segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Show de horrores

Não sei se os leitores sabem, mas está rolando aqui no Rio de Janeiro o Festival de Cinema. No domingo à tarde estava vendo "500 dias com ela" (altamente recomendável aliás), quando recebi uma ligação me informando que o torneio amistoso de Joinvile havia sido interrompido após briga entre Shilton e Marcelinho. Fui ver o lance e vamos lá (clique aqui e aqui para ler também).

Acho impressionantes as declarações do camisa 4 do Flamengo:
1- "Por ser um torneio amistoso ele (o árbitro) resolveu me expulsar, uma coisa que não aconteceria nunca em jogo valendo"
2- "É por isso que sou contra jogar amistosos"
3- "Fui perguntar a ele o motivo da expulsão e ele não soube me dar a justificativa"

Sem querer me alongar muito no assunto, até porque o filme estava bem melhor do que o show de horrores que o Sportv2 transmitiu, eu só queria entender:
1- Em amistoso, pancadaria é liberada?
2- Contra amistosos? Como é que é?
3- Precisava perguntar mesmo por que diabos ele, Marcelinho, havia sido expulso?

Bom, deixo toda essa confusão para análise e comentários de vocês. O assunto, ao meu ver, não merece muito mais do que as linhas já consumidas neste post. Achei que já tivesse visto todo tipo de confusão no basquete brasileiro, mas acho que esta capacidade é inesgotável.

54 comentários:

Cassiano disse...

Não sei se vc vai deixar passar esse comentário...mas esse Marcelinho é nojento, asqueroso...não tenho mais palavras para descrever o meu repudio a suas atitudes, seu caráter...fica mesmo é o desprezo de um sujeito ínfinitamente arrogante, egoísta...
Me vem a cabeça agora a despedida de Jordan...sua humildade...como é que pode? Os valores estão perdidos...
É lamentável Bala...

Fábio Carvalho disse...

Fico imaginando a situacao de um pai de família que leva seus filhos para assistir a um jogo de basquete no fim de semana e acaba tendo que lidar com uma situacao dessas... ou entao um emissora de televisao, que bem ou mal, resolve transmistir um pouco de basquete (diga-se de passagem, um torneio amistoso, coisa rara em terras tupiniquins) na sua grade de programacao, que simplesmente chega ao fim antes da metade? Como ficam os patrocinadores, que em tempos de crise e desconfianca, resolveram apostar na bola laranja? E os telespectadores? Que exemplos o "NOVO Basquete Brasil" dará para a nova geracao?
Se fosse o Eduardo Suplicy, também daria cartao vermelho para o Shilton (cabeca quente no segundo quarto, já?!), para o Marcelo (cadê a experiência?!) e para a comissao técnica do Flamengo. Creio que a arbitragem errou ou exagerou, como queiram, mas convenhamos que sempre errará, em qualquer esporte e qualquer liga do mundo. Cabe aos jogadores de (alto?!) nível saberem lidarem com situacoes normais de um esporte de contato e se sentirem um pouco menos "estrelas". Enfim, com tudo isso fica difícil acreditar em uma mudanca de verdade para o nosso sofrido basquete.

Anônimo disse...

Nosso mimado capitão da Sel Bras em terras tupiniquim se acha intocável.
Cena lamentável,final de um torneio patética.
Gostaria de ver se teria coragem de fazer isso na Copa America com o Moncho? Ou ate mesmo na NBB,como ele disse "um amistoso"...... posso fazer o q quiser.

Anônimo disse...

Sabe quando o Shilton será convocado para a Sel bras depois desta briga com o capitão ?
NUNCA.... Vide Marquinhos que foi se meter com ele.

Anônimo disse...

O Fabio do post de cima,
No meu ponto de vista o Novo Basquete Brasil não tem nada haver com isso.
Pelo q entendi foi um quadrangular de final de semana!!!!
Outra coisa,na NBB acomissao disciplinar trabalha com muito rigor e um fato destes tenho certeza que seria punido severamente.Portanto a NBB nada pode fazer em torneio que não e dela.
Favor não confundir .

leo aracaju disse...

Mais uma vez o Marcelinho tenta manchar a imagem do Flamengo. Mas como nós somos muito mais do que isso essa história vai passar.

O que não pode passar é uma PUNIÇÃO DA DIRETORIA a essa cara.

Porra, quem ele pensa que é???????

Esse rapaz deve tomar Gatorade na mamadeira e usar bico dentro de casa. Só pode ser.

Uma cara nessa idade fazer uma PALHAÇADA DESSA (e pior do que o ato é ele achar que esta certo - errar acontece mas insistir no erro é que é grave) é INACREDITÁVEL!!!!

O Meu mengão não precisa dos Machado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

leo aracaju disse...

Mais uma vez o Marcelinho tenta manchar a imagem do Flamengo. Mas como nós somos muito mais do que isso essa história vai passar.

O que não pode passar é uma PUNIÇÃO DA DIRETORIA a essa cara.

Porra, quem ele pensa que é???????

Esse rapaz deve tomar Gatorade na mamadeira e usar bico dentro de casa. Só pode ser.

Uma cara nessa idade fazer uma PALHAÇADA DESSA (e pior do que o ato é ele achar que esta certo - errar acontece mas insistir no erro é que é grave) é INACREDITÁVEL!!!!

O Meu mengão não precisa dos Machado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Edson disse...

Lamentável, quando retornei para casa ao encontro minha familia ficram horrorisada com a atitude de um jogador de seleção brasileira fazendo um papelão destes, expondo ao rídiculo sua camisa e bandeira e além, afundando o CRF/OLK ao ponto de comprometer resultados da equipe com sua ignorância e falta de respeito com os anfitriões e transmissão aos basqueteiros de plantão. A maior vergonha foi o CRF aceitar tal atitude de sua estrela, já pensou isso na seleção?

O Bala disse tudo, eu apenas reforço dois pontos, tal torneio mesmo sendo amistoso segue as regras desportivas e estatutos de ordem. no final da entrevista o cara ainda se faz de vítima.

and "Oscar" go to...

Anônimo disse...

Uma vergonha!! Só isso pode ser dito em relação à atitude do Marcelo. Detalhe: a arbitragem está correta!
Pancadaria tem que ser punida assim, senão onde vamos parar? Condenar a atitude da arbitragem significa achar normal em um jogo de basquete dois jogadores sairem aos safanões e empurrões dentro de quadra. E isso vale para amistoso, jogo de veteranos e decisão de olimpíada. Lamentável os comentaristas do Sportv condenarem a arbitragem, alegando que os torcedores pagaram para ver os seus ídolos. Pagaram sim, mas para vê-los jogar, não ficarem aos empurrões e safanões quando a bola nem mais estava em jogo. LAmentável também o discurso demagógico e regionalista do Bial.

Anônimo disse...

bala, eu só não sei porque não tem festival aqui em araçatuba...
eu estava vendo esse espetáculo patético!

como foi o filme?
abs, ricardinho araçatuba

Felipe Modesto disse...

Bala, vc deve conhecer mto melhor do q eu o Marcelinho. Meu universo do basquete é restrito aos jogadores q passaram por São Paulo. Mas não dá p assistir a um episódio como esse e não criticar arrogancia de Marcelinho.
Ele é soberano no basquete doméstico,mas nunca teve bola e nem resultados que o credenciassem como a principal referencia do esporte no Brasil. Ganhou o que? O que fez pela seleção? Panamericano do Rio?
Ele está muito acima do bem o do mal, é protegido pela imprensa, pela arbitragem e tem importancia mto menor para o basquete brasleiro comparado com Helinho e Rogerio, para citar dois q ainda estão em atividade.
Enquanto o Brasil dependeu de Marcelinho não foi as Olimpiadas e agora que não depende mais tem grandes chances.
Sei q nao é a carreira dele q está em questão, mas será q esse "chiliquinho" não mostra qm o Marcelinho pensa ser no basquete nacional?

Anônimo disse...

Peraí...
"LAmentável também o discurso demagógico e regionalista do Bial"?!?!?!?

Desculpe-me sr Anônimo acima... mas o MÍNIMO que o Joinville poderia fazer em respeito aos torcedores que compareceram ao ginásio era devolver o dinheiro pago pelo ingresso. Não tenha a menor dúvida que todos terão seus R$14,00 de volta. E...bom, se o Sr não considera uma tremenda falta de respeito, de educação, de profissionalismo e até mesmo de bom senso o papelão armado pelo Marcelinho... Se não gosta do Bial, td bem. É seu direito. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Quero ver é o Marcel"INHO" descer ao nível dos mortais e ter vergonha na cara (já que caráter, ficou bem claro que ele não tem...) e pedir desculpas públicas pelo ato inconsequente. A rede Globo, que adora encher a bolinha dele, sem dúvida estará de portas abertas para recebê-lo e dar espaço ao seu chororô.

Pô! O cidadão falar que desconsidera os jogos amistosos!?! Querem absurdo maior do que este?! Ele, de tão unânime e superior deve se preparar para as partidas jogando peteca no quintal de casa... Afinal, já sabe "tudo"! Ao menos demonstra pensar assim. Quanta pequenice! Tomara que a mamãe Machado dê um belo puxão na orelh"INHA" do filh"INHO"...

Fico muito triste deste fatídico capítulo ter ocorrido aqui em Joinville. Foi um dos fatos mais bizarros que já vi acontecer no basquetebol! Ridículo!

E que poder o Sr Chupeta tem sobre seus comandados, afinal?! Ser conivente com uma palhaçada dessas, dar corda pro estrelismo do bebê chorão e não mandá-lo pro vestiário...qualé?!?!

Poxa vida! E no post anterior ainda humildemente reconheci a "grandiosidade" do CRF...tsc tsc tsc

LAMENTÁVEL é pouco!

Eduardo.

p.S.: poisé caro Victor (Dames)... E agora? Quem alimentou aquela tal "rivalidade"??! Algo que poderia ser uma disputa sadia sem dúvida alguma vai virar guerra no próximo encontro entre as duas equipes... E não foi em função de meia dúzia de linhas escritas por aqui, mas pelo amadorismo emocional do até então "craque" do Flamengo. Esta vai ser difícil alguém por aqui perdoar...

Palhaçada!

Francisco Maurício Pereira disse...

Bala, ainda não vi o lance, mas impressionante como o basquete brasileiro é insuperável, meu Deus. Só quero comentar duas coisas: 1- essa mania de apitar falta anti-desportiva em quase qualquer lance tá acabando com o basquete. É só p dar confusão (técnicos reclamam, jogadores ficam putos, arbitragem se perde, etc). O jogo é de contato, pô. Há deslealdade, sujeira, ok, apitem, agora, os caras viraram máquinas de apitar faltas anti-desportivas em qualquer contato com o jogador em que a situação seja mais evidente de cesta. 2 - Não é a primeira (espero que seja a última) que o Marcelinho apronta e bagunça o jogo todo. Esse tipo de coisa não pode acontecer. Mesmo que tenha sido questionável a falta, ela foi apitada e se depois expulsaram os caras, eles tem que respeitar a autoridade do árbitro. Isso sim é uma PALHAÇADA e o Marcelinho fazer isso é típico de moleque mimado e de um cara que acha que está acima do bem e do mal. Pena que o talento dele esteja sempre caminhando junto com essas babaquices.

fábio balassiano disse...

caros amigos, o debate aqui está legal, mas eu tenho que dizer o seguinte:
também apitaria falta anti-desportiva.
os árbitros erram em quase tudo, mas nesse lance eu não vi erro algum.
como diz a bruna aqui no blog, em sua coluna, basquete é jogo de contato, de falta, de lances duros, mas o que o marcelinho fez no shilton foi, sim, anti-desportivo.

acho, sim, que a arbitragem poderia ter tentado contornar o fato de outra maneira, mas o fato é que os jogadores tampouco ajudam.
ao contrário do que vemos na europa e na nba, os jogadores, aqui, querem sempre confundir os juízes...

abs, fábio

Anônimo disse...

A grande culpa de isto ter acontecido é da comissão técnica do Flamengo.

O atleta errou, a arbitragem se precipitou, mas uma comissão que não tem pulso de fazer com que o atleta cumpra ordens e se retire da quadra é inaceitável.

Era ridículo ver o supervisor (de que?) André Guimarães tentando comvecer o Marcelinho a sair da quadra....Não tem que convencer, tem que dar ordem e fazer o atleta respeitar (Respeitar sim, mas ontem era patético ver a falta de autoridade deste supervisor(?)). Na minha empresa, ou em qualquer lugar de respeito, manda quem tem autoridade, obedece quem tem juizo.....e no basquete do Flamengo????

Anônimo disse...

Fábio.
Desculpe, mas é preciso diferenciar a falta anti desportiva do Marcelo da briga que ele teve com o Shilton. A falta é do jogo, e o jogador foi punido por ela. Normal. Os dois foram merecidamente expulsos foi pela briga, e isso não há como a arbitragem contornar de nenhuma maneira. Agressão sem que a bola nem esteja em jogo, não é falta anti desportiva, é briga. Por isso é mais que justo que os dois tenham sido expulsos. E os juizes errariam se tentassem contornar a situação de outra forma.

fábio balassiano disse...

anônimo das 10:09, espera.
concordo com vc.
briga é briga.
mas o que digo é (reitero): a falta foi dura, sim.

abs, fábio.

Magal disse...

Sem palavras viu, atitude de um jogador que se acha o melhor do Brasil e não tem um pingo de humildade e principalmente respeito com os torcedores..... e talvez por isso tenha uma rejeição absurda na seleção Brasileira pelos amantes de Basquete "que entendam um pouco do esporte é claro" o basquete brasileiro ja tem um espaço minimo na tv aberta, e quando aparece é apenas por causa de confusão e palhaçada ai fica bem dificil adicionar mais adeptos do nosso esporte...
Que ele tenha um pouquinho de vergonha na cara nem precisa ter muita não !!! e peça desculpas a todos os torcedores pela falta de respeito.....
Abs a todos....

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 9:28.
Acho correto a devolução do dinheiro ao público. Certíssimo. O que acho condenável no discurso do Bial é o tom regionalista, como se o que aconteceu fosse algo que manchasse a honra da cidade, porque isso poderia ter inflamado ainda mais os ânimos. Está certo que a atitude do Marcelo foi desrespeitosa com o torneio e com o público, mas colocar a coisa da forma que ele colocou naquele momento, não contribui para acalmar a situação, e pelo contrário favorece a acirrar os ânimos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente, a comissão técnica do flamengo foi patética, quem manda no flamengo é o marcelinho, estive no ginásio e momentos antes do jogo vi várias crianças tirando fotos com o pseudo-ídolo marcelinho, para depois ele fazer aquela palhaçada toda como uma criança mimada, no fim perdemos todos, o público, o basquete como um todo, logo agora que estamos em um momento de crescimento do esporte.

Magal disse...

Alias ja ia me esquecendo do senhor Paulo Chupeta, que nas transmissões da copa America, fico pagando de otimo tecnico, que tem controle sobre seus jogadores e tal..... ta ai foi omisso e mostrou que infelizmente em um clube tão grande igual ao Flamengo quem manda no time é o Marcelinho... LAMENTAVEL !!!!!
Agora Fui !!!!!

Anônimo disse...

Ok, sr Anônimo das 10:19...
Até concordo em partes. Agora, posso imaginar a "pilha" do Bial após presenciar o inédito ocorrido... E, ainda que medindo as palavras, tenho absoluta certeza de que a vontade dele era de falar muito mais! Ao menos eu fiquei dialogando com a TV por muito tempo... tamanho o absurdo!

Sob o meu ponto de vista, o que de fato mais contribuiu para "acirrar os ânimos" da torcida joinvilense foram as declarações do dono do mundo Marcelinho, um verdadeiro cara de pau! Por sorte o que ele disse somente pode ser ouvido na TV, caso contrário sairia da quadra/ do ginásio sob escolta militar - policiais estes que tb não foram vistos pelo protagonista. Hehehe... Revendo a cena, ainda pude observar que um dos seguranças foi solidário em falar com ele, sugerindo um desfecho pacífico ainda quando o marrentINHO grudou o traseirINHO no banquINHO...

Eduardo.
Jlle/SC

Victor Dames disse...

Mas os comentários de quem acompanhava no momento é de que a expulsão dos jogadores foi precipitada, pois o destempero não passou de uma discussão, não chegando a vias de fato. A falta do jogo foi antidesportiva sim, mas bastava marcar faltas técnicas contra ambos os jogadores pela discussão que a coisa estava contornada.

Infelizmente, este tipo de coisa reitera o despreparo do basquete brasileiro. Há algum tempo houve confusão no Paulista, e nos Jogos do Interior de SP também. Fruto do despreparo da arbitragem, e da cabeça ruim dos jogadores.

O Marcelinho perdeu qualquer razão que poderia ter ao se recusar a sair da quadra. Um papelão. Tão grande quanto o Bial fazer o que fez no fim, fazendo-se de vítima, ressaltando um complexo de vira-lata.

Acho que a Liga devia intervir, pois mesmo que o Torneio não tivesse nada com o NBB, quatro de seus filiados disputavam, e o campeonato iniciará com a imagem manchada. Um gancho para o Marcelinho e para o árbitro, Maranhos (já não é a primeira má arbitragem dele) seria de bom tamanho. O Shilton ao menos saiu da quadra, ainda que a contragosto. Que pegue um jogo, no máximo.

Abraços!

Rafael Macedo disse...

A arbitragem fez o correto. A atitude de ambos atletas não condiz com os valores do basquete - e dos esportes - e tem sim que ser punidas severamente, para que isso não venha a ocorrer novamente. Se fosse na NBA muitos achariam que a atitude do árbitro foi correta, porque aqui tem que ser diferente? E ainda mais, os dois jogadores tinham que ser punidos com jogos de suspensão pela CBB - não importa se é amistoso, ela a entidade máxima do basquete e deve prezar por tal - perdendo os primeiros jogos da NBB.

Anônimo disse...

E depois reclamam que não tem patrocinio, nao tem exposicao na midia ...

Se num torneio amistoso acontece isso, como nao esperar pelo pior qunado valer algo de fato ?

Profissionalismo ZERO do Marcelinho.

Felipe Modesto disse...

Mil perdões pela comparação com o futebol, mas lembra quando o Edilson fez embaixadinhas contra o Palmeiras e o Luxemburgo cortou o jogador do Corinthians da seleção por se tratar de uma atitude antidesportiva?

Moncho, considere a atitude do arrogante Marcelinho e faça o mesmo!!!

A Seleção não precisa mais dele!!!!

Anônimo disse...

Porque será que não tem nenhuma notícia relacionada a este episódio na página do flabasquete?
Estão envergonhados como todos nós que depositamos esperanças em um idolozinho de araque!
Espero que as crianças que pediram autógrafos e tiraram fotos com este cidadão duas-caras, falastrão, arrogante, mal educado e mal intensionado não se espelhem em suas atitudes... Que Marcelinho e o Flamengo nunca mais venham a Joinville!

Pô! O cidadão dizer que "é contra amistosos"(!!!)... Menosprezar o nosso time e a nossa torcida em rede nacional! Foi um absurdo sem precedentes na história do basquetebol brasileiro... Ele merece ser punido, sim, pelo CRF, pela LNB, CBB, NBB, etc.

E quanto à patota que acompanhou os atletas a Joinville, os tais membros da comissão técnica, são um bando de frouxos sem autoridade! Deixar o bebezão fazer o que quer...tsc tsc tsc...são muito fracos!

E, para finalizar, queria ver o Marcelinho (blah!) dar de dedo no Pachecão!...
Ele (Marcelinho),ainda em quadra, humilhou o àrbitro Enaldo e os demais. Disse, próximo aos microfones, e com essas palavras: "Aqui ele é macho pra c@r*%#º! Aqui ele é macho pra c@r*%#º! Quero ver lá no Rio!" - só não sei se o "recado" foi para o Shilton (que se fosse brigar mesmo, seguramente escorraçaria este jogadorzinho de lá a pontapés) ou para um dos árbitros.

Hehehe... Aguarde e confie ReizINHO! Vamos ver o que o futuro lhe reserva! Decepcionante...

Ass: Michael Jordan de S.C.
(usei este pseudônimo apenas para tentar me aproximar da grandeza do Sr Marcelinho Machado, o que, ao menos para ele, deve ser como imaginar o inimaginável...)

Erica disse...

Ola, não sou defensor do Marcelinho e nem de sua atitude, ficou claro que coeteu um erro ao se recusar a sair da quadra, mas vejo muitas pessoas concordando com a atitude da arbitragem alegando que a punição deve mesmo ser severa.
Alguns ignoram que o basquete é um esporte de contato e que o contato em excesso deve ser contido pela arbitragem.
Pergunto como se sentiriam se conseguissem ir até os EUA assistir um jogo amistoso da NBA. Pagassem o ingresso caro e assistissem o arbitro expulsar o Lebron James por causa de um "empurra-empurra" logo no começo da partida?
Existe a necessidade de se expulsar um jogador sem ter havido a agressão?
E se houve agressão não seria do Shilton que foi pra cima do Marcelinho como se viu no vídeo?
Essa conversa de expulsar dos dois lados pra ninguém reclamar é a cara da arbitragem naconal.
Que erra de um lado e compensa do outro sem nem tentar desfarçar.
A mesma arbitragem que expulsou em um quadrangular amistoso 4 jogadores em somente um fim de semana, e que um dia permitiu que o jogador ficasse no banco e quando se sentiu "ofendido moralmente" quis demonstrar seu poder de "ou sai em 3min ou o jogo acaba".
A falta de habilidade da nossa arbitragem nos proporcina quase sempre absurdos do tipo, uma falta de critério e uma prepotencia que acasiona em expulsões em final de campeonato, e briga generalizada em final dos Jogos Abertos.
Quero deixar esse link de um video do Youtube de uma final de 1991 e voces me digam o que mudou de la pra ca http://www.youtube.com/watch?v=BTbRAvBErkY.
Abraços

Edson disse...

Erica
Só pq era o Marcelinho que pra mim não é ninguém, mas para o flamengo seu principal jogador, só pq era ele não pode ser expulso? me desculpe esta não cola, vc é a favor de réu primário. deve ser penalizado sim seja no inicio ou fim da partida.. isso tem muito no futebol de juiz não marcar penalti aos 48' 2º tempo em decisão..
regras são regras e o que vale é quem tem o poder de praticá-la esteja o arbitro correto ou não, deve-se ter o respeito a autoridade máxima em quadra, pois o que mais revolta é indisciplina e o desrespeito do Machado para com todos os basqueteiros de plantão jogando ao chão e passando por cima os valores de um time e do esporte.

Erica disse...

Edson, não estou descutindo o erro do Marcelinho.
Porém ele (infelizmente)é o melhor jogador em atividade no Brasil de acordo com as entidades responsáveis a determinar tais escolhas.O seu gosto nesse caso realmente não importa.
Se algum fã do basquete vai assistir um jogo, o faz por causa de seus atletas e principalmente pelos seus melhores jogadores.
Na NBA Kobe e Lebron, no Brasil Marcelinho(MVP) e Shilton (reboteiro).
Ninguém paga pra ver show de arbitro autoritário, que acha que é mais importante que o acontecimento do jogo.
Sim o Marcelinho fez tudo errado, ele não tem defesa, porém o arbitro incapaz consegue destruir, com sua inépcia em lidar com situações delicadas que existem em quase todos os jogos, uma linda festa qu estava sendo feita para o basquete.
Tem gente preocupada em punir e com o rigor, mas não entende que quem foi punido não foi o Marcelinho e não foi o Shilton.
Foi o torcedor de Joinville que foi ao ginásio ver o jogo, num domingo a tarde. Um jogo disputado, pegado, com entradas duras, mas que não acabou.
Não adianta dizer que não acabou por culpa do Marcelinho nenhum jogador tem esse poder todo.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelinho não gosta de amistosos é..esse deve ser umns dos motivos do qual ele que se acha o maximo ter que se contentar em assistir 3 olimpiadas em casa (00,04,08)

Anônimo disse...

Gostaria de deixar o meu repudio pela atitude deste jogador "zinho"
Oque ele esta pensendo que é, não tem um pingo de HUMILDADE e tão pouco DIGNIDADE PROFISSIONAL, e tão pouco respeita os patrocinadores e o publico que estava assistindo o jogo.
Ele desrespeitou a classe de ATLETA PROFFISIONAL aliais não sei se ele sabe oque é isso. O basquete brasileiro é muito grande para ter em suas fileiras jogador deste naipe. Pergunto que moral tem esse treinador coadjuvante (Paulo Chupeta) que não mandou ele pro chuveiro, treinador de juvenis.

Anônimo disse...

E o coitado do superisor Andre Guimaraes....o que é esta figura???

Sem comando algum dos seus supervisionaods. E além do mais quando lhe foi dada a palavra, só falou besteira no microfone.
Um despreparo TOTAL!!!

Não sei qual sua origem, mas como supervisor demosntrou neste caso que não tem NENHUM preparo....muito menos respeito de seus supervisionados.

Ai se fosse um funcionário na empresa em que trabalho....RUA na hora.
Foi patético ver este supervisor (Andre ) tenatndo acalmar o Marcelinho e sendo totalmente ignorado por ele. Deu pena!!!

Anônimo disse...

No momento em que o Brasil é escolhido para ser sede de uma olimpíada, dando exemplo virtuoso para o mundo, o atleta Marcelo Machado (Marcelinho), capitão da Seleção Brasileira, ao participar de uma competição de pré-temporada para o Novo Basquete Brasil (NBB), age de forma oposta, indigna das tradições da camisa que veste. Ao ser desqualificado da partida, juntamente com Shilton Santos, da Ciser/Araldite/Univille, após uma discussão de jogo, Marcelo negou-se veementemente a deixar a quadra, contando com a surpreendente anuência da negligente comissão técnica de sua equipe, motivando o término da partida na metade do segundo quarto. A decisão da arbitragem, embora sensata para o momento, frustrou as expectativas de participantes, organizadores e sobretudo da grande torcida joinvilense, causando diversos prejuízos. O ato de indisciplina não pode ficar impune. Os dirigentes do basquete de Joinville acionarão a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Nacional de Basquetebol representando contra este ato que não só deslustrou a decisão mas investiu contra os mais elementares princípios do esporte. Lamentamos o triste episódio protagonizado por um atleta que deveria ser e dar exemplo, ao mesmo tempo em que pedimos escusas ao grande público presente , que pretendia assistir ao jogo, que foi organizado com todos os requisitos exigíveis. O fato nos motivará ainda mais no trabalho de conduzir o esporte com respeito e responsabilidade, fazendo do basquete de Joinville uma referência no Sul do País. O basquete, os torcedores e o Estado de Santa Catarina exigem mais respeito.



Direção do Basquete de Joinville
Cópia Publicado Site Databasket

Anônimo disse...

O jogo não acabou por causa do Marcelinho, por mais ninguem , se ele tivesse saido da quadra como manda a regra, o jogo teria continuad. Esse cara é uma vergonha para as crianças de todo o brasil que querem jogar basquete. Todo cidadão tem que ser responsável pelos seus atos e julgado por seus erros. O filhinho de papai arrogante errou e deve pagar por isso. Tenho vergonha desse cara, ele não prejudicou o basquete brasileiro, pq o nosso basquete é mais do que uma pessoa egoista e mesquinha como o Sr Marcelinho, e se Deus for justo quem queimou o filme foi esse irresponsável.

Anônimo disse...

Essa mania que os arbitros tem de tentar controlar o jogo...Em amistoso apitam de uma forma, em partidas oficiais de outra..., quando está ganhando de muito apita-se de outra maneira, quando está equilibrado alterna-se novamente.Acaba acontecendo esse tipo de coisa!!

Anônimo disse...

Bom, em primeiro lugar na minha opinião , Marcelinho já poderia ser expulso no lance da falta justamente por se tratar de um amistoso. Não assisti ao jogo portanto não sei o que o Shilton(que bate até na sombra) fez em lances anteriores. O problema é que o Marcelinho não é reu primario, quem não se lembra da liga das américas fase de qualificação contra o boca lá no minaSs tenis clube onde junto com outros jogadores do flamengo agrediu covardemente o arbitro. No campeonato sulamericano quando provocou confusao com a torcida do libertád. O que me parece é que está surgindo um novo Oscarzinho, que diferente do que a midia exibia era um fdp dentro de quadra, e não por tesão de vencer mas sim por puro egocentrismo chegando ao ponto de falar aos arbitros, fato presenciado por mim, que ele era quem pagava o salario deles. Mas essa atitude é reflexo da propria arbitragem que trata praticamente como um dalit, ninguem pode toca-lo.Que sirva de exemplo para as comissões de arbitragem, tratem todos igualmente pois a criatura sempre se volta contra o criador! abx

Anônimo disse...

Quanto ao amigo do post sobre a nbb não ter nada a ver com a coisa, eu acredito que seja o contrario. O basquete hj deve perder até pro xadrez na preferencia dos brasileiros, a nbb vem fazendo um trabalho para atrair o torcedor não só para o ginasio mas para consumir o produto basquete. Atitudes como estas vão na contra-mão desse trabalho! Acho que deveria ser julgada uma punição ao atleta, não pela falta exceciva nem pela expulsão, mas por determinar o encerramento de uma partida por puro estrelismo. O esporte é assim, a arbitragem pode errar, ,as nesse caso tanto a falta comom a expulsão foram corretas. Se ambos continuassem em quadra poderia ocorrer um quebra-quebra! E tenho dito!!!Abrax

Anônimo disse...

Para começar o Marcelinho errou em nao sair da quadra e pronto isso nao tem o que negar. Entretanto as pessoas aqui estao confundindo as coisas porque ele realmente e o melhor jogador em atividade no Brasil. Ele carregou o Telemar e o Flamengo duas vezes ao titulo nacional e sulamericano. Acho que a arbitragem e sim despreparada e errou em expulsar os dois mas infelizmente o fez e a coisa certa seria acatar a decisao deles mas no Flamengo nao existe tecnico o supervisor era o preparador fisico ate ano passado.Eles tinham que ter moral para continuar o jogo e tirar o marcelinho da quadra. Mas uma coisa vcs estao exagerando e falando que ele e isso e aquilo e que as crianças nao podem ver esse tipo de coisa e bla bla bla. Acontece que duvido que vcs proibam as crianças e seus filhos de assistirem aos jogos da NBA onde nos ja vimos atletas indo brigar com a torcida, vimos atletas se envolverem em problemas com drogas, armas de fogo e brigas a toda hora. Isso ninguem fala aqui. Ninguem fala do Phelps sendo pego com maconha ou com a maurren maggi sendo pega no Doping. Esses sao otimos exemplos para nossos filhos. Meu ponto e: O marcelinho esta errado sim e poderia ate ser punido mas a comissao tecnica errou assim como a arbitragem( que realmente em jogos do campeonato atura xingamentos eoutras coisas de atletas como marcelinho, nezinho, alex entre outros e no faz nada) e seu Bial que devia estar alterado falando que Santa Catarina estava sendo mal tratada e etc enfim.....Apenassaibam medir as coisas e nao exagerem!!!Abraços

Anônimo disse...

Cara... estamos falando do Brasil, de um jogador brasileiro que não tem nada a ver com os E.U.A, país que, dentre outros títulos, ostentam o de CAMPEÕES DO FALSO MORALISMO. A seguir pela sua linha de raciocínio não deixaria meu filho ouvir RAP/Hip Hop tampouco assistir os Simpsons na TV...

Sou do tempo em que Robert Parish fumava tragava e jogava. Eu vi o jogo do Indiana em que Ron Artest partiu para cima dos torcedores na arquibancada. Eu vi como ele saiu de lá tb. Como a torcida o "homenageou"... Esta foi a coisa mais bizarra que eu já vi no basquetebol, ainda mais por se tratar da NBA. A segunda, foi o episódio marcelINHO X Joinville.

Eduardo
Jlle/SC

Anônimo disse...

Muito me admiro Marcelinho fazer isso!!! Para aparecer na mídia é apenas fazer boas jogadas...
e como o time do Flamego patrocínio e tem a mídia a seu favor, um showzinho aparte do Marcelinho era de se esperar....
O Bom e velho BASQUETE fica parado com uma discussão idiota...
Parabéns ao basquete..já não é muito popular e com isso nunca vai se tornar mesmo

Anônimo disse...

Muito me admiro Marcelinho fazer isso!!! Para aparecer na mídia é apenas fazer boas jogadas...
e como o time do Flamego patrocínio e tem a mídia a seu favor, um showzinho aparte do Marcelinho era de se esperar....
O Bom e velho BASQUETE fica parado com uma discussão idiota...
Parabéns ao basquete..já não é muito popular e com isso nunca vai se tornar mesmo

Victor Dames disse...

Queria parabenizar a Érica pelos seus comentários. Foram os mais lúcidos até aqui.

Mas o caso é que nós, torcedores, comentaristas, jornalistas, podemos lamentar o autoritarismo da arbitragem após o jogo. Os jogadores não podem fazê-lo nunca durante o jogo. Alegam não fazê-lo depois porque não tem apoio para denunciar as supostas injustiças a que são submetidos. Mas em quadra, nem com apoio é possível fazer tal coisa.

O Marcelinho perdeu qualquer razão que poderia ter, ao se sentir injustiçado com a expulsão, ao se negar a sair da quadra. A comissão técnica rubro-negra não deu um exemplo de solidariedade ao seu atleta, mas de falta de comando, ou mesmo de diálogo. Tinha o dever de, se não pudesse ordenar ao atleta que saísse, convecê-lo a acatar a decisão, para discuti-la depois. O Shilton, mesmo contrariado, saiu da quadra. O Marcelinho fez um papelão, até seus fãs vão acabar concordando. Vejam que ninguém aqui neste fórum defendeu sua atitude.

Reitero que os dirigentes do basquete deveria intervir e punir os envolvidos: do árbitro, que deveria ser suspenso para se reciclar, aprendendo a exercer sua autoridade sem precisar impô-la; aos atletas, suspensos de acordo com suas condutas.

Abraços!

Victor Dames disse...

Queria parabenizar a Érica pelos seus comentários. Foram os mais lúcidos até aqui.

Mas o caso é que nós, torcedores, comentaristas, jornalistas, podemos lamentar o autoritarismo da arbitragem após o jogo. Os jogadores não podem fazê-lo nunca durante o jogo. Alegam não fazê-lo depois porque não tem apoio para denunciar as supostas injustiças a que são submetidos. Mas em quadra, nem com apoio é possível fazer tal coisa.

O Marcelinho perdeu qualquer razão que poderia ter, ao se sentir injustiçado com a expulsão, ao se negar a sair da quadra. A comissão técnica rubro-negra não deu um exemplo de solidariedade ao seu atleta, mas de falta de comando, ou mesmo de diálogo. Tinha o dever de, se não pudesse ordenar ao atleta que saísse, convecê-lo a acatar a decisão, para discuti-la depois. O Shilton, mesmo contrariado, saiu da quadra. O Marcelinho fez um papelão, até seus fãs vão acabar concordando. Vejam que ninguém aqui neste fórum defendeu sua atitude.

Reitero que os dirigentes do basquete deveria intervir e punir os envolvidos: do árbitro, que deveria ser suspenso para se reciclar, aprendendo a exercer sua autoridade sem precisar impô-la; aos atletas, suspensos de acordo com suas condutas.

Abraços!

Anônimo disse...

O marcelinho errou, e está se desculpando......o que é ineceitável é a atitude deste supervisor do Flamengo, chamado André Guimarães.

Quem é este senhor? Fez um apapel de palhaço no momento do ocorrido. Naõ teve pulso para fazer-se respeitar pelo seu atleta e ainda falou muitas besteiras ao microfone.

Agora, este coitado faz declarações (vide entravista no BasketBrasil) onde não fala coisa com coisa.

Que o Flamengo tem seus problemas OK, mas ter uma pessoa desatas como supervisor de uma equipe Bi-campeã brasileira é demais.

A nação rubronegra espera mais respeito e competência de seus lideres...e não uma pessoa que não sabe o que fazer. (Errar é muito melhor do que fazer papel de babaca).
O Marcelinho errou, e agora terá que consertar....o André Guimarães fez papel de babaca.

Edson disse...

Érica, eu discordo de sua opnião quanto a arbitragem, como podem ver Shilton insultou o Marcelinho que revidou com um tampa no braço de seu adversário.
Se a arbitragem não for severa/autoritária a indisciplina toma conta.
O que realmente falta à arbitragem é a Imposição mesmo de autoridade máxima em quadra, se ele assim não o fizer me diga quem terá respeito dentro das linhas?
O Marcelinho foi o responsável pelo término da partida sim, a simples atitude dele de aceitar sua expulsão e dirigir-se ao vestiário faria com que a partida continuasse, ou ele tinha o direito de permanecer em quadra?
a imposição do arbitro não é questão de arrogância e sim mesmo autoritarismo.
(Autoritário adj. Que usa com rigor de toda a sua autoridade: um diretor autoritário.
Que não admite contradição: um caráter autoritário.)

Entendo que quem saiu perdendo foi a platéia, a organização, a transmissora, os patrocinadores, mas o arbitro estava apenas cumprindo sua função o qual ele tem que cumprir com ordem máxima, não é a questão de ser um amistoso ou jogo entre amigos que deveremos deixar a severidade de lado, os fatos acontecem e infelizmente devemos acatar a punição aplicada.

Victor Dames disse...

Edson: autoridade se exerce com bom senso, não com rigor. E isso o Maranhos raramente tem, não é o primeiro caso de autoritarismo dele, quem já o viu apitando em outras ocasiões deve se lembrar.

Mas quanto ao Marcelinho, não há o que argumentar: teve menos bom senso que o próprio árbitro autoritário. Que saísse da quadra e expusesse sua versão do caso depois do jogo. Pelo teor de seu pedido de desculpas, ele parece ter entendido isso.

Abraços!

Erica disse...

Edson entendo seus argumentos porém discordo do seu ponto de vista.
A função da arbitragem não é ser um ente autoritário dentro da partida.
Na minha opinião ela é a responsável pela ordem, disciplina e fuidez da partida.
Para conseguir realizar tal trabalho de maneira eficiente precisa nada mais do que o RESPEITO de todo envolvidos na partida.
Quando existe o respeito, se alcansa o diálogo que é tão importante na função do árbitro.
Entenda que o arbitro não é um estatuto humano, não é uma camera do tira teima, e nem o guardião da verdade absoluta. O arbitro é um ser humano, que vai acertar e errar sempre.
A questão é a maneira como os dialogos com os outros arbitros, tecnicos e jogadores vai acontecer.
Exite um ditado que diz que devemos respeitar para sermos respeitados, e outro que diz que um erro não justifica o outro.
O autoritarismo do arbitro não o permitiu de contornar o problema criado pelo erro do Marcelinho.
Um arbitro que respeita e é respeitado pela maioria dos participantes da partida não precisa de atitudes autoritárias e tem a humildade de admitir seus erros ou simplesmente de falar que não viu tal lance.
Porém somente o arbitro tem o poder de julgar se tal atitude é passivel ou não de encerrar uma partida. Só para dar um exemplo de uma alternativa ele poderia ter dito, "se o Marcelinho não sair em 3 minutos vai ser dada mais uma falta tecnica ao banco do Flamengo".
Acredito que esse pensamento autoritário dificulta muito a relação de respeito entre os arbitros e os atletas no Brasil.
Principalmente porque os arbitros que são desrespeitados pelos medalhões e acabam engolindo sapo, acabam descontando nos jogadores menos expressivos com seus arroubos de autoritarismo.
Essa é minha opinião.
Victor obrigado pelo elogio.
Estou sempre debatendo em busca do melhor para o basquete.
Abraços

Anônimo disse...

quanto a arbitragem, qual o arbitro mais respeitado do brasil? Renatinho, reclamou tecnica foi babaca ta na rua, vide oscar schmidt, que teve que adiar sua aposentadoria por faltar com o respeito com o mesmo! abraxx

Edson disse...

Érica, Victor e Acompanhantes

Agora chegou ao ponto, os atlétas não a grande maioria passam por cima do "respeito" ao arbitro e querem manipula-lo/influencia-lo esquecendo muitas vezes da autoridade designada a pessoa.

(Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa - L.F. Veríssimo)

Quem não se dá o respeito não pode exigí-lo, e como se sabe os bons pagam pelos maus, infelizmente há de ser assim para que se prevaleça a "ordem".

Que primeiro os atlétas mudem suas atitudes e consequentemente os arbitros não precisarão agir de tal rigidez.

um abraço, fico por aqui, e "Que mudem os atlétas primeiro".

Erica disse...

Realmente não consigo entender o Edson.
"Que mudem os atletas primeiro?"
Como assim?
A impressão que fica é que os "atletas" são os vilões da partida e necessitam "mudar" para que só assim sejam tratados com respeito pela arbitragem.
A função dos atletas é jogar e a dos abitros é fazer valer as regras do jogo.
Tem pessoas legais e éticas em todas as profissões, como também tem babacas em todas.
Ninguém ta aqui discutindo isso.
O que foi colocado é que a tal "ordem" pode ser obtida de forma respeitosa e não autoritária.ma diferença que não esta sendo observada nesse debate.
O atleta esta competindo contra o adversário e tem no arbitro alguém responsável a fazer o jogo fluir de forma justa.
Ser arbitro é uma profissão muito dificil e não é para qualquer um.
O arbitro tem que ser justo com os atletas e tecnicos que são educados mas também tem que ser justos com os babacas.
Assim como o jogador tem que realizar o seu trabalho esteja o arbitro acertando todas as suas chamadas ou errando, compensando e prejudicando o seu trabalho.
O que esta em questão é se o jogo não sai ganhando mais com a camaradagem, o bom senso e o reconhecimento de que as duas partes são de extrema importancia para o jogo.
Dentro da partida o arbitro exerce uma função de poder, que se mal utilizado pode influenciar de forma extremamente negativa o resultado de um jogo.
Quando vejo alguém dizer que os atletas devem mudar primeiro, demostra exatamente a postura inflexivel do quem não deseja o melhor para o jogo. Somente deseja ter a razão.

Anônimo disse...

Em relação ao Marcelinho, volta a frase -você de novo!
Em relação a comissão tecnica do Flamengo, vem a frase - bando de bananas!
Em relação a emissora, so a dizer -desconhecedores do basquete e suas regras, e do respeito ao esporte!
Em relação a diretoria do Flamengo - mostrem que vocês existem e punam o atleta e a comissão tecnica!
Em relação as comissões de arbitragem, federações, CBB e tribunais desportivos - este atleta, comissão tecnica e clube que e responsavel pelos seus funcionarios, - TEM QUE SEREM PUNIDOS!

Anônimo disse...

Quando falamos de popularizar o basquete, de massificalo, o que vema nossa cabeça, temos que formar idolos, atraves de bons campeonatos, torneios de nivel, que estes sejam transmitidos em boas emissoras e quem sabe um dia até um canal aberto se enteresse.
Ai um garoto se inspira, fala pai vou jogar basquete, ele entra numa associação, onde aprende as regras basicas, os fundamentos, aprende a respeitar seus companheiros, tecnicos, os arbitros, torcida,aprende sobre companheirismo e solidariedade, aprende a respeitar seus proprios limites, a controlar situações adversas, a encarar que competir e algo natural, vencer e perder fazem parte da vida, que sentar e desistir ou querer ganhar na marra não fazem, aprende valores que o ajudarão e servirão para o resto de sua vida, mais do que um atleta ele será um cicadão orgulhoso, de quem pais e amigos possam se orgulhar.
Marcelinho, você esqueceu tudo isso, você tinha tudo para ser muito maior do que é, por favor pelo basquete, pelo esporte, pelos gaotos, mude seu jeito, ainda vejo em voce alguem que pode vir a ser um exemplo.
um abraço, juizo.

Anônimo disse...

gostaria que olhassem a jogada que proporcionou o debate, e o ocorrido entre Marcelinho e Shilton e me digam, quantas faltas ante desportivas poderiam ser dadas a cada jogador no episódio, e me digam o que acontece quando um jogador toma duas antes desportivas num mesmo jogo.
Não sou arbitro, mas li o livrinho.
Marcelinho: 1 anti desportiva pela falta e 1 pelo chingamento e revide.
Shilton: 1 ante desportiva pela agressão, que por se tratar de agressão resulta em direta suspensão.