segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A hora da colheita

O site da Federação Espanhola coloca, no menu ao lado direito, um quadro de medalhas referente às competições do selecionado nacional em 2009. É um show só (olhe ao lado).

Se olharmos bem para as medalhas, a Espanha está presente em quase todos os pódios das categorias de base (a exceção fica por conta do décimo lugar no Mundial sub-19 masculino), prova de que a capacitação dos técnicos que cuidam dos jovens valores tem tanto valor quanto astros como Pau Gasol e Juan Carlos Navarro.

A Espanha colhe os frutos de um trabalho sério e planejado que começou há mais de 20 anos. Se quisermos estampar em nosso site um quadro de medalhas tão bonito e reluzente quanto este, é bom começarmos a trabalhar já.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não vamos se esquecer que o Sr Moncho Momsalve antes de assumir a seleção Brasileira estava trabalhando no desenvolvimento de seleções de base da Espanha......participando do "plantio" desta geração.

FICA MONCHO!!!!!!!

Anônimo disse...

E o femnino do Brasil que se cuide!!!!! Nas categorias de base da Espanha só dá as mulheres!!!! Perderemos a 4º posição do ranking rapidamente...

Anônimo disse...

Este quadro de medalhas é muito parecido com o Brasil do Vôlei, tanto masculino quanto feminino. Claro que são modalidades diferentes, mas será que precisamos atravessar o oceano para aprender como se faz?

Paulinho disse...

Creio que foi esse mesmo dirigente que afirmou que para o Mundial de 2010, 50% da seleção feminina espanhola será renovada com jovens talentos. Acabo de ler no blog do Bert que as americanas estão excursionando com um time jovem pela Europa, sem falar da Argentina que tem feito já alguns anos um trabalho forte de base.

Enquanto isso, no Brasil, disputamos uma competição contra equipes fracas tecnicamente com uma seleção formada quase que exclusivamente por veteranas.

Assim vai ficar difícil acompanhar a concorrência.

Não podemos fazer como as americanas e formar uma seleção de de jovens para excursionar pela Europa?

Vamos ficar esperando o Mundial de 2010 chegar e ficar implorando para Iziane jogar ou depender exclusivamente de jogadoras de 38 anos?

Antes de afirmar que não temos uma boa geração a Hortência deveria criar oportunidades para as jovens mostrarem seu valor, tenho certeza que, se isso acontecer, podemos ter opções melhores que Palmira, Mamá e cia. para a seleção que vai ao Mundial em 2010.

Assim como aconteceu com Franciele que ganhou seu lugar na raça, tenho certeza que poderíamos ter outras surpresas se as oportunidades fossem criadas.

Deixo aqui uma lista de sugestões de jovens talentos, que ainda não tiveram oportunidade de atuar pela seleção principal:

Da seleção sub-21 de 2007:

Joice
Izabela
Clarissa
Priscila Borges

Da seleção juvenil de 2007:
Ariani
Djane
Nádia Colhado
Danila

Da seleção juvenil de 2009:
Débora Costa
Taina
Leila Zabani
Tatiane Nascimento
Patrícia Ribeiro
Cristiane
Monica

Essas atletas foram destaques nas seleções de base, não deveríamos testá-las na seleção principal em algum momento, antes de destartá-las?

O que temos a perder?

Algo precisa ser feito além do discurso.