é ficar calados ou conformados. Já vimos nesse mesmo blog, que você tanto critica, o como a geracao dourada do Ginóbili era saco de pancadas do Brasil nas selecoes de base. Foi com o "inconformismo" e a vontade de melhorar já no trabalho de base (ele e a confederacao nao ficara, satisfeitos com o vice, certo?), que eles conseguiram chegar ao topo.
Se eles fizeram, podemos fazer também. Mas com essa "metodologia" e "filosofia" nao dá...

Anônimo disse...

Fala Bala!! Tudo bom...gostaria de me manifestar, o trabalho de base que efetuaram realmente e defasado, mas se notarem e o mesmo tentado na seleção adulta e nas outras seleções nas mais variadas idades.Meu Deus nossos adversários já vão para a competição sabendo o que nossos menores vão fazer heheheeh, ainda não notaram isso nossos notáveis mestres do basketball tupiniquim, isso para mim se torna obvio pois se no sábado perdemos de 5pts no domingo com total conhecimento dos nossos jovens o técnico argentino apenas posicionou seus atletas a impedirem as famosas jogadas Brasileira...heheheh até quando isso vai continuar...Coitado do coach principal pois ele era a todo momento ingerido pelo assistente técnico do adulto e coooooordenador da base ! Que base?Seu assistente técnico o mesmo do mengo, oras o que deve ser consultor do agressor do Shilton para assuntos disciplinares, nos amistosos que essa seleção fez tomava a frente do coach a todo momento, fazendo o técnico ficar em pé e isolado. Meu Deus convocar quase 50 jovens em tão pouco tempo de treinamento e um absurdo, imagina as expectativas criadas nesses jovens, será quem a eleição na cbb teve algo a ver, e por que o coordenador da base pedia e instruía tanto nos tempos durante os amistosos...Vai ver que ele alem de grande conhecedor do jogo e psicopedacoach em basketball aiaiaiaiaiaiaiaia, onde vamos chegar....melhor esse buraco parece não ter fundo. Com a palavra os dirigentes mudem logo essas diretrizes defasadas do nosso Basquetebol, tem tanta gente competente querendo por a mão na massa, ande que desande e estraguem de vez...

Anônimo que acredita que o Basquetebol está na UTI mas tem cura e só chamar o medico certo....

Anônimo disse...

e dificil discutir ideias pessoais, principalmente no esporte, que esta longe de ser uma ciencia exata, convocados foram atletas de todo pais e três de fora, muitos que realmente não tinham sequer fundamentos basicos e jogam em campeonatos fracos, aonde geralmente um time e campeão e base da seleção do estado, mas são garotos com capacidade e que merecem ser pelo menos olhados, ate para uma possivel transferencia para um centro onde o basquete seja mais forte e ele possa se desemvolver melhor, como acontece em todas as modalidades esportivas. O que não pode mais ocorrer e ver garotos que vem até de estados como R.G. do Sul. Parana e Rio de Janeiro sem nenhuma competitividade. Não sei porque o paulista de base e mais forte, dizem que por causa dos patrocinadores, mas há entidades em São Paulo que praticamente não tem patrocinio e conseguem manter equipes competitivas.
Agora falando sobre os ultimos doze convocados, o problema na minha modesta opnião, e que o tecnico e comissão, não levaram muito em conta as caracteristicas defensivas dos garotos, achando que o sistema tatico por si so construiria a defesa, e entre os dose que foram so tres garotos tinham caracteristica defensivas.
Abraços, e parabens pelas opiniões, todas são validas e nos ajudam a tentar entender uma realidade.
Fernan Marcel Vera

Carlinhos disse...

Caro anônimo, o grande problema é que os técnicos não conhecem os atletas que eles convocam, todos os atletas de fora de São Paulo são chamados através de indicações de técnicos de seus respectivos Estados. Agora lhe pergunto: Essas indicações são sérias? Indicação seria um critério adequado para uma convocação?
Quanto ao Estadual de São Paulo, realmente é mais forte principalmente pela quantidade de jogos (o que dá rodagem aos atletas)e pelo poder aquisitivo de alguns clubes que levam bons jogadores de outros estados(vide o sub 15 do Paulistano desse ano). Entretanto, até os 15 anos, essa diferença não é tão grande, é só observarmos os resultados de torneios interestaduais que ocorrem nessa faixa etária. O último brasileiro, por exemplo, foi vencido por Minas Gerais.

Um abraço.

Anônimo disse...

Carlinhos concordo e compeendo com tudo que vc disse, mas veja, donheço o sub 15 do Paulistano, dos quatro jogadores convocados, três eram de fora, um foi logo cortado por não conseguir acompanhar os treinos, faltade fundamento, um praticamente não jogou na Colombia com 2,04 não tinha fundamentos, o que me preocupa e a falta de treino em todas as categorias de base do pais, dos fundamentos basicos do esporte, da valorização da defesa e da posse de bola por parte dos tecnicos da base, para quenão aconteça de jogadores chegarem na seleção adulta sem fundamentos defensivos e um bom trabalho coletivo, que e o que acontece hoje.
Quanto aos campeonatos nacionais, continuo dizendo, as seleções da grande maioria dosestados e formada pela base de um time, com encherto de mais dois ou três garotos de mais um ou dois times, se vc observar na Paulista em media oito times entram nesta formação, e tambem ha muita discussão por não irem muitas vezes um ou outro atleta, e ja estive em outros estados, embora poucos e acompanhei a fase final de dois campeonatos de base um na sub 15 e outro na sub 17, Minas e R. G., e são sim menos competitivos, torço muito para que este quadro mude, porisso estou aqui dedilhando estas palavras,abraços
Fernan Marcel Vera

Carlinhos disse...

Caro Fernan, vc não respondeu minhas perguntas:

1)Indicação seria um critério adequado para uma convocação?
2)Essas indicações são sérias?

Na última convocação da sub 15 até um famoso corneteiro de Brasília(e que não é técnico por sinal)deu os seus pitacos.

Anônimo disse...

Carlinhos, a resposta esta dada na primeira frase, quando escrevi que concordo e compreendo com todas as suas afirmações.
O que eu gostaria, e aqui reescrevo, e que todos os Estados, tivessem um campeonato mais competitivo, inclusive em São Paulo, que as Federações, Clubes, Tecnicos e Blogs, dessem mais importancia ao trabalho defensivo, a posse de bola e a todos os fundamentos do basquetebol.
E dificil ver que quando nossas equipes e seleções nacionais, quando se deparam com adversários de nivel, chegam sempre exauridos ao final do jogo, sem capacidade de raciocinio e reação, muitas vezes e geralmente causados pelo desgaste fisico e mental causados pela falta de habilidade e costume de se saber controlar uma partida.
Como vc, torço melhoras, por criterio, e logicamente que as coisas seja feitas de forma mais justa, para que todos os garotos, tenham condições de se aprimorarem e terem sua oportunidade,que surjam varios, Wlamires, Rosa Brancas, Ubiratans, Nilos,Israeis, Oscares, Marceis, Leandrinhos, etc..., por todo País, mas que acima de tudo também venham a ter o orgulho de dizer, jogo basquete no Brasil.
Um sincero abraço, Fernan

Giam #10 disse...

Bem agora é trabalhar , para melhorar , e ajudar o basquete brasileiro .