terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um elogio e uma preocupação

Gostei da convocação de Janeth (foto) para a seleção feminina que disputa o sub-15 no Equador em novembro. É abrangente (20 atletas), com uma desconcentração de Estados louvável (são nove, prova do trabalho da nova treinadora nos campeonatos de base que ela andou acompanhando) e recheada de nomes que podem dar o que falar (o da paranaense Bruna, o da carioca Thamara, o da maranhense Maria Claudia e o da armadora Alana, oriunda de um projeto social belíssimo de São Bernardo do Campo, por exemplo).

O lado ruim, entretanto, vem do calendário dos treinos e da própria competição. De acordo com o site da CBB, essas meninas ficarão treinando em Barueri entre 9 de outubro e 8 de novembro. Depois, 12 delas irão ao Equador, quando o Sul-Americano será disputado (10 a 16 de novembro). Eu, no papel de futuro pai (espero que seja num futuro bem longo, diga-se de passagem), faço uma perguntinha: e as aulas na escola em uma situação dessas, ficam como? Do jeito que as coisas andam, continuaremos a formar bons atletas, e cidadão não tão bons.

Não sei de quem é a culpa (do calendário da Sul-Americana talvez), mas algo precisa ser feito. Na Europa, na Austrália e nos EUA, países que levam a educação tão a sério quanto o esporte, isso não acontece (há dois torneios por ano, e sempre em férias escolares evidentemente). Que o mesmo se repita por aqui rapidamente, porque não faz sentido termos atletas que poderão competir em 2016 jogando sem uma formação acadêmica sólida. O legado olímpico poderia começar, desde já, sendo um legado educacional.

13 comentários:

peter schiling disse...

Concordo com vc Bala.

Não podemos deixar a educação em segundo plano. Uma categoria sub-15 só poderia ter um torneio deste porte em férias escolares e ponto. Erro feio de quem organiza o torneio.

Anônimo disse...

Outro erro...Não poderiamos ter essa competição antes da Sub-15 Especial. Com isso as atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro perdem muito. Se observarmos as atletas do Paraná, por exemplo, são as mesmas que foram convocadas para a sub-15 do ano passado. Será que do ano passado p/ cá nenhuma atlea possa ter aparecido por lá?Só foram observadas atletas dos campeonatos de base regionalizados. Com certeza, pela qualidade de trabalho que existe no sul do País, estamos deixando muito talendo de fora...Com certeza ninguem andou observando os campeonatos de lá, da mesma forma que observa-se o de São Paulo. Isso não é uma Seleção Brasileira, mas sim uma seleção paulista acrescentadas de atletas dp Norte, que provavelmente serão cortadas...

Leigo

Herlanildo Campelo disse...

eu q sou cearense do interior mesmo, nem sei oq descrever, concordo totalmente, e quem perde não é apenas o resto do país não, é a propria seleção brasileira.

Saulo disse...

Eu também gostei da convocação de Janeth.

Anônimo disse...

No meio das aulas ?!?!?!?!?!!?

Meu Deus ... que dureza ....

fábio balassiano disse...

Também acho, henrique.
Não é legal mesmo, cara.

abs, fábio

Anônimo disse...

Concordo com sua observação. Ainda mais porque se o campeonato é sul-americano pressupõe-se que esteja sendo feito num mes de aulas de todos os países sul-americanos.
Acho também que poderia ter se esperado o grupo especial para a convocação.

Anônimo disse...

é uma sacanagem , tambem acho q deveriam esperar o grupo especial,
onde novos talentos poderiam aparecer.
janeth nao sabe o que faz.

Anônimo disse...

BALA,

PQ VC NÃO FAZ ESSA PERGUNTA PARA A DONA HORTÊNCIA?....VAMOS VER O QUE ELA FALA SOBRE ISSO.

fábio balassiano disse...

anônimo, já estou para procurá-la há tempos, mas não consegui ainda.

abs, fábio

Carlos Alex Soares disse...

Fábio,

no Uruguai eles concentram os treinamentos em Montividéu e os atletas/adolescentes são tranferidos para escolas na capital. Depois de jogarem os sul-americanos e tais eles voltam para as suas cidades e escolas de origem. Ou seja, o basquete, o esporte, é suporte a educação. não sei se hoje é possível fazer isso no Brasil e manter o padrão, mas as federações podem passar a pensar nisso para as seleções estaduais e a CBB fechar um acordo com escolas da cidade que será sede de seu centro de treinamento. Pra ontem, para em 2010 as/os atletas possam ser convocadas/convocados e continuarem estudando...

fábio balassiano disse...

excelente comentário e sugestão, Carlos Alex Soares.

de verdade mesmo
abs, fábio

Jalber Rodrigues disse...

Carlos Alex para presidente da CBB...hehehehhehehe!!!!!
Brincadiras a parte, ideia de Carlos é perfeita, e vou mais alem, como tecnico e pai de atleta acho inconcebível o fato de afastar as meninas tanto tempo da escola!!! Quando era garoto ouvia muitos pais inclusive os meus dizendo: - Vai estudar menino esse negocio de joga bola nao vai te dar nada!!!
Bom nesse caso os que os pais devem fazer? Apostam só na bola? quando o Brasil vai estar formando atletas cidadão?! Como justifticar para muitos pais que ficar tanto tempo assim sem aulas vai ser bom pra seu filho?
Como lidar com uma craque da bola que abdicou dos estudos e se machucou, por exemplo, e não joga tanto mais?
Mais ainda pra quem direcionar essas perguntas?

Bom se continuar falando aqui fico até amanha!!!
desculpe o falatório Fábio... e Minas nessa convocação? estamos tao mal assim no feminino?
abraço