quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um pouco sobre as finais da NBA

Devido aos últimos acontecimentos do basquete brasileiro, parece até que a temporada da NBA já terminou. Mas como todo mundo deve saber, as finais começam amanhã em Los Angeles. Amanhã sai o palpite do Bala na Cesta, mas coloco alguns pontos que merecem ser analisados antes do duelo entre Lakers (31 finais e 15 títulos da liga) e Celtics (21 e 17). Esta, aliás, é apenas a quarta vez na história que os dois últimos campeões se encontram em uma decisão.

1) Comparar a final desta temporada com a de 2008 pode não ser um bom caminho. Dois anos atrás quem tinha o mando de quadra era o Boston Celtics. Agora, os Lakers jogarão um eventual jogo 7 em casa, onde ainda não perderam na pós-temporada. Além disso, desde que o formato das finais mudou para 2-3-2, 19 dos 25 times que abriram o confronto em casa levaram o caneco.

2)
Em quadra, os Lakers têm Ron Artest e Andrew Bynum, que não tinham à época. É bom lembrar: no time que perdeu o sexto jogo das finais daquele ano havia Vlad Radmanovic em quadra...

3)
É bom lembrar, também, que o quinteto inicial do Boston jamais perdeu uma série de playoff (até agora foram sete duelos - nenhuma varrida e um único 4-1). No ano passado, Kevin Garnett não estava.

4)
Para os Lakers, há três questões importantíssimas: a) como estará o baleado joelho de Andrew Bynum? b) Será que desta vez Pau Gasol terá algum sossego contra Kevin Garnett? c) quantos minutos serão necessários para Phil Jackson trocar a marcação em Rajon Rondo, colocando Artest ou Kobe no armador do Boston?

5)
As do Boston são: a) sem James Posey e P.J. Brown no elenco, como a turma verde se virará para marcar as armas angelinas? b) Será que Tony Allen consegue fazer o mesmo que James Posey há dois anos, ou seja, diminuir a sanha de Kobe Bryant (29,4 de média nos playoffs, e mais de 30 pontos em dez das últimas 11 partidas)? c) Terá Paul Pierce a mesma liberdade que conseguiu contra o Orlando Magic?

E você, alguma conclusão antes de a bola começar a quicar a partir desta quinta-feira? A caixinha está aberta!

6 comentários:

Anônimo disse...

bem legal bala!
nao tinha pensado nisso do formato. realmente fará a diferença!
4-2 lakers e está de bom tamanho!

augusto-mg

Anônimo disse...

faltou um ítem: Rajon Rondo em 2008 não era ninguém. Hoje ele é o melhor armador da liga e o Derek Fischer tem 24 meses a menos de pernas... isso também pesa.

Anônimo disse...

Análise perfeita essa sua Bala. Mas o Celtics tem demonstrado que ganhar fora não é algo tão difícil assim. Eu sou torcedor do lakers, mas fazendo uma análise fria em riba do que os dois times tem jogado, acho que o mando de quadra esse ano, não vai desequilibrar tanto a favor do time da casa como em 2008, justamente porque o time que joga mais vezes fora é o que chegou nas finais sem mando de quadra.

Heverton Elias

Anônimo disse...

corrigindo, o time que mais vezes venceu fora nos playoffs é o que chegou nas finais sem mando de quadra.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Esse sera o playoff das desfesas fortes, quem conseguir diminuir as armas do adversario sera campeão.

E nisso entra o coração: LA em 6

Abs

Alexandre Reis

Duda 11 disse...

Acredito que o Lakers será campeão, mas em 7 jogos! Teremos uma das maiores finais da história da NBA!
Na minha opinião, o Boston só tem chances de ficar com o título se o Garnett dominar o garrafão.