sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Shammel pode jogar Mundial pelo Brasil

Conversei, na noite de quarta-feira, com o ala Shammel, do Pinheiros, e ouvi dele que o seu processo de naturalização encontra-se na reta final: "Acabei de receber o visto permanente, cara, e estou bem feliz. Com ele, agora dependo do Ministério do Trabalho para finalizar tudo. Mas este processo é mais longo, né?", conta o norte-americano de nascimento em bom português. Com isso, o rapaz pode ser uma arma importante na seleção masculina no Mundial de 2010 em uma posição, diga-se, carente no time nacional (3): "Seria fantástico pode atuar nesta competição. Ainda faltam alguns detalhes, que podem demorar três meses, seis meses ou um ano. Sei lá".

O ala, uma das principais armas do Pinheiros para o NBB que começa no domingo ("estou animado com esta segunda edição: temos mais estrangeiros, alguns nomes importantes estão de volta e meu time é bem forte"), confessa que Leandrinho (jogador do Phoenix Suns, da NBA) e um de seus melhores amigos, sempre pergunta como está a sua situação: "É, ele quer sempre saber, fica perguntando como estão os documentos, tenta me ajudar. É um grande companheiro, que diz que quer me ver jogar ao seu lado na seleção. Eu não quero ser herói de nada, mas acho que posso ajudar esta galera a conquistar uma vaga nas Olimpíadas, ir melhor em um Mundial. A receita é, sinceramente, jogar unido, e eu percebi isso na última Copa América. Torço para que continue assim", revela.

No Brasil há quase cinco anos, Shammel, por fim, vê evolução no basquete nacional de um tempo para cá: "Melhorou muito de dois anos para hoje. Desde aquela cisão entre clubes paulistas e os outros, quando o Nacional foi esfacelado, creio que todos estão na mesma página. Só assim as coisas podem melhorar. Acho, porém, que o trabalho dos técnicos podem ser melhores nas divisões de base. Não falo na categoria adulta porque é difícil você incutir na cabeça de um profissional que ele não é aquilo que ele pensa que é. Acho que o esforço tem que ser na base, com os técnicos lá debaixo mesmo", analisa o ala do Pinheiros, que não sonha em ser técnico depois de terminar a carreira: "quero mesmo é trabalhar com desenvolvimento de atletas. Ajudar a chegar ao potencial que se pode chegar. Isso é bacana. Aqui no Brasil tem muitos jogadores, e jogadores com potencial. É só uma questão de saber colocar a habilidade que eles possuem com um pouco de técnica e mais treinamentos específicos. Acho que posso ajudar nisto também".

17 comentários:

Anônimo disse...

Shammel é um grande jogador, me parece boa gente,...mas ter um jogador naturalizado jogando pela seleção NÃO acho uma idéia boa.

Mesmo sendo acima da média, não é um super-craque que no meu ponto de vista compense o fato de aceitar uma jogador estrangeiro .

Seleçaõ bresileira é para brasileiros...a solução é investirmos mais nos jovens (seleção permanente sub-20?) ao invés de trazer um jogador de aluguel.(Isto funciona em paises pequenos e sem tradição. Fica feio em uma seleção braseileira!!!!!)

Felipe Modesto disse...

Gosto demais do Shammel, como jogador e tb como pessooa.Ele aparenta ser um bom carater.
Acho bobagem também dizer que ele não deveria jogar na Seleção por não ser brasileiro.É ridiculo qdo vemos casos como Chris Kaman(desculpem se escrevi errado) que sequer fala alemão e jogou pela Alemanha, mas o Shamemel tem uma baita identificação com o Brasil já. Adora o país, fala nossa lingua, enfim, só falta o cara sambar.
Porém, penso que ele não deve ir para Seleção pela bola mesmo.Tá bom, ele joga muito, mete muita bola, é cestnha de quase todos os torneios que disputa, mas aqui no Brasil.
O nosso jodo doméstico não acompanha o nível internacional.O maior caso é o Marcelinho Machado, soberano no Brasil e sempre apagado em torneios mundiais.E olha que o ala do Flamengo é mais jogador que o norte-americano.
Bom, acho precipitado.No entanto, parabéns ao Shammel por ter esse espirito brasileiro, o cara é uma figuraça!

rao* disse...

Concordo com o Felipe, acho que o Shammel tem uma grande identificação com o Brasil, é direfente de muitos outros casos que vemos por ai, se tem um jogador que poderia se naturalizar no brasil é ele, de fato, seu estilo não é dos melhores, mas numa posição tão carente na seleção, acho que ele poderia ser util sim. ja faz tempo q ele tenta essa naturalização, espero que dessa vez de certo.

Anônimo disse...

Metedor de bola por metedor de bola, no campeonato nacional, não precisamos naturalizar o Shammel......é só continuar com o Marcelinho Machado.

O Shammel é um grande arremessador, mas não tem condiçãoes de acompanhar um ritmo internacional. Falta dedicação e qualidade na defesa.
Fazer cestas jogando o Paulista e o Beasileiro ele faz bem, mas não deveríamos gastar um cartucho tão especual como ter um naturalizado no elenco de uma seleção brasileira com um jogador que não pode ser um destaque em jogo internacional.

Este cartucho deve ser gasto (se necessário) com jogador mais completo ...que defenda melhor e seja mais lider.

Magal disse...

Na boa Otimo jogador, otima pessoa !! e não tem pretensões de ser o heroi do time só quer compor e ajudar o time... cabe sim na seleção Brasileira !!!, e que o pessoal pare com esse discursso nacionalista antigo!! por que não tem nada ver... o cara demonstra muito mais amor e muito mais vontade de honrar a camisa Brasileira do que muitos jogadores que são nascidos aqui...
Abs a todos...

Anônimo disse...

..até chegar lá e querer que o time jogue em função dele...como fez no Paulistano, Limeira e agora no Pinheiros.....Se não jogar em função dele ele vira estrela e começa a reclamar (é só ver o histórico.....).

Bom jogador, mas para estar na seleção tinah que ser mais completo....principalmnete na marcação.

Metedor de bola apenas, fiquemos com o marcelinho que já é brasileiro e tem ambiente com o grupo.

Anônimo disse...

O Shammel é brasileiro!! Não esta se naturalizando só para jogar um mundial ou uma olimpiada!! ele fala portugues fluente, casou com uma brasileira e se não me engano tem um filho tupiniquim!! estava ne europa com bons numeros e quis voltar para cá!!!
ele não venho como jogador de aluguel!está aqui porque gosta do país, poderia jogar basquete na maioria dos países do globo!!!!
Breno

Anônimo disse...

Alguém aí já viu ele jogar "internacionalmente" ??
Alguém aí sabe se ele só joga bem aqui no Brasil??
Quanta besteira!!
Como sempre, tem os caras que entendem pra car....a....lho...aqui no Brasil!!
Deixem de ser bairristas...comparar ele com o Marcelinho...ahah...nem da mesma posição eles são...por isso:
QUANTA BESTEIRA!!

Anônimo disse...

QUANTA BESTEIRA mesmo!

Naturalizar um jogador em um pais como o Brasil é um absurdo.....talvez se fosse o LeBron ou o Ginobilli faria sentido.....

Shammel é um bom arremessador, e tem destaque em campeonatos regionais. À nivel internacional falta muito para ser um destaque.
(até porque não foi chamado para jogar em alto nível....pelo que saiba fora daqui já jogou na China e Hungria ou Eslovaquia(?)....nunca foi cogitado para Espanha, Grecia ou até mesmo Italia.....´Volto a dizer é um grande arremessador, mas isto não quer dizer um jogador completo.

Se fosse brasileiro talvez teria lugar na seleção, disputando com o Marcelinho (são SIM da mesma posição).......mas dai a virar salvação em um momento em que o basquete BRASILEIRO está renescendo, não acho válido.
Já temos um técnico estrangeiro no comando...agora força-se um estrangeiro naturalizado.....

Anônimo disse...

Aceitar um jogador naturalizado na selação brasileira seria assumir um total fracasso no esporte .

Não somos um pais que precise de jogadores de fora....estes são bons para o campeonato interno, mas seleção brasileira é para BRASILEIROS!!!!

@lisangelo disse...

Otima noticia. Quanto mais opcoes melhor.

Anônimo disse...

Peraí, o cara está se naturalizando porque se identifica com o país e quer ser brasileiro ou simplesmente para jogar na seleção?
Se for o primeiro caso (e é o que me parece), não vejo porque fazer tanto barulho como alguns fizeram nos comentários acima. Deixe o cara se naturalizar...e depois se merecer que vá para a seleção.

Ricardo

Anônimo disse...

Shammelllllllllll na seleção!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu quero mais é que ele seja mesmo convocado..
Papinho de coisa de brasileirinho viu....
Depois de naturalizar...o cara é brasileiro...
Sabe o que tinhamos que mudar mesmo?
Aquela musiquinha que já encheu o saco:
Sou brasileiro...com muito orgulho...com muito amor!!!!
CHEGA!!!

Anônimo disse...

Seleção brasileira é para brasileiros!!! (não para naturalizados)

Se Shammel quer se naturalizar, OK.
mas jogar na seleção é para braisleiros; assim como é ser presidente da República e tantas outras coisas.

Maravilha que ele queira se naturalizar....mas infelizmente não é legal sermos represntados em seleções por atletas nascidos em outros paises......isto é para paises pequenos e que sempre criticamos.

Somos bi-campeões mundiais de basquete......e temos que voltar a estas glóris com brasileiros. Temos SIM que revitalizar o esporte, mas é um atalho muito feio usar naturalizados.

Fábio Carvalho disse...

Ao meu ver, excelente notícia! Se o cara é bom mesmo ou nao em nível internacional, nao sou eu que vou dizer, mas no mínimo ele merece uma oportunidade. E pra finalizar, o cara é tao brasileiro que disse que torce pro Corinthians, que mais o que?!

Anônimo disse...

Ninguém iria "naturalizar" o Shamell para ele jogar pelo Brasil.

Ele se naturalizou brasileiro, por morar no país há anos e ter identificações culturais pelo país.

De quebra, é casado com uma brasileira e tem dois filhinhos brasileiros e fala português fluentemente.

Se ele não virasse brasileiro, seria um apátrida, já que perdeu praticamente toda a identidade cultural com os EUA.

Dito isso, como QUALQUER brasileiro, ele pode ser convocado para a seleção.

Qualquer opinião no sentido contrário é INCONSTITUCIONAL e, perdoem-me, IDIOTA.

Anônimo disse...

Nossa, ter um presidente da republica analfabeto, porque não podemos ter um americano na seleção...eu quero é mais que ele jogue mesmo...