sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tiro no pé - do patrão

"Particularmente, creio que a parte emocional está superando a tática e a técnica. É um jogo emotivo, muito nervoso". Foi o que disse Rubén Magnano à repórter Danielle Rocha após os primeiros duelos da final do NBB. O técnico da seleção, obviamente, não deixa de ter razão, já que o nível técnico da decisão reflete exatamente a maneira como se joga, e se pensa, basquete no país.

O único problema é que a declaração de Magnano joga, literalmente, contra o patrimônio. O argentino é contratado da CBB, entidade que deve (deveria?) se preocupar com o que é praticado pelos times brasileiros hoje, amanhã e sempre. Se o nível técnico é fraco, e é mesmo, simplesmente é porque a entidade implodiu o trabalho de base e a capacitação dos técnicos nas últimas gestões - sem que nada de absolutamente novo e prático tenha sido revelado no governor Carlos Nunes até aqui.

Magnano tem toda a razão em dizer, com uma certa dose de eufemismo, que o coração superou a tática e a técnica, mas seria bom que ele alertasse aos seus patrões que nada disso mudará se o trabalho nas divisões de base continuar a ser o mesmo. Vale lembrar: o mais novo dos dez titulares da decisão é Teichmann, com 26 anos. Sintomático, não?

8 comentários:

Anônimo disse...

Querer que o Carlos Nunes pense já é demais, deus deu a ele o privilegio de andar ja esta de bom tamanho, meus amigos o CARLOS MARIONETE NUNES, somente faz o que o seu patrão manda, o Brunoro. Vcs tem duvida que não teve interferencia do COB, nesta interferencia do STJD da CBB eu não tenho, procurem saber hoje o basquete vem sendo manipulado pelo pessoal do volei, agora colocaram o Paulinho Vilas Boas, como diretor de relações institucionais, brincadeira, outro pau mandado do COB, o Nuzman segundo se comenta no esporte queria se livrar dele e como grande estrategista em politica esportiva entregou a mala para o Carlos Marionete Nunes.

jdinis disse...

1) Ele não disse que o nível técnico e tático é fraco (embora não seja dos melhores), disse que o lado emocional está superando. É uma verdade já que os jogos estão extremamente tensos, com brigas e no último jogo, por exemplo, o Universo não conseguiu jogar (estava apático) e Marcelinho tomou uma técnica e foi para o banco;

2) a contratação do Magnano com um projeto a longo prazo e supervisionando as categorias de base é uma ação importante para mudar algo no basquete brasileiro. Ele estava presente no jogo, deu essa declaração e não se pode dizer, então, que NADA mudou;

3) mudanças estruturais não se fazem do dia para a noite. Acho que um bom técnico em tempo integral (Magnano), a apresentação da seleção completa e a divulgação que a NBB está tendo ajudam o basquete;

4) quando brigas são mais importantes do que o basquete praticado está se tirando o foco do esporte e o incentivo para novos praticantes. A declaração do Magnano tem a ver com isso, na minha opinião.

Abs.

peter schiling disse...

é por isso que fico bem feliz quando lembro que conseguimos criar uma liga um pouco mais fora desta estrutura nefasta da CBB, COB e afins. só isso já está ajudando muito o basquete brasileiro.

Flavião disse...

Bala as mudanças estão sendo feitas, só acho que nada é da noite para o dia.

fábio balassiano disse...

torço mto, flavião.
acho, porém, que poderíamos estar mais evoluídos na base.
mas, admito, não sou muito paciente.

Abs, Fábio

Anônimo disse...

É verdade o Valtinho eu lembro jogando acho que no antigo sabesp se não me engano,na década de 90 o mesmo ocorre com Rogério, helinho etc... o que acontece com os novos jogadores será que vão pra Europa os melhores e aqui ficam aqueles que não vão dar em nada..

Anônimo disse...

para de ser chato fabiomala....

Anônimo disse...

CALMA PESSOAL, SÃO POUCOS MESES DE GESTÃO...E JÁ TEMOS MUDANÇAS E RESULTADOS!!